A crítica logo surge quando sonhamos. Desde os tempos bíblicos, desde o início da história dos homens, vemos homens que foram marcados pelas conseqüências de sonharem com algo, com um ideal, um mundo melhor ou com alguma atitude necessária à sua época.
Os sonhos mais profundos do homem, aqueles que nos fazem meditar e desejar um mundo melhor, aqueles que nos dão força e motivação para seguirmos o dia-a-dia, geralmente são desde o início massacrados com mensagens de desesperança, medo e frustração.
Homens frustram homens por terem sidos frustrados anteriormente e esse ciclo vicioso aos poucos mata nossa sociedade e a faz viver sem sonhos no pesadelo que é a realidade humana. Triste, sombria, dolorosa e solitária. Porém, como cristãos, devemos nos perguntar além dos limites humanos, devemos desejar a resposta de Deus também a essa pergunta, para sabermos como nos comportar como cristãos.
E a pergunta é: cristãos podem sonhar?
A inauguração do Templo de Salomão foi majestosa. Instrumentistas com novos instrumentos cantavam o hino composto pelo Rei Davi, o povo reunido de ponta a ponta de Israel para celebrar a vida e misericórdias do Senhor, que os havia livrado da peste e assim lhes mostrado o local exato para o templo.
Nessa grande inauguração o Rei Salomão começou a falar e lembrou algo importantíssimo para o povo, lembrou do começo da construção desse Templo, desde o desejo de Davi. Ele disse
“Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto tiveste no teu coração o edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste de ter isto no teu coração.”2Cr 6.8
Poderíamos citar diversas lições valorosas sobre a construção do Templo, sobre as orações voltadas ao Senhor, sobre a nuvem de glória que encheu o Templo, sobre a presença da Arca da Aliança, sobre os sacerdotes vestidos de salvação e diversos outros fatos, mas o que quero falar hoje é sobre sonhos.
A construção do Templo não começou com o primeiro fundamento alicerçado, também não começou com a primeira pedra colocada, não começou tampouco com a escolha de lugar. O Templo começou a ser construído no coração de Davi, no sonho de ter a Arca em um local próprio para o “estrado dos pés do Senhor”, como ele mesmo o diz.
Hoje nossa sociedade, pelo aumento da iniqüidade e pelo esfriar dos corações, deixou de sonhar, deixou de amar a vida e tentar vivê-la com dignidade e abundância. Mas o que Deus pensa sobre isso? Será que o Senhor deseja que deixemos nossos sonhos?
De maneira alguma.
O Senhor disse a Davi que Ele fez bem em ter aquilo em seu coração, que ele fez bem em sonhar com aquele Templo e, mesmo não sendo Davi quem iria construí-lo, que fez bem somente em ter no coração aquele sonho.
Irmão e irmã, não sei quais seus sonhos, quais são suas pretensões, mas sei que se forem justos e corretos aos olhos do Senhor, o Senhor não será aquele a frustrar seus sonhos, pelo contrário, ainda que não seja você a cumprir ou ver a realização de tais sonhos, o Senhor se agradará somente desse desejo de seu coração.
O Senhor não nos desanima de sonhar, o Senhor não nos frustra em nossos sonhos, mas nos estimula a vivermos uma vida de grandes conceitos ideais, uma vida de sonhos de justiça e paz na Terra, os quais Ele mesmo usará para fazer o bem da humanidade.
Deus não só permite que cristãos sonhem, mas Ele ama sonhadores. Por isso, sonhe com a justiça, sonhe com a paz, sonhe com o amor e Deus o usará para fazer o bem nesse planeta, sendo sal e luz do mundo.