Confirmado e Vacilante

3

Vacilante: Olha Confirmado, eu não vejo grande vantagem ou diferença prática na vida, entre ser fiel ou infiel a Deus. Quanta gente eu conheço que é crente, ou que pelo menos pensa que é, que frequenta regularmente a sua igreja, e que não está nem aí com o que seja a vontade de Deus revelada na Bíblia. Assim mesmo, elas afirmam que têm sido abençoadas por Deus. Na verdade, é mais fácil ver crente fiel passando por aflições, do que eles. E então, Confirmado… de que vale se esforçar para guardar os mandamentos de Deus já que no final das contas o bem e o mal sucedem neste mundo tanto ao fiel quanto ao infiel?

Confirmado: Você acabou de comprovar com estas palavras que é de fato verdadeiro o que a Bíblia ensina acerca da longanimidade de Deus. Ele é tardio em se irar, e nesta dispensação da graça tem adiado todo o juízo para o grande dia de ajuste de contas no Tribunal de Cristo, por ocasião da sua segunda vinda. Somente então será julgado todo o bem ou o mal que tivermos feito através do corpo aqui neste mundo. Vemos assim que há uma grande vantagem e diferença em ser fiel. E quanto ao fato de que é mais fácil ver crentes fiéis sendo mais atribulados do que os demais, isto é por conta do grande amor e misericórdia de Deus para com eles, que por meio de provações lhes aperfeiçoa fé e lhes conduz ao amadurecimento espiritual que lhes permitirá ter uma maior intimidade com ele.

Vacilante: Mas em relação à bênção? Quem vive de modo negligente, indiferente e deliberadamente contrário às ordenanças de Deus na Bíblia, pode dizer que tem tido, ainda assim, um viver abençoado por Deus?

Confirmado: Primeiro de tudo devemos entender o que significa a palavra bênção em sentido bíblico. Ela é vertida do grego eulogia, que significa literalmente “palavra boa” – eu: bom, logos: palavra. Seu sentido em aplicação nos diversos textos bíblicos se refere à palavra proferida para a realização de coisas boas em nossas vidas, especialmente as relativas às graças espirituais do evangelho em nossa transformação pessoal; de forma que um viver abençoado é aquele que agrada a Deus e traz a sua aprovação ao nosso comportamento. Não importa o que tenhamos a nosso favor ou contra, seja tristeza ou alegria; tribulação ou bonança, seja o que for; podemos dizer que temos um viver abençoado por Deus quando perseveramos na fé, em santidade de vida, guardando a Palavra do Senhor, com paciência, alegria e paz nos nossos corações, no poder do Espírito Santo.
E agora sou eu que lhe pergunto Vacilante: quem vive o oposto disto pode dizer que tem tido um viver abençoado por Deus?

Vacilante: Eu não sei responder ainda, porque tenho muitas dúvidas. Como pode ser explicada a alegria de viver que têm mesmo estes que vivem de modo infiel a Deus?

Confirmado: Aí estaremos entrando em outra esfera diferente. Isto nada tem a ver com o viver realmente abençoado ao qual nos referimos. Uma pessoa pode estar com a sua consciência tão insensível, endurecida e cauterizada quanto ao pecado, que pensa de fato que tudo o que ela faz, pensa, sente, diz ou deixa de dizer, é aprovado e correto. Ela se mede pela sua própria régua, e não pela régua de Deus e da Sua Palavra. Assim, como a consciência não lhe condena no que deveria reprovar, ela se sente livre e feliz, mas esta não é a verdadeira felicidade e alegria que procedem de uma fé não fingida e de um coração puro. Ela vive, por assim dizer, se autoenganando. E não podemos esquecer, como já dissemos antes, que toda essa infidelidade, seja ela consciente ou não, será passada em revista no dia do Juízo de Deus. Ninguém vive para si mesmo. Este comportamento traz no presente grande prejuízo para a causa do evangelho. É uma pedra de tropeço para que muitos não venham a abraçar a fé, pelo mau exemplo que veem no comportamento de tais pessoas. E muitos outros prejuízos e inconveniências poderiam ser citados, mas não é nosso propósito tentar esgotar este assunto agora.


