“Mas tu, ó filho do homem, ouve o que te digo; não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que Eu te dou.” (Ez 2:8)
Continuaremos agora a falar sobre o processo de Deus para que possamos ser instrumentos preciosos que geram e trazem à luz os Seus sonhos, dentro do segundo passo exposto na palavra anterior, ou seja, a gestação. Falamos sobre a necessidade de mergulhar nos sonhos, dedicando-nos por inteiro e fazendo a nossa parte. Que esta mensagem seja viva em nossos corações, em todo o tempo.
Bem, há também um outro passo da gestação dos sonhos de Deus para nossas vidas. Este, sobremaneira importante. Estou falando da alimentação do sonho. Sabemos que se tem algo que toda grávida precisa fazer é se alimentar bem, de forma saudável. Para nós, que geramos espiritualmente os sonhos do coração do Senhor, não é diferente.
A diferença é que, ao contrário do que acontece no plano físico, no plano espiritual nosso alimento não vem de homens, mas sim do Senhor. E não o recebemos apenas pela boca. Na verdade, nossa comida espiritual entra por todos os sentidos. Espiritualmente, queridos, nos alimentamos também pelo que entra pelos nossos olhos, pelos ouvidos, pela mente e pelo coração. E creio que isso merece uma profunda reflexão de nossa parte.
Precisamos amados compreender que como “úteros espirituais” que geram os sonhos de Deus, temos uma imensa responsabilidade e não podemos brincar com isso. Uma grávida natural sabe que precisa escolher bem o que come para não prejudicar e até matar o filho. Conosco funciona o mesmo princípio. O que “comemos” vai definir a saúde e até mesmo a vida do sonho de Deus. Vemos muitos servos de Deus, abortarem grandes sonhos e projetos por se alimentarem do que não deveriam.
Na verdade, fazendo mais uma comparação, nós todos somos como pássaros. O que nos difere é a espécie. Uns são como canários, pardais. Ficam ali no ninho quentinho comendo aquele alimento colhido e preparado amorosamente pela mamãe. Outros como verdadeiros urubus, procurando, e comendo carniça. Misericórdia!
Infelizmente amado, vemos muitas pessoas nessa triste condição. Enganados pelo inimigo de nossas almas (Gn 3:1-13), andam como urubus comendo carne podre como se fosse maná do céu. Alimentam-se de fofocas; de horas e horas em frente de horrorosos programas de tv; de músicas possessas de espíritos de violência, sensualidade e quebra de valores familiares e sociais; de rancores e mágoas familiares; de revistas indevidas; amizades duvidosas enfim, de uma infinidade de alimentos podres oferecidos pelo mundo que nos cerca.
Vou dizer algo sério, baseando-me nas perfeitas palavras de Jesus (Mt 4:4), e quero que você preste atenção:
Nosso alimento é a Palavra de Deus e tudo que ela nos ensina a fazer. O alimento do adorador precisa ser fresco, aquele que sai direto da boca de Deus e não o pão quentinho, assado no inferno pelo diabo.
Você está mesmo espiritualmente grávido? Tem um lindo sonho do coração de Deus pulsando aí dentro de você? “Sim, em nome de Jesus eu creio”, muitos podem estar respondendo. Glória a Deus por isso! Mas não se esqueça: alimentos indevidos matam filhos antes mesmo que venham ao mundo. Não aborte os sonhos de Deus. Alimente-os com vida e vida em abundância (Jo 6:35).
