Em uma das aulas da faculdade meu professor contou que certa vez ele estava trabalhando até tarde em sua agência, lutando por uma conta grande que tinha que entrar, estava totalmente concentrado no trabalho e preocupado. Então lhe chegou um e-mail de um jornal dizendo que a agência dele havia ganhado a conta, ou seja, somente ele, quem estava trabalhando na conta, não sabia disso ainda.
Muitas vezes isso ocorre em nossas vidas, estamos tão preocupados em resolver algo em tentar fazer com que algo dê certo que acabamos por ser os últimos a saber que tudo já deu certo e já foi realizado.
Quantas vezes você já não passou por uma situação em que tudo parecia que daria errado e estava tão compenetrado nela que não percebeu quando a solução da situação chegou?
“Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante você quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que vocês aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” Js.2:9-11
O povo de Israel havia passado, no momento em que Raabe disse isso, quarenta anos no deserto, eles já havia inclusive estado às portas da terra de Canaã, porém sem sucesso ao entrar, pois na época tiveram medo de entrar na cidade, após verem os gigantes, a multidão imensa que era o povo e o exército daquele local.
Mas agora, 40 anos depois da primeira visita, eles percebem que na verdade os gigantes é que tinham medo deles, pois sabiam que Deus era com eles. Eles sabiam agora que era o povo de Jericó quem tinha medo deles, pelas maravilhas que Deus havia feito por eles em sua jornada pelo deserto.
Os israelitas já tinham o campo preparado para chegar desde 40 anos atrás, mas não perceberam isso, ficaram com medo e fugiram, não confiaram em Deus, sua fama, seu poder, sua autoridade e sua vontade.
Amado, você tem estado preocupado sobre diversas situações de sua vida que você pensa que não darão certo, você está preocupado com diversos fatos que parecem que não se resolverão tão simplesmente. Mas eu gostaria de dizer, desde antes de você pensar sobre esses problemas, o Senhor já os havia visto e já havia preparado um escape para essa situação.
Desde antes de você nascer o Senhor já havia pensado nesse momento e Ele já te deu, durante sua vida, todas as ferramentas necessárias para você fugir do perigo em que se encontra, é só você buscar a Deus e o que Ele tem para sua vida.
Amado, você tem se preocupado sobre muitas coisas, mas o Senhor já as resolveu. Você hoje já não tem mais que se preocupar com morte, pois Ele já morreu por você, não tem mais que se preocupar com problemas, pois o seu maior problema, a morte eterna, Ele já saciou para você, morrendo naquela cruz e lhe dando vida.
Por isso, pare de se preocupar, pare de se atentar aos seus olhos e se atente a Deus.
Enquanto você se preocupa, Deus está o ajudando, o socorrendo, enquanto você se preocupava, se frustrava, a mensagem chegava até você e muitas vezes até mesmo a resolução do problema.
Assim como meu professor, muitas vezes você está tentando resolver um caso que já foi solucionado!
Por isso, não tenha medo, mas confie em Deus, tenha coragem e fé que Ele é fiel, ainda que você não seja e não mereça tal tratamento. Confie em Deus, porque assim sua vitória é certa, talvez não nesse mundo que é de aflições, mas será uma vitória eterna, pelo nome de Jesus!
Que Deus o abençoe!