Deus é um Deus de Relacionamentos

0
2037

Texto – João 1.1-5 / 14.

Amados(as), quero trazer ao nosso entendimento que Deus é um Deus de relacionamento.
Ao lermos o evangelho de João logo no capítulo 1nos versículos 1-5, vemos que no principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus, ao lermos o versículo 14, vemos que:

Este Verbo, que estava desde de o princípio, com Deus e sendo o próprio Deus, se fez carne, e porque Ele se fez carne?

Para dar o andamento em seu plano de salvação e redenção, Ele se fez carne para que se iniciasse o cumprimento da profecia de Genesis 3.15, Ele se fez carne, para mais uma vez, ter um relacionamento com o ser humano, Ele se fez carne para ter um relacionamento comigo e com você. E é sobre este relacionamento que quero falar hoje, para que possamos entender e viver um relacionamento com Deus, pois, desde de o princípio Deus quer ter um relacionamento com a humanidade.

Gostaria de fazer algumas perguntas, antes de entramos na mensagem:

* Como anda o seu relacionamento com Deus?
* Você tem tido um relacionamento com Deus?
* Você tem permitido que Deus se relacione com você?

Nesta mensagem estaremos falando sobre:

1-     A criação e o início do relacionamento.

2-     Deus é Espírito.

3-     Deus é Luz.

4-     Deus é Amor.

A criação e o início do relacionamento. Gn. 2.7 /  2.22.

Ao lermos a Bíblia sagrada, vemos que após Deus criar o mundo, Ele cria o Homem e em seguida a mulher. E vemos que Deus inicia ali um relacionamento com o ser humano, pois no final do dia Deus passeava no jardim do Edem para conversar com o homem. Até que o homem desobedeceu a Deus e “quebrou” o relacionamento honesto e amigável que tinha com Deus, ao ponto de Deus expulsar o homem do jardim do edem. Após a desobediência do homem, Deus poderia nunca mais querer se relacionar com o homem, pois Deus não dependia e não depende do homem, pois Deus é Auto-existente, Ele é a própria vida.

Porém, Deus não desistiu de se relacionar como o ser humano, após a queda do homem no jardim do Edem, vemos Deus tendo um relacionamento  com Abel, com Enoque, com Noé, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com José, com Moises, com o povo de Israel e hoje, vemos Deus ter um relacionamento comigo e com você.

Ao lermos a Bíblia Sagrada vemos que em sua totalidade, a Bíblia designa apenas uma intenção de Deus: Ter um relacionamento com o ser humano para salva-lo da condenação eterna. Deus procura um relacionamento com você para que você possa conhecê-lo e para que você saiba que seus pecados fazem separação entre você e Ele, pois Ele é um Deus Santo!!

A palavra pecado ou o ato de pecar, está escrito em quase toda a Bíblia, só não há relatos do pecado em 04 capítulos da Bíblia, sendo eles:  Genesis Cap. 1 e 2 / Apocalipse Cap. 21 e 22.

Nos 02 primeiros capítulos de Genesis, o homem ainda não havia pecado, pois o relato do pecado está a partir do capítulo 3.

E no caso de Apocalipse capítulo 21 e 22, já não existe mais o pecado, pois todos foram julgados e  Deus fez novas todas as coisas. O restante da Bíblia é um registro do pecado humano e da divina intervenção de Deus para a salvação da humanidade.

Gostaria de enfatizar 03 atributos qualitativos, que a Bíblia Sagrada,  atribui a Deus:

Primeiro atributo – Deus é Espírito – João 4.23-24

Ao lermos estes versículos vemos que Deus é Espírito, e como Espírito Ele procura os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade, Ele está a procura de se relacionar com tais que assim o adorem. Como Espírito, Deus está em todos os lugares, ao mesmo tempo, por isso Ele quer se relacionar comigo e com você, no nosso trabalho, em nossa casa, na Igreja, Deus é Espírito e Ele quer se relacionar como você aonde você estiver. Você precisa ter uma vida correta e dentro da palavra de Deus, não só na Igreja, mas aonde você estiver, pois temos irmãos que só procuram a Deus quando estão na Igreja, saiu da porta para fora se esquece de Deus.

Segundo atributo – Deus é Luz – 1 João 1.5.

Como luz, Deus penetra no mundo para superar toda a escuridão, para Destruir as obras do diabo e para iluminar todo o homem que vem ao mundo. Você que já aceitou a Cristo como seu único e suficiente Salvador, vivia em grandes trevas, mas Deus apareceu como Luz, para ter um relacionamento onde não existe trevas, somente a Luz, que é o próprio Deus.

 
Terceiro atributo – Deus é Amor – 1 João 4.8-16

Como Amor, Deus expressou e viveu o seu mais intimo relacionamento como o ser humano, em João 3.16, vemos que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça mais tenha a vida eterna.

* O Amor é uma relação dinâmica e sociável.
* O Amor é uma relação ativa e de sacrifício.
* O Amor é uma relação abrangente.
* O Amor é uma relação que tem muitas forças.

Em sua forma final, o Amor entre Deus e o homem, significará uma ação de ambos, completa e ilimitada, é a posse de ambos, é uma entrega total para um relacionamento, Deus já se entregou totalmente, se fez carne, morreu por mim e por você e já ressuscitou para ter um relacionamento conosco.

 
Conclusão

Neste relacionamento, Deus já se entregou totalmente. E você á se entregou totalmente a Deus? Não estou falando somente em vir a te a frente da igreja e confessar, estou falando de entrega total, não só da boca para fora, mas a entrega de corpo e alma, em espírito e em verdade.

Hoje é o dia de um novo relacionamento entre você e Deus. Hoje é dia de entrega total! Deus é um Deus de relacionamento

Shopping

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA