Muitas vezes olhamos para a nossa vida e não vemos nenhuma expectativa de melhora. Encontramo-nos num beco sem saída e possivelmente a visão que temos de nós mesmos é que não passamos de fracassados. Onde estão os sonhos de Deus para a nossa vida? Porque eles não tem se realizado? Será que sonhei além do que podia? Será que me deixei iludir? A resposta é não, o que acontece é que muitas vezes, subestimamos a nossa própria capacidade e passamos a sonhar o sonho dos outros. Porque investir tanto tempo em empreendimentos alheios? Porque não buscar o nosso próprio negócio? Claro que não é fácil, mas podemos olhar para Deus e aprender com ele. Como?
1. Precisamos buscar a Deus;
Quando Deus olhou para a terra, logo viu que era sem forma e vazia. E o que ele fez? Deus é inteligente, e não fez planejamentos em longo prazo, pelo contrário, ele foi cuidadosamente criando. E o que ele primeiramente fez? Viu que estava tudo em trevas, tudo escuro; o primeiro passo foi criar a luz. Eu diria com isso que como diz o ditado popular: “Há sempre uma luz no fim do túnel”.
Independente de qualquer que seja a sua situação neste momento, o primeiro passo é: Ir em direção à luz, para que possamos futuramente enxergar as oportunidades que nos aguardam. Quando estamos no escuro, porta fechada e aberta não fazem diferença, até porque não as vemos. E aí você pode até perguntar: Como faço isso? Não é tão difícil. Precisamos manter a nossa vida diante de pai celestial, Jesus é a luz, quando andamos de acordo à sua vontade, somos direcionados a seguir o caminho certo.
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” (João 12:35)
Sendo assim entendemos que para dar início a qualquer empreendimento é necessário buscarmos a luz – JESUS, através da qual, podemos enxergar verdadeiramente as oportunidades que nos aguardam. A palavra é clara quando nos diz: “… porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5) Sem Deus nada podemos fazer.
2. Precisamos nos separar de pessoas cujos propósitos são opostos aos nossos;
O Próximo passo é separação. A bíblia é clara quando diz que luz e trevas não se unem. Deus no início fez separação entre as trevas e a luz. “e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” (Gênesis 1:4)
Se Deus fez separação entre a luz e as trevas; entendemos que luz e trevas não andam juntas. Pois, cada uma, busca de determinada forma sobrepujar a outra. O que quero dizer com isso? Antes de iniciar qualquer tipo de negócio, escolha de maneira cuidadosa seus sócios e seus parceiros. Toda parceria para dar certo é necessário de antemão que ambos andem de comum acordo. Lembre-se: Trevas com trevas e luz com luz.
3. Precisamos separar a vida pessoal da vida profissional;
“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão às águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.” (Gênesis 1:6-9)
Entendemos que é de suma importância que haja separação entre a vida pessoal e a vida profissional. Cada um no seu lugar, cumprindo o seu papel. Nunca misture amizade, casamento, parentesco, religião, política e ideologias com o seu negócio, ou sua vida profissional. Lembre-se sempre que se quisermos de fato ser bem sucedidos temos que aprender a colocar cada coisa em seu devido lugar, existe hora e ocasião para tudo. Um negócio é sempre uma permuta, onde compreendemos que assim como outras pessoas precisam de nós, nós também precisamos de outras pessoas. Á água tem sua serventia, assim como a terra seca também, ambas só precisam estar cada um em seu lugar, de outra forma sempre haverá prejuízos. Por exemplo, quando chove demais, e as águas dos rios e mares ultrapassam seus limites, com certeza trazem prejuízos e quando não chove por um determinado período, as águas começam a baixar e a terra seca aparece em seu lugar, isso também traz sérios prejuízos.
4. Precisamos buscar parcerias;
“E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.” (Gênesis 1:11)
Todo negócio ou ambiente de trabalho é formado por pessoas que em conjunto trabalham em prol de um objetivo comum, o alcance de seus objetivos. E para isso tudo é feito em parceria. Entendemos que a terra produz ervas, mas para o crescimento e desenvolvimento destas ervas, será necessário água. Sendo assim é de suma importância entender à necessidade das parcerias. Para que o nosso negócio cresça ou para crescermos profissionalmente em nosso ambiente de trabalho temos que aprender a reconhecer a importância das parcerias, bem como do papel de cada um, para que os resultados sejam sempre positivos, 1 + 1 = 2 de outra forma podemos mudar a equação, 1 – 1= 0.
5. Precisamos aprender a respeitar hierarquias;
“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra.” (Gênesis 1:14-17)
Assim como entendemos a necessidade das parcerias, não podemos esquecer de que existem Hierarquias. Muitas vezes teremos alguém acima de nós e precisaremos respeitá-lo como tal. O sol é maior que a lua, a lua maior que as estrelas e por aí vai. Mas todos independente do seu tamanho, cumprem o seu papel com excelência e cada um brilha e controla o seu ambiente. Quem já não presenciou no final do dia o sol se pondo, para que a lua entre em cena? Isso nos ensina a compreender que em determinadas situações precisaremos recuar para que outras pessoas desenvolvam o seu papel, de outra forma, estaremos invadindo o espaço alheio. Um verdadeiro líder sabe a hora de recolher e deixar o seu liderado fazer o seu papel. Todo bom liderado sabe a hora de se render as ordens de seu líder.
6. Precisamos olhar para o que falta;
“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.” (Gênesis 1:20-25)
O objetivo de toda empresa e de todo bom profissional é crescer, e isso significa alcançar resultados positivos. Para que isso ocorra é de suma importância ter visão. Não descobriu que tipo de negócio deve montar? Olhe ao seu redor e não observe o que tem, faça como Deus e veja o que falta. Logo Deus olhou para o mar e viu que faltava algo, assim criou para o mar baleias e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram. Olhou para o céu viu que também faltava algo e criou as aves. Olhou para a terra e percebeu que necessitava de algo, criou animais, répteis, gado etc.
7. Precisamos encontrar o público alvo;
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
Depois que criou tudo o que faltava, Deus buscou alguém que usufruísse de tudo aquilo. Assim como Deus é interessante montarmos o nosso negócio e depois buscarmos o público alvo, ou seja, precisamos buscar pessoas que necessitam dos nossos produtos e serviços.
Mônica Bastos