Capa

Cristãos sem Igreja

Comments (34)
  1. Vinicius disse:

    É verdade irmão Daniel , obrigado por publica esses estudo que edificou minha vida 😉

    1. Observador disse:

      .
      .
      .

      Em Hebreus 13:17 a palavra de Deus ordena que o cristão seja submisso ao seu pastor. Isaías descreve sobre “ovelhas que se desviavam cada uma pelo seu caminho”. Pedro foi nomeado a apascentar o rebanho e logicamente viriam seus sucessores.

      Por mais idéias que existam em contrária, não se pode provar que Deus pense diferente disto: ovelhas sendo conduzidas por homens a quem ele escolhe.

      Se Deus não te escolheu para pastorear, só lhe resta ser “pastoreado”. Seu lugar é como ovelha no rebanho. Ovelhas sem pastor, jamais provaremos isto na bíblia.

      Dizer que Jesus é o seu pastor está correto, do ponto de vista celestial. Dizer que isto resolve tudo é ignorar as palavras de Cristo quando nomeou Pedro.

      Aqueles que não aceitam um líder hoje, com toda certeza não aceitariam Pedro como seu pastor se vivessem naqueles dias. Do contrário estariam se contradizendo. Não aceitando Pedro, estaria estampada a insubmissão contra o próprio Cristo!

      Fica claro então que insubmissão se constitui o grande problema da maioria destas pessoas.

      Joio e trigo permanecerão juntos por ordem do Mestre! Até que no tempo certo ele use a pá e limpe a sua eira!

      1. Érika disse:

        Mas acontece que o mundo em que vivemos hoje é completamente diferente. Antigamente Deus tinha uma ligação mais “explícita” com seus escolhidos. Hoje em dia, quem se auto denomina como o “escolhido” pode não passar de um falso profeta… Como seremos submissos a líderes que estão claramente mentindo para o povo?! Deus também mandou que. Então estamos num impasse…. o que temos que ter, é discernimento pra não sermos enganados e cultuar algo que não seja, nem venha de Deus. E mais discernimento ainda pra reconhecer quem realmente é um ungido de Deus e assim respeita-los como verdadeiro líder espiritual.

  2. HUGO disse:

    Shalom

    Não necessitamos da intermediação de nenhuma igreja para termos relacionamento com Deus; Ele está interessado no ser humano e não no fato deste pertencer a alguma entidade religiosa. Se há cristãos decepcionados com as suas igrejas é porque há algo de errado nestas igrejas. Daí vem a seguinte pergunta: CONTINUAR DENTRO DESTAS IGREJAS NÃO FAZ DE VOCÊ UMA PESSOA CONIVENTE COM ESTES ERROS? PENSE NISSO. Se necessário for, saia da igreja, mas nunca deixe de adorar e conviver com Deus. Infelizmente, a igreja, no meu ver, já se tornou uma instituição falida e corrompida.

    Lehitraót

    1. Fernanda disse:

      Hugo,

      você tem razão em dizer que não precisamos da igreja para adorar a Deus, pois o prórprio Jesus disse (em resposta à samaritana sobre o local em que deve ser adorado): que chegou a hora em que os verdadeiros adoradores não adorarão no monte nem em Jerusalém, mas adorarão ao Pai em espírito e em verdade. É por isso que eu discordo daqueles que dizem que vão à igreja para adorar a Deus como propósito. Embora possamos adorar e orar juntos, o objetivo de ir à igreja não é esse. O objetivo de ir à igreja é de amar e ajudar aos outros. Eu não posso dizer que amo meu irmão se eu nunca estou perto dele para ajudá-lo ou para demonstrar isso, pois é pelos frutos (pelas obras) que provamos quem somos. Foi o próprio Jesus quem disse: e conhecereis que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros (e não por adorar). Não vamos à igreja por causa de Deus (para adorar), mas por causa dos outros (para amar uns aos outros). É por isso que existem muitas igrejas diferentes: o Deus é o mesmo, mas as pessoas não. Precisamos estar naquela em que as pessoas tem a mesma fé que eu (doutrinas, costumes, estilo organizacional da instituição, etc), que concordamos com as mesmas coisas, para que possamos nos dar bem da melhor maneira possivel, evitando ao máximo conflitos.
      P.S. quando falo em igreja, não me refiro à instituição (prédio, estrutura, etc), mas ao grupo de pessoas que levam por nome de cristãos.

