Fale um pouco sobre o “Projeto Adora!”. Como tudo começou?
Em 2003, na cidade de São Paulo, eu e minha esposa recebemos uma Palavra de Deus (quando orávamos em nossa casa) que esses são os dias em que Deus vem restaurar o Tabernáculo de Davi, que somos nós, a sua Igreja. Na verdade fomos e estamos impactados com esta Palavra, e a cada dia temos experimentado desta palavra chamada “restauração” e, com perplexidade, temos visto o quanto Deus quer nos restaurar para sermos verdadeiros adoradores em nossa geração. Amós 9:11-15 fala que nesses dias o Senhor vem restaurar o Tabernáculo caído de Davi, fechar as sua brechas e levantá-lo de suas ruínas. Olhando para tudo isso fomos desafiados a iniciar o Adora! em São Paulo, um Projeto voltado para a edificação do Corpo de Cristo em que “o amor” fosse a maior fonte de restauração. O local para iniciarmos foi o Teatro Procópio Ferreira, um local muito conhecido pelos seus inúmeros espetáculos, tocando gerações na tão agitada e conhecida Rua Augusta. Depois de um ano e meio fomos para o Teatro Gazeta, na Av. Paulista. Ali muitos líderes de louvor de nossa geração estiveram ministrando sobre aquele povo tão sedento.Pr. Adhemar de Campos, Massao Suguihara, Ronaldo Bezerra, Daniel Souza, Asas da Adoração, Min. Castelo Forte, Soraya Moraes, PG, Gerson Freire, Pr. Daniel Branco (Lagoinha), Carlinhos Félix, Pr. Carlos Alberto Bezerra, Gerson Ortega, Sóstenes Mendes, Ministério Mandaqui, entre outros que com tanta graça e amor estiveram em nossos encontros profetizando que o Tabernáculo nesses dias seria restaurado para a glória de Deus. Nossas reuniões eram impactadas pela forte presença do Senhor, pela unção e pela Palavra que era liberada com muita liberdade aos adoradores que dos 4 cantos da cidade de São Paulo e até outras cidades se reuniam ali para adorar ao Senhor. Após 2 anos de Adora! o Senhor começou a ministrar nossas vidas para que esse projeto alcançasse intensamente outras cidades do Brasil. Carlinhos Félix foi a voz profética que Deus usou entre nós para liberar esta Palavra que hoje temos vivido com muita intensidade.
E sobre o Cd e Dvd Adora! acústico gravado em Curitiba? Fale desse projeto e como foi essa experiência de unir vários ministérios em um só Cd e Dvd.
Adora! Acústico Curitiba é um projeto que fala sobre a aliança de alguns ministros de louvor do Brasil, com uma qualidade técnica impecável em tudo que trabalhamos desde os instrumentos/músicos e todos os softwares de última geração. O resultado é que “vidas” serão alcançadas através desse projeto, pois parte do que for vendido será vinculado a projetos missionários, a fim de que muitas pessoas possam ser atingidas pelo amor do Pai. Unir a galera que gravou foi fácil a partir do momento que tenho uma aliança com cada um deles. Não gravamos porque existem nomes na mídia para que o produto seja fácil de comercializar, mas em primeiro lugar porque temos uma aliança, e também porque somos participantes do amor que o Pai liberou sobre nós. Lembro-me de uma noite em Curitiba em que o David Quinlan me convidou para ministrar juntamente com ele em uma Igreja e ali o Senhor confirmou através dele que esse ano seria o “ano da totalidade”. Em meio a todo o mover que Deus liberou naquele lugar onde estávamos juntos adorando ao Pai, o Senhor nos uniu fortemente para esse projeto. Depois daquele dia o Cris, Carlinhos, Massao, Gerson e as queridas Leile e Patrícia se uniram a esse projeto que já é uma referência em nosso país. A maior experiência que tenho tido desde o início dos arranjos até hoje, é que verdadeiramente o Senhor tem nos unido para que o propósito seja estabelecido através do seu grande amor sobre o Brasil e as Nações.
