Jesus: Sete Mulheres, Sete Lições de Vida

0

Jesus: sete mulheres, sete lições de vida.

 A mulher Samaritana (João 4).

Essa personagem encontrou-se com Jesus em um momento difícil. Sua vida pessoal estava arrasada e ela não tinha mais perspectivas de um futuro melhor. A princípio, relutou em ouvir a palavra do mestre, tal a desconfiança que trazia em si de tudo e de todos. Mas ao final, ao perceber que estava recebendo de Deus uma nova chance de reconstruir o que estava destruído, ao ter um encontro com Deus verdadeiro, diferente do que sua religião lhe ensinava, não teve dúvidas em anunciar aos seus o milagre que havia acontecido em sua vida. E com isso levou muitos a Cristo (João 4:39).

Lição: Testemunho

 Maria Madalena.

Não resta dúvida. Os quatro Evangelhos são unânimes em mostrar que esta mulher, que um dia esteve possessa de sete demônios (Lucas 8:2), esteve sempre presente nos momentos cruciais. Enquanto os discípulos se escondiam com medo dos romanos e dos fariseus, Madalena não arredou o pé da presença do Senhor. Do Calvário até o fechamento do sepulcro, até à primeira visita, ao terceiro dia. Tanta dedicação lhe rendeu uma honra que não foi dada a nenhum homem: foi a primeira pessoa com quem o mestre falou após a ressurreição (Marcos 16:9). Um lugar que nem a eternidade poderá lhe tirar.

Lição: Gratidão

 Maria de Betânia (Lucas 10:38-42).

Ao contrário de sua irmã Marta, Maria de Betânia sabia o que era mais importante, o que deveria priorizar. Que todas as coisas da vida podem ficar em segundo plano quando o assunto é Cristo, que é, como diz o texto, a ‘boa parte’, uma parte que não nos é tirada. Veja que sua irmã tentou repreende-la, mas acabou ela sendo repreendida por Jesus. É o que acontece quando tentam nos tirar da presença de Deus. Ele intercede ao nosso favor para que o adoremos.
Lição: Dedicação

 A mulher Cananéia (Mateus 15:21-28)

Muita gente acha que Deus tem o dever e a obrigação de resolver seus problemas. E pensando dessa maneira acabam agindo muitas vezes de forma irresponsável, arrogante, como se o Senhor fosse seu servo e não o contrário. A mulher Cananéia descobriu que não há nada melhor para conseguir as coisas com Jesus do que um coração quebrantado (Salmos 51:17).

Lição: Humildade

 A mulher com o fluxo de sangue (Mateus, Marcos e Lucas).

Não havia mais nada a fazer a não ser esperar a morte. Todos os recursos haviam esgotado. Mas ela ouviu falar que ele estava passando por ali. E creu. Creu como nunca havia crido antes, a ponto de dizer que bastava tocar a orla de suas vestes. E então, a partir daí nada mais poderia segura-la. Ela foi em busca de vida. E encontrou.

Lição: Fé.

 A mulher com o vaso de alabastro (Mateus, Marcos e João).

Não há identificação sua na Escritura. Nem precisa. Em nenhum lugar do Evangelho podemos encontrar uma demonstração de adoração mais sincera. Amor, humilhação e gratidão representados por um vaso de alabastro quebrado. A certeza de estar entregando o que tinha de melhor nos deixa a pergunta: estamos fazendo o mesmo?

Lição: Adoração

 Maria.

Como uma jovem noiva judia, há dois mil anos atrás, poderia sair às ruas grávida de um filho que não fosse de seu marido, visto que a pena para isso era a morte por apedrejamento? Essa foi a proposta do anjo. Às vezes Deus trabalha de uma forma que não podemos compreender e a primeira reação nossa é dar para trás. Maria não pensou duas vezes e respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1:38).

Lição: Obediência

Pr Neto Curvina
Comunidade Shalom Filadélfia


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here