      1. Gero Pinheiro disse:

        Se voce considerar como irmãos apenas àqueles que vivem dentro de uma igreja, de um grande templo como voce, então porque dizer amar ao próximo como a si mesmo? O proximo não necessita frequentar a mesma igreja que frequentas, pois os vemos frequentemente em nossas ruas, em nossas esquinas, jogados à eira, neste frio, sem agasalhos, sem cobertas, sem cobertores. Faço da minha casa em reunião com meus irmãos minha propria igreja. Se, ser desigrejado é não frequentar um grande templo, uma grande instituição (que o que mais se vê hoje em dia) prefiro continuar assim.

    2. Denise Parahyba disse:

      Tinha pensamento semelhante, contudo, uma vez ouvi interessante comparação sobre a temática que mudou meu entendimento: igreja como fogueira, e cristãos como os gravetos que fazem a fogueira ficar acesa.

      O que ocorre com um graveto fora da fogueira, é que ele tem fogo no início, mas com o passar do tempo, em razão das condições climáticas ao seu redor (vento, chuva, etc) ele vai esfriando e o seu fogo inexoravelmente apaga.

      Assim será o cristão fora da igreja. Logo que sai, ele tá ardendo em fé, mas com o tempo, com os problemas da vida, sem estar na igreja se alimentando/compartilhando junto com os demais irmãos sobre a Palavra e ação de Deus, ele começa a fraquejar na fé até que esta se esfria totalmente.

      Sobre o assunto, é bom se ver o seguinte txt neo testamentário:

      HEBREUS:
      10:24 E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,
      10:25 NÃO DEIXANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO, COMO É COSTUME DE ALGUNS, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

      1. jose souza disse:

        a historia da fogueira e do graveto é velha e tendenciosa, pois ao inves de apontar jesus como aquele do qual o cristão não se pode afastar, mostra é a igreja a qual nos dias de hoje não passa de um sistema onde alguns poucos se acham mais iluminados que outros ao ponto de assumir posição de superiores, chefes, patrão, e que no exercício, mandam e desmandam, poe e despõem da vida de alguns menos esclarecidos. jesus deveria estar enganado quando disse que: ele é o caminho e a verdade e a vida, e que ninguém vem ao pai senão por ele. pense nisto e ate mais.

      2. Eric disse:

        O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
        Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
        Atos 17:24,25

    3. Allan disse:

      pensar assim e pedir a Deus um relacionamento direto e a grande massa evangelica nao concordara ,eu tenho a mesma visao.

  3. Daniel, você tem razão, mas o que vemos hoje não é um corpo unido, uma igreja genuína, como a primitiva, e o que se prega não é que devemos estar no corpo, mas fazer parte de um rótulo denominacional, ter um lugar para prestar serviço, proporcionando crescimento e destaque a tal denominação, ofertarmos e dizimarmos, e é justamente isso que tem afastados pessoas que ansiavam em seus corações por verdades bíblicas sendo vividas por homens que se dizem servos, mas que no final acabam sendo desmascarados, com o correr do tempo.

