Texto: Genesis 50.20 –
Amados (as), hoje gostaria de falar sobre a MISSIO DEI, alguém saberia me dizer o que é a MISSIO DEI?
Alguém já ouviu falar sobre a MISSIO DEI?MISSIO DEI significa MISSÃO de DEUS.
Em um trabalho lido na Conferência Missionária de Brandemburgo, na Alemanha, em 1932, Karl Barth tornou-se um dos primeiros teólogos a articular a missão como atividade de Deus mesmo. Do início ao fim da conferência a influência de Barth foi crucial. O influxo de Barth no pensamento missionário atingiria seu auge na Conferência de Willingen em 1952. Em Willingen reviveu um antigo termo: Missio Dei. Foi lá que a idéia da missio Dei emergiu,pela primeira vez, de maneira clara. Compreendeu-se a missão como derivada da própria natureza de Deus. Ela foi colocada, pois, no contexto da doutrina da Trindade, não da eclesiologia ou da soteriologia. Outro nome que se destacou na Conferência de Willingen foi o de George Vicedom, autor da famosa obra Missio Dei: An Introduction to the Science of Mission. A ênfase de Vicedom foi: “Deus é o sujeito ativo da missão.
Deus o Pai enviou o Seu Filho, João 1.1-5 e 1.14
e ambos enviaram o Espírito Santo. João 14.16
A Trindade envia a igreja e os crentes em particular, para cumprir a tarefa da Grande Comissão”. Atos 1.8 e 2.4
Ou seja, Pai, Filho e o Espírito Santo enviando a igreja para dentro do mundo.
Na Conferência de Willingen reconheceu-se que a igreja não poderia ser nem o ponto de partida nem o alvo da missão. A obra salvífica de Deus precede tanto a igreja quanto a missão. Não se deveria subordinar a missão à igreja e, tampouco, a igreja à missão; pelo contrário, ambas deveriam ser inseridas na missio Dei que se tornou então o conceito abrangente. A missio Dei (missão de Deus) institui as missiones ecclesiae (missões da igreja). A igreja deixa de ser a remetente para ser a remetida. A missão não é primordialmente uma atividade da igreja, mas um atributo de Deus. Deus é um Deus missionário. Compreende-se a missão, desse modo, como um movimento de Deus em direção ao mundo; a igreja é vista como um instrumento para essa missão.
“Participar da missão é participar do movimento de amor de Deus para com as pessoas, visto que Deus é uma fonte de amor que envia” (Bosch).
Nossa missão não tem vida própria: só nas mãos do Deus que envia pode-se denominá-la verdadeiramente de missão. Nossas atividades missionárias só são autênticas na medida em que refletirem a participação na missão de Deus. A missio Dei é atividade de Deus, a qual abarca tanto a igreja quanto o mundo e na qual a igreja tem o privilégio de poder participar.
“ Não é a igreja que tem uma missão na terra, é o Deus da Missão que tem uma igreja na terra.”
O porque é necessário fazer missões?
Por conta do pecado….alguém pode até indagar, “Mas como assim por conta do pecado?”
O pecado – 1Corintios 15.56
O pecado faz com que a salvação seja necessária e o pecado torna a missão cristã necessária, o pecado atrai a ira de Deus sobre o homem e o conduz a eterna separação de Deus, que é a segunda morte.
Romanos 5.12
A palavra pecado ou o ato de pecar, está escrito em quase toda a Bíblia, só não há relatos do pecado em 04 capítulos da Bíblia, sendo eles: Genesis Cap. 1 e 2 / Apocalipse Cap. 21 e 22.
Nos 02 primeiros capítulos de Genesis, o homem ainda não havia pecado, pois o relato do pecado está a partir do capítulo 3. E no caso de Apocalipse capítulo 21 e 22, já não existe mais o pecado, pois todos foram julgados e Deus fez novas todas as coisas. O restante da Bíblia é um registro do pecado humano e da divina intervenção de Deus para a salvação da humanidade.
A Salvação do homem – Romanos 10.13
Quanto a salvação, o homem depende de Deus já que foi sua criação; Deus concedeu a salvação através de Jesus Cristo, seu filho unigênito. Deus instituiu a missão e missões, primeiro através de Israel e agora através da sua igreja; a igreja é o agente mediador de Deus não de salvação, mas da mensagem de salvação de Deus em Jesus Cristo.
Existem alguns requisitos e/ou ações que devem ser aplicados para que se possa invocar o nome do Senhor e ser salvo, pois a palavra diz que : “ Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.13)”.1
“Romanos 10.14-15 – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!”1
Estes requisitos são:
Um pregador enviado da parte de Deus. – Como pregarão se não forem enviados.
A proclamação da Mensagem. – E como ouvirão se não há quem pregue?
A atenção da Mensagem. – Como crerão de quem não ouviram?
A crença na Mensagem. – Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?
No texto que acabamos de ler, em Romanos 10.14-15, o Apostolo Paulo faz uma serie de perguntas retóricas, e declara, na ordem inversa, os requisitos para a pregação, esta série de perguntas retóricas vem logo após o versículo 13 que diz “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” ,neste momento Paulo continua no versículo14 dizendo : “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?” , e continua a seqüência de perguntas retóricas, vejam que o objetivo final da pregação e fazer com que as pessoas creiam em Jesus e invoquem o nome dele, mas como crerão naquele em quem não ouviram?, não tem como, e como ouvirão se não há quem pregue?, não tem como, e como pregarão se não forem enviados?, não tem como, sendo assim, é obrigação de cada Igreja, que se autodenomina evangélica e/ou protestante, enviar pregadores, pois se não forem enviados, nunca ouvirão falar.
Deus nos abençoa para Salvar vidas – Genesis 50.20
Voltando ao texto que lemos em Genesis 50.20, vemos ali uma declaração tremenda do propósito de Deus para a humanidade, vemos que o propósito de Deus em abençoar José no Egito está muito além de simplesmente abençoar a José, o propósito de Deus em abençoar a José estava ligado a salvar “muitas vidas”, vemos no final do versículo 20 a declaração de José em que Deus fez o mal que maquinavam contra ele se tornar em bem para salvar muitas vidas.
A benção só é de Deus, se ela beneficiar muitas pessoas, se a benção for só para beneficiar você, então não é benção, pelo contrário, pode se tornar maldição.Exemplo: Se você recebe uma “benção”, vamos falar em um emprego abençoado, ai esta benção, só vai ser benção se ela beneficiar outros, mas como assim?
Este emprego abençoado, só será uma benção se você for um Dizimista Fiel, este emprego abençoado só será benção se você ajudar aqueles que necessitam, pois caso contrário, não será benção será maldição, pois se você não for dizimista estará roubando a Deus e quem rouba é LADRÃO, se você tiver condições e não ajudar aqueles que necessitam você estará pecando, pois tendo condições não ajudou a quem necessitava, ou seja, “Uma benção só é Benção, se beneficiar outras pessoas, não só à você”.
Você quer ser abençoado, peça para Deus te abençoar para você poder ajudar outras pessoas. Deus nos abençoa para salvar vidas, Ele abençoou José para que muitas vidas fossem salvas, Ele abençoou a José para que as pessoas daquela época não morressem de fome. Deus quer te abençoar, mas só se for para ajudar outras pessoas, se for para salvar vidas.
Conclusão
O pecado atrai a ira de Deus sobre o homem e o cond
uz a eterna separação de Deus, que é a segunda morte. O pecado faz com que a salvação seja necessária e o pecado torna a missão cristã necessária
Temos que entender que missões não é uma atividade que nasce na Igreja ou no coração do homem, missões está no coração de Deus.A missão não é primordialmente uma atividade da igreja, mas um atributo de Deus. Deus é um Deus missionário que enviou seu Filho, e Pai e Filho enviaram o Espírito Santo, e o Pai, o Filho e o Espírito Santo, enviaram a Igreja.
“Participar da missão é participar do movimento de amor de Deus para com as pessoas, visto que Deus é uma fonte de amor que envia” (Bosch).
Quer ser abençoado? Não se esqueça que Deus só vai te abençoar se for para que outras pessoas sejam beneficiadas com sua benção, caso contrário, você vai passar a vida toda, pedindo e pedindo só para você. Vamos nos entregar de corpo e alma na MISSIO DEI, pois entregando nossas vidas para serem usadas por DEUS, da maneira que Ele bem entender, estaremos demonstrando o nosso amor pelas almas, nosso amor pela MISSIO DEI, e conseqüentemente, nosso amor por DEUS.Amando a DEUS temos uma promessa tremenda em nossa vida,
Romanos 8.28 – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.