Tudo o que pertence ao reino natural pode ser desvendado e detectado pelo homem. Mesmo as coisas invisíveis do citado reino, como as ondas eletromagnéticas, os gases, as células, os átomos. Mas não lhe é dado desvendar o reino espiritual por processos naturais.
Já se ouviu falar em detector de espíritos? O espírito pertence a uma outra dimensão que não é pertencente ao universo material e físico. Espírito não ocupa espaço e não está sujeito ao tempo. Lembram que havia centenas de demônios habitando a um só tempo no corpo do endemoninhado gadareno?Assim, há somente um meio de se discernir os espíritos.
E este meio é o próprio espírito, porque aqueles que têm a habitação do Espírito Santo podem manter comunhão espiritual com outros que tenham também o Espírito. Podem perceber também a presença de espíritos malignos opressores tentando lhes furtar a referida comunhão. Deus é puro espírito. Não possui corpo físico. Não tem olhos e nem ouvidos de carne, mas tudo vê e tudo sabe. Ele é o espírito de onde todos os demais procedem. Somente na comunhão com ele os espíritos criados podem ter vida plena e possuírem as faculdades que pertencem ao espírito divino. Por conseguinte, fora da união com ele os espíritos são cegos quanto às realidades espirituais celestiais porque estão em profundas trevas que são definidas pela expressão morte espiritual; pois lhes falta esta capacidade de discernimento do reino espiritual divino e celestial.
Conclusão:
Nunca. É impossível, conforme foi demonstrado.