Constância na obra do Senhor

1

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58 RC)

Introdução:

Esta palavra tem como objetivo incentivar o servo de Deus a continuar firme e dedicado na obra do Senhor. Por vezes nos encontramos desanimados, mas Deus quer que prossigamos firmes, lembrando que vale a pena trabalhar para o Senhor.

1. As obras não salvam.

Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:22-23 RC)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
(Efésios 2:8-9 RC)

Mesmo sendo um crente dedicado na obra do Senhor, tenho que ter a consciência de que as obras não acrescentam nada na salvação que recebemos de Jesus. As obras não salvam. Somos salvos pela graça remidora de Jesus.

2. As obras testificam nossa fé.

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem {ou pelas tuas obras} as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. (Tiago 2:17-18 RC)

Temos a certeza de que as obras não salvam. Se elas não salvam por que então servir? Não para ser salvo, mas por ser salvo. Servimos por amar a Deus e em gratidão. Servimos, também, por amar ao próximo. Queremos compartilhar a salvação. Servimos para mostrar o quanto cremos.
3. As obras glorificam a Deus.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16 RC)

Quando servimos somos beneficiados. Mas acima de tudo nossa dedicação glorifica a Deus. Tudo que fazemos tem como objetivo exaltar a Jesus.

4. As obras começam em casa.

Este achou primeiro a seu irmão Simão e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). (João 1:41-42 RC)

Este texto é bem claro. André, ao conhecer Jesus, foi dizê-lo a Simão seu irmão. Muitos querem servir na igreja, no campo missionário e em outros lugares, mas não servem em casa. É em casa onde tudo deve começar. É em casa onde devo ser crente. Ninguém nos conhece melhor do que quem mora conosco. Em casa começa meu testemunho.

5. As obras devem ser feitas com alegria.

Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto. (Salmos 100:2 RC)

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Salmos 126:6 RC)

Servir a Deus não pode ser um peso para quem o faz. Penso que se for pra fazer de mau humor é melhor deixar que outro o faça. O crente tem que ter a consciência de que nossa alegria vem de Deus. Servir com o mesmo entusiasmo que o leva a fazer outras coisas. Muita gente acorda pela manhã totalmente feliz para se dirigir ao trabalho, mas fica indignado ao ter que levantar para se dirigir para a EBD.
Mesmo que tenhamos que servir a Deus com lutas e dificuldades, vale a pena, pelo fato de que frutos vão aparecer. Podemos ir com dificuldades, mas voltaremos colhendo os frutos.

6. As obras produzem bênçãos de Deus.

E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades. (Êxodo 23:25 RC)

Servir a Deus glorifica-o; mostra o quanto cremos Nele; o quanto o amamos e amamos as pessoas, mas também, somos beneficiados. Deus não é injusto. Se o servirmos de todo o nosso coração seremos recompensados ainda nesta vida.

Conclusão.

Se você está desanimado e pensando em desistir, reflita. Vale a pena servir a Deus. Não desista! Deus vai honrar toda a sua dedicação.


1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pelo texto!
    me ajudou bastante. Eu já estava ficando irado ao ter que ir para a igreja de novo e de novo. Mas agora alegro-me quando me dizem “vamos à casa do Senhor”. sl 122:1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here