Bem, há aqueles que na verdade, para a glória de Deus, já libertaram-se dos alimentos malignos que citei acima. Já não tem prazer nas coisas que o diabo oferece. Todavia, se não comem frutos proibidos, também não comem maná. Ou seja, apesar de fazer o correto que é não alimentar-se de coisas estragadas, também não comem daquilo que Deus deseja lhes dar como alimento. Quer um exemplo? Você já viu aquelas mulheres de países muito pobres ou mesmo no Brasil, meninas de rua, enfim, aquelas grávidas que por não ter o que comer ficam magrinhas, magrinhas, osso e barriga? Pois é, muitos filhos de Deus andam assim. Totalmente raquíticos espiritualmente por não buscarem o alimento do Senhor. Não oram (I Ts 5:17), não lêem ou estudam a Palavra (Sl 1), não jejuam (Mt 6:17), não tem prazer em fechar a porta do quarto e passar tempo a sós com o Pai em adoração (Mt 6:6). Muitos negligenciam até mesmo o “congregar-se” (Hb 10:25) indo pouco à casa do Senhor como se não precisassem estar com os irmãos, aprendendo e mesmo adorando ao Senhor com eles.
Eu mesma, por muito tempo em minha vida, no princípio da minha adolescência, infelizmente vivia assim. Mas um dia, o amor do Senhor me alcançou. E o meu coração foi cheio de uma fome e sede da presença de Deus que nunca mais eu fui a mesma. E não somente tenho sido transformada a cada dia na presença do Senhor, como também por meio de minha vida (digo isso com toda humildade de quem sabe que depende de Deus até para respirar) muitos tem sido tocados. Hoje tenho 20 anos, e me sinto ainda uma menininha que precisa estar nos braços de Jesus todos os dias bebendo de suas fontes poderosas (Jo 4:14). Como eu preciso de Ti, Senhor!
Verdadeiramente, é sempre assim quando a glória de Deus nos alcança. Nos tornamos verdadeiros fios desencapados em dias de chuva. Oh glória! Quem toca leva choque. Choque de vida, choque de fogo, choque de santidade, choque de cura, choque de poder, aleluias, enfim, choque de amor, o amor inigualável do Senhor Deus, nosso Pai.
Amado, como pai ou mãe espiritual de um sonho de Deus, você precisa aprender que necessita por demais de se alimentar DELE. A Palavra diz que Jesus é o pão da vida e não só o pão, como também a fonte das águas vivas. Todas as nossas fontes estão Nele (Sl 87:7).
Os filhos espirituais, ou melhor, os sonhos que Ele tem nos confiado para gerar precisam ser regados com as águas que fluem do trono de Deus e alimentados com o maná que este mesmo Deus, nós envia todos os dias. “E como eu faço isso?” É simples. O nosso Deus é o Deus do simples. E na Palavra, há resposta para tudo, tudo, tudo.
– Aplique seus pensamentos a comer alimentos puros (Fp 4:8) .
– Aplique seu coração a comer alimentos puros (Mt 5:8, Tg 4:8).
– Aplique seus olhos, a uma visão pura (Mt 6:22,23).
– Aplique suas mãos, a obras puras (Ef 4:28, Tg 4:8).
– Aplique seus pés em caminhos puros (Mt 18:8, Lc 1:7,9 e Is 35:8)
– Aplique em seus lábios, palavras puras (Tg 4:11, Ef 4:29).
Amém amados? Com Deus, o superficial não funciona. Ele é detalhista. No mais íntimo do nosso ser, Ele quer habitar e agir com liberdade. E Ele se importa com coisas que parecem mínimas e até insignificantes aos nossos olhos. Ele quer que sejamos santos como Ele é santo, que sejamos fortes, saudáveis. Árvores frutíferas em Sua presença. Vasos para honra!
Para gerar um sonho saudável e vê-lo ser trazido à luz como um filho perfeito, sem buracos, manchas, enfermidades ou deficiências, precisamos nos alimentar bem. Fazer um verdadeiro “pré-natal” sendo acompanhados diariamente pelo Médico dos médicos, o Senhor Jesus.
Coma do pão de Deus com prazer. Farte-se do Pão da vida meu irmão! Alimente seus sonhos orando por eles, jejuando por eles, adorando ao Senhor por eles e também buscando alimentar-se solidamente na Palavra para que estejas forte e saibas o que o Pai deseja para ele, o teu filho espiritual, teu sonho.
Enfim, que você ouça neste dia, a doce voz do Pai a lhe dizer ao pé do ouvido:
Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo jamais será envergonhado! (Is 1.19 e Jl 2:26)