Qual é o propósito deste trabalho? Você poderia nos falar um pouco sobre unidade e propósito?
Todo o projeto, desde as músicas escolhidas, os ministros que participaram da gravação, o local, tudo foi muito bem firmado em que todos estivessem “unidos em um mesmo propósito”. Um dia nossos Cds estarão nas prateleiras de nossas casas, empoeirados pelo tempo e nossas músicas sendo esquecidas entre as gerações, mas liberar o amor de Deus sobre vidas que ainda não foram alcançadas é algo que vai durar até o dia da Igreja ser arrebatada aos céus e se estenderá eternamente, pois Deus tem nos chamado para amá-lo sobre todas as coisas e amarmos ao próximo. O que adianta fazermos tantas coisas e esquecermos dos que tem frio e fome? Jesus foi claro em suas palavras em que muitos fizeram tantas coisas, mas se esqueceram de cobrir em amor aos necessitados. Parte da venda de Cds e Dvds Adora! Acústico será voltado para Missões aqui no Brasil. Unidade e Propósito são palavras distintas, mas que se assemelham em uma coisa… “unidade” e “propósito” nos dias de hoje estão esquecidas pelos tão importantes alvos que o homem tem imposto em seus ideais de vida. Unidade se vê nitidamente em João 17, quando Jesus ora para que fôssemos um, nesse mundo tão individualista em que cada um corre atrás dos seus lucros. Uma frase que tenho aprendido é que para ser “um” com qualquer pessoa que me relaciono eu vou ter que aprender a “perder”. Nunca poderemos caminhar em uma verdadeira unidade sem que tenhamos em nosso caráter em saber perder quando se for necessário. Davi teve que tirar de si mesmo das suas melhores armas, para que fizesse uma aliança verdadeira com Jonatas em um momento importante em sua carreira de soldado e Rei de Israel. Jesus foi uma pessoa que caminhou dentro de um “propósito” e por isso teve bom êxito em tudo o que fez. O propósito de ter estado entre nós teve um desfecho em sua morte e ressurreição, mas para isso Ele teve uma direção e não abriu mão disso, mesmo que de seu corpo saísse sangue de tanta agonia no Getsêmani. Hoje precisamos atentar se temos aberto mão da direção que Deus tem para nós e com isso sutilmente sairmos e deixarmos o “propósito”. Posso confessar para vocês que o caminhar dentro de um propósito te faz ter amigos, e também inimigos, mas em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo somos fortalecidos para caminharmos dentro de um propósito.
Como você enxerga a Igreja no Brasil e no mundo…
Ai ai ai … a Igreja de Jesus está muito bem, a cada dia vivendo o propósito eterno de Deus e caminhando em fazer discípulos, mas também passando por um momento difícil onde 2ª Timóteo 3 tem sido lembrado, pois o homem tem sido amante de si mesmo, principalmente esfriando no amor e praticando toda sorte de maldade. Quero terminar de responder lembrando de uma das perguntas anteriores, que fala sobre “propósito”. O que mais tenho percebido é que a Igreja deixa de viver o propósito de ela existir no Brasil e nas Nações, quando deixa de viver a direção do Senhor e passa a viver daquilo que está dentro da direção do homem. Homens verdadeiros donos das Igrejas, Igreja deixando de ser o corpo de Cristo e passando a ser grandes empresas, o serviço deixando de ser o alvo para dar lugar a grandes negócios, é preocupante nesses dias. A Igreja existe para que Cristo seja a cabeça e com isso seja uma referência, pois vivendo assim certamente estará fazendo discípulos que se assemelham á Jesus. O amor sendo a referência, a simplicidade e mansidão sendo a base do relacionamento é o que Deus tem esperado de nós em meio a uma Palavra poderosa, capaz de curar, libertar, restaurar o homem e trazer um avivamento nas cidades. O avivamento tão esperado vem de dentro do homem para fora, e por isso Deus nesses dias tem olhado para nós e querido restaurar o que está dentro de nós para experimentarmos o Vinho Novo que vem sobre as nações. Creio ser um tempo em que a base do Tabernáculo está sendo restaurada, para que poss
a ser levantado de uma maneira verdadeira, sendo um local de uma verdadeira adoração. Nesse momento vejo que o Senhor está fazendo isso sobre o seu povo, a sua Igreja.
