Firmeza De Propósito (parte 1)

0

“Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja propósito é firme porque ele confia em ti.”(Is 26:3)

O que é propósito ?
O que fazer para que ele se concretize?

Segundo o dicionário Aurélio a palavra propósito significa intenção, intento, plano, desígnio ou deliberação. o propósito humano é portanto a intenção, plano ou desejo que o homem têm de fazer algo segundo seu coração.

A Bíblia declara porém que embora muito sejam os propósitos humanos, apenas o desígnio do Senhor é que irá permanecer. A palavra do Senhor afirma que aquilo que o Senhor determina, ninguém pode invalidar ou fazer voltar atrás. A palavra que sair da boca de Deus não voltará par Ele vaziam nas cumprirá o propósito pela qual foi designado e desejado por Ele. O Senhor vela pela Sua palavra para cumprir. (Jr 1:12)

As Sagradas Escrituras nos mostra muitas pessoas que alcançaram a concretização do que desejavam pela firmeza de propósito que tiveram. Através da vida dessas pessoas, podemos aprender um pouco mais sobre o verdadeiro significado do propósito e como podemos alcançar a sua concretização. Neste estudo veremos exemplo de pessoas que firmaram seus propósitos e alcançaram êxito:

1) A mulher sunamita e a insistência – A palavra de Deus declara que havia em Suném, ao pé do monte Hermom, uma mulher rica. Certo dia o profeta Eliseu resolve ir a cidade desta mulher que todas que vezes que passava o convidava para uma refeição. Através desta passagem vemos o primeiro princípio para a concretização de um propósito a Insistência.

A palavra do Senhor diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á

A pessoa que é firme no propósito insiste em seu intento. Parece um absurdo a insistência daquela mulher em incomodar e acomodar o profetam nas aquilo foi fator determinante para a mudar a sorte de sua vida. A insistência daquela mulher se evidenciou quando da morte de seu filho. Diz a palavra de Deus que aquela mulher partiu ao Monte Carmelo em busca do profeta para que ele orasse e seu filho pudesse ser ressuscitado.

Determinada, ela disse ao seu guia: “Não te detenhas, no caminhar, senão quando eu te disser. Também quando encontra com o profeta ela mostrou insistência e determinação quando disse: “Assim como vive o Senhor e vive tua alma, não te deixarei”.

Que perseverança, daquela mulher !!! Uma mulher destemida e perseverante foi aquela sunamita..
O significado da palavra insistir é perseverar naquilo que se diz, pede ou faz. Vemos isso naquela mulher que não se conformou com o fatalismo da vida em ver seu filho morto, mas confiava num Deus vivo, que é Todo-Poderoso, podendo fazer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos.

Mulher Cananéia

Outro exemplo de perseverança encontramos na mulher cananéia que saindo das cercanias de Tirom e Sidom clamou a Jesus dizendo: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, minha filha está miseravelmente endemoniada” (Mt 15:22).

Primeiro devemos entender aquela uma mulher era uma estrangeira, cujo deus eram outros. Porém, usou a expressão “Filho de Davi”, muito usada nas orações dos judeus que significava a Real Soberania dada a Davi pelo Senhor.

Segundo, aquela mulher adorou a Cristo (ao invés de seus deuses) e reconheceu a Real Soberania de Jesus como Messias.

Porém aquela mulher tinha Fé.

Diz a palavra de Deus que Jesus não respondeu palavra alguma. Mesmo assim, ela continuou a clamar a ponto de perturbar os próprios discípulos de Cristo. Mesmo sendo negada pelo discípulos e aparentemente ignorada por Cristo ela disse: “Senhor socorre-me”.
Se não bastasse tudo isso, ouve de Jesus uma expressão que era para desanimar que foi: “Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
Mas como a insistência era marca daquela mulher ela responde a Cristo:
Sim, Senhor, mas os cachorros também comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Aquela frase deixou o mestre sem nenhum argumento e mostrou a grandeza da fé daquela mulher.

Mesmo sendo uma estrangeira, ela clamou por sua filha, mesmo sendo ignorada perseverou em seu pedido, mesmo sendo comparada a um cachorrinho, reivindicou a sua benção.

Que maravilha de Fé !!!
Que insistência santa !!!
Que ousadia !!!

Assim como a mulher sunamita. a mulher de siro-fenícia foi exemplo de fé e determinação. Ambas obtiveram a concretização daquilo que desejavam pela persistência que tiveram. Ambas clamaram, insistiram e, porque não dizer, “chatearam” até ver a benção concretizada, como na parábola da viúva e o juiz iníquo. Devemos da mesma forma, insistir a Deus com firmeza de propósito, nunca esmorecendo, nem desanimando, mesmo que tudo pareça contrário.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here