  4. O Pr. Daniel foi bastante feliz em sua colocação: “É possível ter um relacionamento com Deus sem o Corpo de Cristo? Não.” Aí, ele fecha as duas questões, de maneira absolutamente correta, com base na Palavra de Deus. Realmente, podemos adorar a Deus em qualquer lugar, pois o crente é a habitação do Espírito Santo (1 Co 6.19), porém não podemos esquecer de que a igreja é o “Santuário de Deus”(1 Co 3. 16, 17). Por isso, com relação à indagação do Hugo ”CONTINUAR DENTRO DESTAS IGREJAS NÃO FAZ DE VOCÊ UMA PESSOA CONIVENTE COM ESTES ERROS? PENSE NISSO.”, é possível entender sua indignação com o que realmente acontece em certas igrejas, mas não podemos concordar com a generalização desta vergonha, quando ele afirma: “Infelizmente, a igreja, no meu ver, já se tornou uma instituição falida e corrompida.” E, que ele nos permita dizer, a solução sensata não está em abandonar a igreja, mas expulsar aqueles que tentam corrompê-la (1 Co 5.13).
    Quanto à colocação do Francisco Mafra, “homens que se dizem servos, mas que no final acabam sendo desmascarados, com o correr do tempo.”, podemos lembrá-lo que Jesus é o único fundamento da igreja e que os crentes são chamados para edificar sobre este alicerce. “Vejo cada um como edifica sobre ele” (1 Co 3.10 e v. 12).
    Concordamos com a Fernanda em “O objetivo de ir à igreja é de amar e ajudar aos outros. Eu não posso dizer que amo meu irmão se eu nunca estou perto dele para ajudá-lo ou para demonstrar isso, pois é pelos frutos (pelas obras) que provamos quem somos.” porque a verdadeira adoração é um estilo de vida interessado em promover a glória do Senhor (1 Co 10.31, 32).

    1. vanderson disse:

      bom nesse caso acho q sim devemos fazer parte do corpo de cristo
      + acreditoq posso fazer isso sem precisar ir a igreja ,fazendo reuniões
      em casa visitas aos irmãos tem irmão q conheço q numca fui a igreja deles
      nem por isso deixo de ajudalos no q eu puder fazer,eu só acho que
      esse caso de ir a igreja esta mal enterpretado com todo respeito,
      ate pq devemos amar a tds mesmo quem ñ frequenta a mesma igreja!
      apaz

  5. lucilene honorato disse:

    Também estou triste,mas não com a igreja…a minha é uma bênçao.Prega a palavra,o amor as pessoas,ajuda os pobres, em fim tudo que eu esperava de uma igreja evangelica eu encontrei na minha.O que não vejo é esse amor nos membros da igreja,quantas vezes precisei de ajuda
    e recebi palavras distorcidas,coisas que nunca vi meu pastor dizer e nem esta na biblia.
    Porque as pessoas estão tão amargas,muitas vezes recebemos mais amor daqueles que nunca
    passaram nem na porta de uma igreja.
    Nunca vou deixar esse Deus maravilhoso,e sei que não posso olhar para os outros e sim para Jesus,mas é só um desabafo.

  6. Valdeir disse:

    Uma vez eu li que um missionário inglês foi evangelizar o Mahatma Gandhi, e quando terminou toda a sua argumentação, Gandhi lhe respondeu o seguinte: “No seu Cristo eu creio, mas no seu cristianismo eu não creio…”. Talvez seja exatamente isso que está acontecendo, as pessoas olham para as igrejas e não conseguem ver a Cristo, estão vendo apenas um monte de defensores implacáveis de um cristianismo institucionalizado. Precisamos mais de Cristo e menos cristianismo…

    1. Denise Parahyba disse:

      Ora, mas isso não é novo não, vem desde o nascedouro da igreja cristã. É o material humano defeituoso com quem Deus tem de trabalhar mesmo! Quem critica tá se julgando melhor dos que os que são criticados. Ufa, ainda bem que Deus é misericordioso. Ai de nós, se ele fosse como tais críticos!

      Na Bíblia vemos, por exemplo, Pedro sendo repreendido por Paulo o caçula da fé cristã entre os apóstolos:

      GÁLATAS
      2:11 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
      2:12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
      2:13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação.
      2:14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

      Depois vemos o próprio Paulo caindo em contradição quanto à defesa que fez da desnecessidade da circuncisão para a fé cristã:

      ATOS
      16:1 E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
      16:3 Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

  7. Queridos,

    meu objetivo não é dizer que não devemos congregar em uma igreja, em uma denominação. Pelo contrário, o Corpo de Cristo está dentro e fora da denominação. Ele não se limita a isto e não é limitado por ela. Porém é imprescindível que o cristão congregue de alguma forma. Porque mesmo que digamos que o corpo é invisível, e isto é verdade, é necessário que ele aconteça de forma visível.

    Sem a igreja, não há possibilidade de crescimento espiritual para o cristão. Deus nos dá os dons para edificação própria e da igreja. Se não estivermos congregando não estaremos exercitando nossos dons e desta maneira não cresceremos espiritualmente e nem abençoaremos as pessoas.

