Motivação e inspiração. O que seria da vida sem esses dois fatores impulsionastes?
Esses dias, um certo alguém me perguntou qual era a minha maior inspiração. Inevitavelmente, pensei também na minha motivação. Ora, afinal, o que me motiva também me inspira. Não é mesmo? O que seria da inspiração sem a motivação? Perceba que a motivação é um fator muito mais forte e fundamental que a inspiração.
Não obstante, nessa vida umas pitadas de inspiração misturada com motivação formam o par perfeito para nos levar além de nossas limitações.
Daí, vindo pra casa, comecei a teorizar sobre essas coisas de motivação e inspiraração.
Pois bem. São várias as coisas que me inspiram:
Uma flor. Um abraço. Um sorriso. A recepção da Pitucha sempre quando eu chego em casa -rs (minha yorkshire). Um cãozinho que insiste em me seguir na rua quando eu faço minhas corridas. Uma música que toca e me faz lembrar de alguém. Um abraço de uma criança. Um cheiro. Uma comida gostosa. Uma surpresa. E, até um passarinho verde pousando na janela (rs).
Sim, estas coisas simples me inspiram: uma demonstração de carinho, um almoço em família, uma palavra de incentivo. Pessoas determinadas, que sabem o que querem e lutam por seus ideais, essas me inspiram muito! Bons livros também me inspiram. Um casal de velhinhos apaixonados, passeando na rua, de mãos dadas…ah…como me inspiram. Um SMS de alguém especial, inesperado, no meio de um dia de trabalho cansativo, apenas desejando boa tarde, quem não se inspira quando recebe? Essas coisas, pequenas e tão significativas, são fontes certas de inspiração na minha vida, tornam a vida mais leve e saborosa.
Entretanto, não vou mentir: Não são as coisas que me inspiram que me motivam. E mais: nem sempre acordo assim, tão inspirada. Contudo, uma coisa é certa: estou sempre motivada!
A nossa motivação para ser permanente precisa estar associada a um fator mais forte, mais estável e mais duradouro que todas essas coisas boas que citei (que me inspiram).
Pois bem. Quando falta inspiração, recorro-me para a motivação, e ela está sempre ali, todos os dias, a cada amanhecer. O que me motiva é eterno, duradouro, infindável, perdurável, perenal, perpétuo, sempiterno e necessário.
Se a minha motivação estivesse fundamentada em fatores externos e circunstanciais como os que citei, eu estaria fadada a desmotivação permanente. Uai! Não é sempre que um cachorro me segue na rua enquanto corro (rs), não são todos os dias que penso em alguém quando ouço uma música; não são todos os dias que recebo surpresas, palavras de incentivo. Ah… não são todos os dias que estou tão inspirada assim.
Decepções fazem parte da vida, frustrações também. Desentendimentos acontecem. Algumas vezes a gente ganha, na outra a gente perde. Em alguns dias acordamos felizes, em outros as circunstâncias podem nos levar a acordar angustiados. Nem tudo na vida é como a gente gostaria que fosse. Pois bem, a nossa motivação não se encontra nas coisas que nos inspiram. (graças a Deus por isso!)
E, quer saber de uma coisa? A falta de inspiração às vezes até faz bem, pois nos leva a mudar algum aspecto de nossa natureza, nos faz crescer e conhecer as nossas próprias falhas e qualidades. Mas, a falta de motivação não…essa tira aos poucos o nosso gosto pelas inspirações da vida, essa é necessária para acordar bem todos os dias e para não deixar de sonhar!
Ah, sem mais delongas, o que me motiva mesmo é olhar para o céu e saber que existe um Deus que cuida de mim nos mínimos detalhes da vida. Um Deus que se importa, que se volta, que abraça, que cuida, que zela, que cura, que restaura, que transforma vidas, que gera sonhos, que é força, que criou o céu, a terra e tudo que nEle há. Um Deus que se alegra quando estou alegre e sofre com minhas tristezas. Um Deus que é amigo, Pai, consolador e O maior semeador de amor e sonhos. Um Deus que faz o impossível acontecer e que faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam.
Quando estivermos nos sentindo desmotivados, tínhamos que parar e pensar nisto.
Existe razão maior para termos a motivação pulsando dentro de nós? Não!
Querido leitor, não há razão alguma para estar desanimado, desmotivado, ainda que lhe falte muita inspiração…saiba, quando DEUS é a sua motivação tudo se transforma em canção!
É bem assim que funciona. Enquanto não tivermos convictos daquilo que nos inspira e nos motiva não iremos a lugar algum, nem conseguiremos enxergar as cores mais lindas da vida.
Esta Motivação que me refiro nos leva a ter pés como os da corça em lugares altos.
Motive-se, ainda que lhe falte inspiração, pois, a inspiração surge, assim como as melhores coisas da vida, quando a gente menos espera!
A motivação vem de olhar para cima!
Beijos, no coração! ♥
Eu amo vocês…que me inspiram tanto!
@raissabomtempo
www.raissabomtempo.blogspot.com.br