Do seu ponto de vista, como está o mercado de música gospel hoje? Existe oportunidade para ministérios independentes?
O mercado deve estar bom para alguns, pois vemos o quanto tem se investido em Cds e Dvds e na diversidade de produtos no Brasil e nas Nações e o quanto tem se vendido de produtos Cristãos. Muitas gravadoras e distribuidoras existem em nosso país e o número tão grande de Cds e Dvds gravados nos 4 cantos do mundo. O mercado Cristão está estampado nas Tvs e na maioria dos veículos de comunicação. Creio que o mercado deve estar bom. Tive em uma cidade nesses dias em que todo fim de semana tem um show do chamado artista cristão, onde milhares de pessoas sempre comparecem, só por isso podemos dizer que o mercado deve estar bom. Em tudo temos oportunidades, o que precisamos ver é o momento certo para tudo. Já plantei coisas no momento errado e o que colhi não foi nada bom, mas existem oportunidades sim para os chamados ministérios independentes, basta sabermos a direção do Senhor.
Muito tem se falado sobre adoração no Brasil. Você acredita que o Brasil está com uma revelação sobre adoração ( diferente de outras nações ), ou que estamos apenas comercializando o conceito de adorar?
Bahh… A revelação sobre essa palavra “adoração” está em Gênesis 22, quando Abraão, o pai de muitas nações, adorou em espírito e em verdade dando daquilo que de melhor ele tinha para o Senhor. Adoração não é o que Deus procura nesses dias, mas são adoradores que os seus olhos estão procurando na terra. Abraão naquele momento não tinha um violão para tocar, e muito menos Cds ou Dvds gravados, mas tinha pulsando forte um coração disposto a dar do melhor que ele tinha para o Senhor, o seu próprio filho. Adoração está dentro de um coração disposto a obedecer e sacrificar (serviço) nesses dias. Hoje, músicas que falam sobre essas coisas e que são gravadas em Cds e Dvds têm sido uma influência em nossa geração, tomando grande proporção no mercado de Cds chamados “evangélicos”. Nosso Pai não tem procurado por músicas e sim por homens e mulheres dispostos a obedecê-Lo e com isso O adorar. Comercializar Cds e Dvds não é pecado, mas baratear o verdadeiro propósito de ser um adorador certamente é errado. Aparentar ser um adorador para vender grande somas não é o propósito da adoração em nosso país, mas sim um comércio onde o maior beneficiado é o homem e não o Senhor. Sendo assim, vejo que o conceito de adoração tem sido sim barateado em muitas vezes, e vendido de uma forma onde não é ensinado o que verdadeiramente é adoração, trazendo sobre nosso país um falso entendimento, onde o homem é o centro e o mais beneficiado em tudo que faz. Termino dizendo que este é o momento em que Deus vem restaurar os adoradores de nossa nação, onde Deus sempre será o centro de tudo e o homem o servo que sempre prestará obediência ao seu Senhor, como Abraão fez.
Quais cantores/ministérios te influenciaram, e o que você costuma ouvir (quando está em casa, no carro, etc … )?
Rebanhão, Carlinhos Félix, Third Day, Asaph, Adhemar, Paul Wilbur. Eu ouço hoje em dia meus amigos: David, Cris, Carlinhos, Emerson Toch e um pouco de Delirious..
Artigo extraído do site www.supergospel.com.br