No estudo anterior vimos que Deus não nos dá nada de mão beijada, o que Deus quer de nós é fé nEle, fé que o povo de Israel não demostrou no deserto por diversas vezes, onde viviam murmurando e reclamando de Moisés.
Finalmente em Números no capítulo 13, o povo, depois de algum tempo, chegaram próximo às terras de Canaã, então Moisés envia doze espias para averiguas a terra, e por lá ficaram quarenta dias. Após voltarem, hei os relatórios; dez deles falaram de todas as dificuldades que iriam enfrentar, e diziam que não iriam vencer, porém outros dois, Josué e Caleb, também viram tudo isso, porém também viram que a terra era ótima, havia uvas enormes, a terra manava leite e mel. Os dez espias falavam que o povo de Israel era gafanhoto perto dos gigantes que ali viviam.
Mas o fato é que estes dez espias contaminaram todo o povo, e houve muita murmuração, como era de costume, porém essa a consequência foi maior. No capítulo 14 de Números, Deus se ira novamente com o povo e diz a Moisés no Vs. 11 e 12 “… Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles? Eu os ferirei com praga e os destruirei, mas farei de você [Moisés] uma nação maior e mais forte”. Moisés com muito amor ao povo intercedeu junto a Deus, para que Deus não fizesse isto, e Deus então escuta a oração de Moisés, veja a tamanha comunhão que Moisés tinha com Deus a ponto de conseguir mudar a ideia de Deus. Então Deus resolve que o povo ira andar ano deserto até que todas as pessoas que tinha mais de 20 anos morressem no deserto, só então o povo iria entrar em Canaã, apenas Josué e Calebe escapariam desta punição.
Mais uma vez a falta de fé do povo, impediu de conquistarem a benção, eles iam ter que lutar contra seus inimigos, mas Deus já tinha dado a vitória para eles. Mais uma vez esqueceram-se dos sinais que Deus já tinha operado durante todo este tempo no deserto, e agora pela duvida e incredulidade, deixaram escapar a benção. Quando Deus estiver nos conduzindo temos que aprender que ainda que o caminho pareça difícil, se Ele está conosco, a vitória já é nossa, basta obedecermos a ele. Depois de ouvir a sentença, quiseram então ir lutar, mas Deus os advertiu que não iria com eles, e mesmo assim alguns deles foram e morreram nas mãos dos inimigos. Se Deus não estiver na guerra, em vão os guerreiros lutam. Quem dá a vitória é sempre Deus. “Se o Senhor não guardar a casa, em vão vigia a sentinela” (Salmo:127:1). Temos que estar em obediência para conquistar as bênçãos de Deus.
Pela desobediência o povo teve que andar quarenta anos no deserto até que toda a geração incrédula morresse, então uma nova geração se formou, e então Deus manda Moisés preparar o povo novamente para entrar. Porém não seria Moisés que levaria o povo e sim Josué, pois nem mesmo Moisés entraria na terra, pois em Números 20: 11 e 12, ele desobedece a Deus ao bater com a vara duas vezes no monte para que dali saísse água. Muitos vão dizer que Deus foi injusto com Moisés, depois de tudo que ele já tinha feito pelo povo. Eu tenho uma visão que Deus conhece nosso limite, e sabia que Moisés já estava exausto, e já não iria aguentar ter que levar este povo até dentro de Canaã, pois ainda houve muito luta até chegar dentro de Canaã. Eu brinco que se Moisés tivesse continuado a levar o povo, ele mesmo ia matar essa gente, pois não ia aguentar tanta reclamação. Mas Deus permitiu que Moisés visse de longe a terra.
Josué com muita bravura conduziu o povo até a conquista da cidade de Jericó, e finalmente o povo venceu a guerra com ajuda de Deus e agora sim chegaram à liberdade. Com esta ultima parte bem resumida, quero deixar a lição que possamos confiar em Deus, muitas vezes Deus retarda bênçãos para nós por não estarmos ainda preparados para receber. O nosso maior alvo é salvação e ela é conquistada dia após dia, não podemos remar, remar e remar e morrer na praia, quantas pessoas estão se desviando da fé, não estão confiando em Deus, estão achando difícil o caminho. Por isso não desista continue confiando em Deus, obedeça e creia nEle, que a vitória irá ser sua. Essa história resumida nestes três estudos é muito rica, leia os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, e você tirará várias lições, e maior delas com certeza será perseverar, perseverar e perseverar em Deus, pois o que ele prometeu ele irá cumprir, a única coisa que ele nos exige é obediência aos seus estatutos.