Email para um amigo cristão saindo da Faculdade

3

Abaixo segue um email fictício onde juntei algumas partes de emails que
troquei com amigos sobre visão integral, futuro profissional, a
ansiedade sobre entrar no mercado de trabalho.

“Fala Brother, como você está?

Fiquei muito feliz em receber o seu email e logo que o li, de pronto me propus a responder devido à seriedade do assunto, mesmo em meio a tanto trabalho que tenho aqui.

Quanto às questões que você me perguntou sobre planejamento de futuro, carreira profissional e missão integral, gostaria de compartilhar contigo algumas coisas que acho interessante e queria te convidar a refletir comigo.

Você disse que está preocupado com relação ao seu futuro profissional, que ainda não sabe direito o que fazer e acha que Deus ainda não te deu o caminho das pedras para o que fazer, apenas te manda marchar mas não sabe pra onde.

Pois bem, Deus é sempre assim, Ele nos dá a direção e depois vai mostrando um passo após o outro e jamais te dará um mapa pois senão você vai parar de buscá-lo, vai parar de depender dEle. Ele tem mostrado algumas coisas como sua vocação (tem gente que nem isso sabe), aquilo que você ama fazer, a sede por fazer isto pra glória dEle, etc.
Seguindo todos esses pontos que Deus colocou na sua vida, você deve tomar decisões e seguir nesta direção. Se diante de você aparecerem coisas que não batem com estes pontos não siga em frente. Só siga naquilo que bater com sua vocação, se for pra Glorificar a Deus, etc.

Com relação ao trabalho você não deve buscar trabalhar apenas pra ganhar dinheiro mas você deve trabalhar naquilo que você nasceu pra fazer (sua vocação). Lembro-me de um amigo que estava estudando para um concurso que sonhava. E precisava estudar sozinho pois a grana estava curta na época. Lembro de sua crise, pois lhe ofereciam trabalhos na época que pagavam o suficiente para ele viver bem, porém não era o que ele gostava e nem o que sonhava. Todos seus familiares o pressionavam para trabalhar, e me lembro de dizer a ele: Não ouça os outros. Busque aquilo que você sonha e aquilo que irá te fazer feliz profissionalmente. Caso ele começasse a trabalhar na época, não teria tempo para estudar e se dedicar ao que sonhava. Ele continuou na dificuldade e estudando e poucos meses depois passou no concurso, entrou para a vaga que tanto sonhava e ganhava quatro vezes mais do que os empregos anteriores ofereciam. Imagine se tivesse desistido?

Outra coisa que sempre digo: você não tem que fazer o que gosta. Você tem que gostar do que faz e isto é muito diferente. Eu gosto de jogar videogame, viajar, sair com meus amigos, jogar futebol, etc. Um monte de gente quer ganhar dinheiro fazendo o que gosta: jogando futebol, gostam de cinema aí querem fazer cinema, ou algo do tipo, gostam de desenhar e querem entrar pro ramo, etc. Não confunda hobbies com profissão.
Contudo, você tem que gostar do que faz. Exemplo: eu gosto muito mais de ler livros cristãos do que de economia. Gosto muito mais de sair do que trabalhar com finanças e se pudesse escolher como ganhar dinheiro preferiria ganhar dinheiro jogando vídeo-game, contudo eu gosto de trabalhar com finanças e sou bom nisto. Desta forma posso crescer e tal. Pense naquilo que você vai gostar de fazer, que podete trazer dinheiro, estabilidade, e vai glorificar a Deus. Você precisa saber aquilo que você pode ser muito bom, que é motor econômico pra você e que te realiza.

Não vou falar fazer o que gosta, mas sim fazer o que você nasceu pra fazer (vocação) porque é diferente. Gosto é algo complicado, não acho que tem a ver com profissão. Então, a questão é se você ganha menos fazendo o que nasceu pra fazer ou ganha mais fazendo qualquer outra coisa. Eu é que te pergunto, o que você acha? Nem vou falar na questão de missão integral não, mas visão de longo prazo profissional. Onde você pode chegar no futuro fazendo qualquer coisa?? E onde pode chegar fazendo aquilo que você nasceu pra fazer? Pois é, pode ganhar nada agora, mas se nasceu pra isso, será extremamente bom e vai chegar longe, mas se é apenas um emprego, eu sinto muito, você será apenas mais um, uma estatística e não fará diferença nenhuma, e não terá valor maior do que ninguém, será mediano.
Não sei o que você quer.