    Que Deus nos ajude a buscar a koinonia (comunhão) do Espírito.
    Abraços,
    Daniel

  8. ANTONIO TADEU disse:

    Até onde eu sei, JESUS nunca orou em templo ou sinagoga…suas oraçoes registradas na biblia eram em montes ( isso não quer dizer que devemos orar em montes) como fazem os falsos profetas dos dias de hoje.
    Se JESUS voltasse hoje e porventura entrasse em alguma sinagoga destas que tem por ai, seja dos “macedoseus”, “santiagoseus”, “malafaseus”, “soareseus”, “bentoseus”…entre outros, ELE iria fazer a mesmo coisa que fez no templo, mas ao inves de soltar pombras, carneiros e gado miudo, chutaria , cds, dvds, livros, revistas, jornais e etc…

    1. Denise Parahyba disse:

      Antônio Tadeu,

      Só tem um probleminha na sua tese, pois ela confronta o que Jesus disse:

      MATEUS 21:13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.

      Além do mais, Jesus tinha o costume de frequentar as sinagogas, para onde pregar, e também certamente orar, vja:

      LUCAS:
      4:14 Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.
      4:15 E ENSINAVA NAS SINAGOGAS, e por todos era louvado.
      4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, SEGUNDO O SEU COSTUME, na sinagoga, e levantou-se para ler.
      4:17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito

      1. vanderson disse:

        sim isso ñ quer diser q somos obrigados é lei ir a igreja
        só q ir é bom faz bem melhor 1 dia nela do q mil fora dela,
        + ñ quer dizer q quem ñ vai ñ sirva a Deus do jeito q Deus quer !
        apaz

  9. Valdeir disse:

    Não se esqueça que a casa de Deus são as pessoas, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas

  10. BET disse:

    Comida;mercado.remédio;farmácia.pão;padaria.dinheiro;banco.doente-material;hospital .e assim em diante….ALIMENTO PARA A ALMA? IGREJAS.LÁ TEM A PALAVRA CERTA PARA O CAMINHO CERTO DA VIDA.JESUS CRISTO.ouvir por pregadores preparados por DEUS,para nos orientar.e como saber? se este ou aquele estar ou não preparado? calma.DEUS,lhes mostrarar,é simples, assim.amém.

  11. JOSÉ CARLOS disse:

    Caros irmãos, não chegaremos a nenhum consenso, sabem porque? porque é o homem que está falando e a sua resposta é a melhor.
    Vou mostrar como é formada a igreja perfeita que vai brilhando até se fazer dia; para vçs.
    É aquela que esta com Cristo, e é composta de: grosseiros pescadores ou trabalhadores(Pedro, João, etc), intelectuais(Felipe), cobrador de impostos(Matheus), ladrão(Judas Iscariotes , Ah lembre-se que Jesus o chamou de amigo) e outros que nos dias de hoje poderíamos dizer, professores, enfermeiros, macãnicos, etc. Então não queiram criticar ou maldizer, mas seja uma benção onde vç estiver plantado. D’us disse a Abraão quando viu a sua entrega: Sê tú(quer dizer seja voçê se o outro não quiser) uma benção.
    Não fique mudando de igreja, pois nas outras também haverá seus defeitos. Eu aprendi algo com meu pai que foi agropecuarista: ” Arvore que muda sempre de lugar, nunca vai dar frutos”. Entenderam? Analise esta frase.
    SÊ TU UMA BENÇÃO ONDE VOÇÊ ESTÁ, E FAÇA A DIFERENÇA, POIS DEUS PRECISA DE VOÇÊ NESTE LUGAR.
    Um ósculo santo de um humilde servo D’Áquêle que é grande, JESUS CRISTO O SALVADOR

    OBS. QUERIDA DANYELA, NÃO LHE CONHEÇO, SEI QUE TENS RESPOSTAS EMBASADAS NA PALAVRA, MAS QUANDO SE ESTÁ COM A MENTE CAUTERIZADA, NÃO VAI ADIANTAR NADA. DEUS ABENÇOE A NÓS TODOS.

