Fé: certeza do que se espera

0

Hebreus 11:1a ”Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam”

O autor de Hebreus começa o capítulo onze nos dando uma definição clara sobre o que é a fé bíblica, e ele começa dizendo que a fé bíblica é uma certeza. Muitos leem este texto, concordam com o que está escrito, mas na hora de pôr em prática, esquecem que devem lidar com fé como uma certeza. Já vi muitos que quando dizem que estão crendo, na verdade estão com o coração coberto de dúvidas, achando que estão andando em fé, mas a verdade é que a fé não está ligada a dúvida, pois é uma certeza. Uma das definições para a palavra “certeza” em nosso vocabulário é: segurança plena e total; conhecimento certo, total e absoluto. Como dizem: “noventa e nove por cento de certeza ainda é dúvida”.

O texto diz que a fé é uma convicção plena em coisas que se esperam. A palavra esperança para nós pode ter dois significados: desejo ou expectativa. Quando falamos de esperança como um desejo, estamos falando de algo que podemos ter de propósito ou não e que pode acontecer ou não, ou seja, não há certeza. Mas, quando falamos de esperança como uma expectativa, estamos falando de uma posição de quem aguarda um acontecimento. É bem diferente. Podemos usar como exemplo, a volta de Cristo. Não é apenas algo que estamos apenas desejando como se tivesse a possibilidade de acontecer ou não, mas é um acontecimento que já temos a certeza e o aguardamos com expectativa.

Muitos dizem: “Eu espero ser curado”, porém na verdade quando dizem isso estão querendo dizer: “Eu desejo ser curado”, e não “Eu aguardo com expectativa a manifestação daquilo que eu sei que já foi feito”.

Olha o que diz em Salmos 130.5-6: “Espero pelo Senhor com todo o meu ser e na sua palavra ponho a minha esperança. Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!”

Não sei se você já passou pela experiência de trabalhar em sistema de plantão e pegar o turno da madrugada onde seu horário de saída deste turno será mais ou menos quando o dia começar a clarear. A pessoa que trabalha desta forma, não passa a madrugada tranquila sem pensar no seu momento de ir embora para casa. Geralmente, quem trabalha desta maneira aguarda com grande expectativa o seu horário, com toda atenção. Ele está certo que a manhã irá chegar, mesmo não tendo nenhum indício de claridade durante a noite e, mesmo assim, ele sabe porque sabe que em determinado momento, por mais que possa parecer que está demorando, o dia vai chegar e ele estará liberado para ir descansar. O salmista diz que é dessa maneira que devemos esperar no Senhor e confiar em sua palavra. Assim como o vigia espera a manifestação do dia, com esta mesma expectativa, mediante o Senhor e sua palavra, nós devemos aguardar a sua manifestação. Por mais que as vezes não tenha nenhum indício de dia, está tudo escuro, ainda assim é certo, vai amanhecer, vai se cumprir. Creia!

Por Ramiro Chagas / ramirochagas.com


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here