Você disse que não sabe se está preparado ou não. Acredito que confiar no próprio taco é coisa séria porque se você não confia ninguém vai confiar. Você não tem que olhar para o seu conhecimento e sim para o seu potencial. Onde você pode chegar? Conhecimento e experiência são só questão de tempo. Mas potencial não tem a ver com isto. Se você nasceu para isto, você
tem que ser o melhor nisto. Você não tem sonhos? Não acha que pode chegar lá? Isto é o quanto você acredita e confia em vc, contudo agora se vê como nada. Mostre onde você pode chegar e não quem você é hoje. Confie nisto e corra atrás disto. Sonhos podem vir de Deus, principalmente quando são demasiadamente grandes, tão grandes que se contarmos para o outros, eles rirão de nós.

A maioria dos gestores, ao contratar um recém-formado, não está preocupado com a experiência dele e sim com seu potencial. Seus olhos brilham? Ele quer crescer, aprender, se dedicar?

Você estava falando sobre descansar em Deus e que tem medo de que pode estar sendo relaxado com isto, apenas parado esperando Ele agir.

Eu descanso em Deus e não paro um minuto. Quando estava pra me formar você me viu preocupado com meu futuro? Ou ansioso se passasse ou não na Unilever? Ou em ir ou não pro seminário? Sempre orei e me preocupei no sentido de pedir direção a Deus e o tempo todo fazendo o que estava ao meu alcance e o tempo todo descansando em Deus porque sabia que a vontade dEle seria feita, afinal só quero viver nesta terra se for pra glorificar a Ele.

Então, não tem nada a ver a questão de procurar emprego com descansar em Deus. Descansar não é ficar parado e vc sabe disso. É fazer o que esta ao seu alcance e depois saber que Deus está no controle e que a vontade dEle será feita. Sabe qual o problema quando não conseguimos descansar?? É porque não confiamos em Deus e isto já falo sobre a parte que você diz que não confia no papelzinho chamado currículo para ser alocado no mercado de trabalho.

Ficamos como incrédulos mesmo. As mesmas ansiedades e preocupações. Não confiamos em Deus. Achamos que o braço dEle encurtou, que Ele não pode nos colocar onde quiser, etc..

Porque anda ansioso?? Deus pode te colocar onde Ele quiser, e se entregar nas mãos dEle, Ele vai fazer.. mas você diz que tem medo de estragar tudo fazendo o que quer mas ao mesmo tempo não quer soltar o que tem achando que pode ser que Deus não faça o que você quer.

O que você realmente quer? Glorificar a Deus, viver pra Ele ou aparecer, ser reconhecido como grande profissional, chegar longe e poder provar pra si mesmo que conseguiu chegar lá?? Deus não vai te deixar chegar a lugar nenhum se você for caminhar sozinho, se não for pra glorificar a Ele… Temos que ser os escadas, aqueles que preparam o terreno para o principal fechar a piada (tipo o Dedé nos trapalhões) ou o co-adjuvante que quase nem aparece na cena. Enfim, a gente quer demais as coisas para
nós. E o tempo todo estamos indo para Társis em vez de ir pra Nínive…
Será que teremos que ficar na barriga do peixe um bom tempo??

Pra que você quer chegar a ser referência para as pessoas? Para que saibam que você é demais, ou pra que nem vejam você mas que glorifiquem a Deus pelas obras dEle? Passo por isto todos os dias, e to precisando me quebrar todo pra fazer a obra.. Não adianta ser autoconfiante. Deus tem que quebrar nossa vaidade. Porque muitas vezes queremos apenas estar à frente, ser admirados, ser referência, ser o messias, ajudando aos outros e eles olhando pra nós como se fossemos superiores, um profeta de Deus. Mas temos é que sumir. E tenho que aprender isto, assim como você.

O braço de Deus não encurtou. E se Deus quiser te colocar onde Ele quiser, Ele vai fazer. Porquê está se preocupando? Você tem o maior contato, o Dono do Universo, e você o está menosprezando? Se for da vontade dEle, você tem duvidas que pode chegar a ser a maior referencia mundial na sua área de atuação? Então porquê está preocupado? Ou Deus é Deus ou não é. O seu medo talvez pode ser que não seja esta a vontade de Deus. Eu não sei se é ou não. Só sei de uma coisa, Deus cumpre todas as promessas dEle e não precisa da nossa ajuda medíocre.. Lembra de Jacó? o usurpador? Deus cumpriu a promessa simplesmente por ser Deus e por ser fiel a Ele mesmo.

Espero que este email possa te ajudar um pouco brother..

Que Deus te abençoe muito e te direcione nesta nova jornada!!!

Abraços,

Daniel”


3 COMENTÁRIOS

  1. OK OBRIGADO IRMAO DANIEL QUE DEUS TE ABENÇOE COMO FUI ABENÇOADO COM ESSE ESTUDO… FUI REALMENTE TOCADO POR DEUS E AQUI ESTÃO AS RESPOSTA DE DEUS PARA MIM… OBRIGADO MESMO E QUE DEUS TE ABENÇOE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here