  12. JOSÉ CARLOS disse:

    DANIEL, CONTINUE, EM TEMPO E FORA DE TEMPO.

  13. JOSÉ CARLOS disse:

    DENISE PARAYBA, PARABÉNS CONTINUE, MS SEMPRE EMBASADA NA PALAVRA.

  14. GRACIELA disse:

    uma ávore para dar frutos precisa ser plantada em terreno bom e esse terreno, é a palavra de Deus.o que acontece é que as igrejas interpretam a bíblia cada uma a sua maneira e aí vira uma torre de Babel e ninguém mais se entende.Não podemos nos conformar com erros doutrinários,com legalismos e tantas coisas que impedem a operação do Espírito Santo e,ao invéz disso, quem opera é o espírito de engano.Deus quer que tenhamos discernimento, nos deu cabeça pra pensar,não é porque todas estão erradas que eu vou ficar no erro,prefiro chamar os irmãos que estão iconformados e orar em casa.É o que estamos fazendo e Jesus está nos abençoando, rompemos com esse sistema, ficamos com as escrituras.

    1. vanderson disse:

      legal gostei é o qeu pretendo fazer ,
      acho isso + correto Deus te abençoe!

  15. Roan disse:

    Igreja são mais de um, o Apostolo Paulo ao escrever para a Igreja de Corinto nós deixa muito claro qual é o modelo de Igreja de Cristo.
    1 corintios 12:13 “Cada um de nós é membro desse corpo único de Cristo”, veja nós somos membros de um corpo, e para fazer parte de um corpo é necessário ser um membro.
    Dr.Lucas ao escrever Atos dos Apostolos também nós deixa um modelo de Igreja.
    Atos 2:44 “Todos os que criam estavam juntos e unidos e tinham tudo em comum”. Todos os irmãos estavam juntos,vivendo em união, todos tinham tudo em comum. Ser igreja,é ser mais de um ,é ser corpo de Cristo. Temos que parar com a analise sem fudamento, dizendo que podemos ser Igreja sozinhos, uma coisa é que todos nós somos templo do Espirito Santo. Outrar coisa é dizer que eu posso ser Igreja sozinho.

  16. agente so aceita cristo se levantar as maos numa igreja?se falar dentro da nossa casa q jesus e o nosso senhor e salvador e confersar a ele q somos pecador e q prescisamos dele. ele ñ vai nos salvar?quem sao os impios?sao os q tao fora de igrejas?eu creio no meu jesus pois ele tem mim respondido as minhas oraçaes ame q a paz do nosso jesus cristo esteje com nosco.

  17. vanderson disse:

    olha concordo !ñ é obrigatorio ir a igreja,des de q estejamos em comunhão,
    eu ja congregei muinto em uma igreja por muitos anos me batizei la era musico de la,
    e sinceramente ñ vejo nessecidade de ir para louvar a a Deus e estar em comunhão com os irmão por que ate hj eu tenho essa comunhão,oro com eles e por eles e por tds q passo
    e ñ me sinto cobrado a Deus por isso,só pra começar te igreja q prega o AMOR + ñ exersse,tbm ja q a igreja tem q estar em comunhão então pq placa jesus chamava a os templos de “CASA DE ORAÇÃO” ,apesar de gostar muito de visitar as igreja ñ pretendo ser mebro de nenhuma.
    bom acredito ser bom ir + ñ obrigatorio só isso apaz!!!!!!!!11

  18. aritotelesalmeida disse:

    Obrigado! me edificou muito.

  19. eric disse:

    Vocês confundem igreja com denominação Jesus fundou a igreja Cristã e os homens vivem fundando denominações religiosas. Lutero já dizia existe salvação fora da igreja romana( mais uma denominação) mas não fora de Cristo.

  20. Abrajo Servo disse:

    Estou viajando pelo Brasil e estou procurando me reunir com. Cristãos sem igrejas para orarmos juntos e compartilhar testemunhos
    Por passem meu email para os irmãos que tiverem interesse

  21. Samuel Batista souza disse:

    Eu quero conhecer esse Jesus da Bíblia, pq eu não consigo vê ele nas igrejas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.