3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia sr pastor td bm com o sr ? Ámen
    Aqui eh um jovem de Moçambique tenho lido muito
    do que o Senhor Deus
    tem lhe orientado para dar direcção a muito que
    precisam e eu também
    sou um dos que procuram uma ajuda se nao
    orientação espiritual, tenho
    me comportado mal com Deus isso porque tenho
    levado uma vida contraria
    dos ensimentos que tenho aprendido na Igreja, e por
    cerca de um ano e
    mes tou a viver com a mae da minha filha, aqui ha um
    hábito de uma
    cultura antiga de que se uma menina dorme fora de
    casa dos pais deve
    volter onde dormiu e viver la, ate que o homem que
    dormiu com ela ou
    os pais do rapaz que brinca com a menina se
    aproxime e se explique
    diante dos pais dela. E foi assim que tudo começou eu
    tava a
    conhece-la ainda quando na terceira semana ela
    dormiu na minha casa
    dai tudo começou, temos vivido mal e agora tamos a
    nos separar porque
    digo que nao amo ela, e primeiramente qua ela foi
    expulsa de casa era
    antes de ela engravidar tentei evitar ela e lutei para ela
    voltar em
    casa dos pais porque para mim era cedo demais para
    viver com ela mas
    nao tive sucesso diante disso porque meus pais nao
    concordaram nisso e
    ela também nao aceitou acabei cedendo pensando que
    iria dar certo mas
    so causei muito mal para ambos e agora a menina que
    temos vivo muito
    mal com tudo isso e nao sei o que eh certo ou errado
    ja orei mas nao
    resulta tento paraticipar em campanhas e prositos da
    minha igreja mas
    nao consigo nada tou miseravelmente angustiado,
    agoniado nao enxergo
    nada com um peso de consciência que nao passa! O
    que faço? Porque
    ficar com ela ja nao suporto e separar tenho peso de
    consciência. Peco
    ajuda urgente por favor!

    • Amigo, sei que o Pr. Também vai aconselhar, mas se me permite, Gostaria d lhe dizer algumas coisas…
      Começando pela tua idade, sendo jovem estas a dar ouvidos aos teus amigos que possivelmente te dizem que estas “preso” a um relacionamento e não podendo “aproveitar” a vida no que respeita mulheres (como disseste em Moçambique existe tradiçoes e liberdade nessa área, conheço um pouco Angola/moçambique).
      Não lhes des ouvidos, pois poderiam ser uteis antes de teres gerado a tua filha, que muito me alegro de saber que permitiste que ela nascesse! Mais te digo que se nascesse daqui a 10 anos o teu sentimento de incapacidade de a criares seria o mesmo que é agora.
      Deus espera que consigas vencer as tuas lutas, mas não em campanhas ou propositos,que não tem lógica nem sentido, no âmbito desta tua história de vida.
      mas assumindo a filha, Educando-a, Ensinando-a, e trabalhando para sustentar a família!
      Isto Deus espera de ti, e se fores sabio, pede a Deus capacidade, fertilidade na oração, bens e alegria, e a mão protectora do Pai para que tudo vá bem.
      Quanto á mulher, ou menina, casa com ela! E sustenta a família, não existe nenhuma oração ou jejum que faça Deus mudar essa vontade Dele, gerar famílias,assim como a que tu também ja tens.
      pois jamais Deus não será justo com vocês tres(tu a mae e a filha) quanto aos receios, são iguais aos de todos os homens antes de assumir uma responsablidade familiar parecida com a tua, de repente não parecemos mais livres…mas também não estamos presos, mas sim prestes a evoluir ou seja a subir ao próximo nível viver em família, de preferência com Deus no centro de todas as coisas, e ver as maravilhas de Deus agindo no seio da família.
      Deus te fez homem para seres um representante Dele na terra JUSTO e FIEL a Ele e ao próximo.

      E eu tenho a certeza que vais conseguir e o Senhor vai estar contigo em cada luta que travamos neste pouco tempo que passamos aqui…
      Deus te abençoe, te guarde e acima de tudo te deixe ver a Sua poderosa mao sobre a tua vida!
      Abraço.

  2. Amigo, sei que o Pr. Também vai aconselhar, mas se me permite, Gostaria d lhe dizer algumas coisas…
    Começando pela tua idade, sendo jovem estas a dar ouvidos aos teus amigos que possivelmente te dizem que estas “preso” a um relacionamento e não podendo “aproveitar” a vida no que respeita mulheres (como disseste em Moçambique existe tradiçoes e liberdade nessa área, conheço um pouco Angola/moçambique).
    Não lhes des ouvidos, pois poderiam ser uteis antes de teres gerado a tua filha, que muito me alegro de saber que permitiste que ela nascesse! Mais te digo que se nascesse daqui a 10 anos o teu sentimento de incapacidade de a criares seria o mesmo que é agora.
    Deus espera que consigas vencer as tuas lutas, mas não em campanhas ou propositos,que não tem lógica nem sentido, no âmbito desta tua história de vida.
    mas assumindo a filha, Educando-a, Ensinando-a, e trabalhando para sustentar a família!
    Isto Deus espera de ti, e se fores sabio, pede a Deus capacidade, fertilidade na oração, bens e alegria, e a mão protectora do Pai para que tudo vá bem.
    Quanto á mulher, ou menina, casa com ela! E sustenta a família, não existe nenhuma oração ou jejum que faça Deus mudar essa vontade Dele, gerar famílias,assim como a que tu também ja tens.
    pois jamais Deus não será justo com vocês tres(tu a mae e a filha) quanto aos receios, são iguais aos de todos os homens antes de assumir uma responsablidade familiar parecida com a tua, de repente não parecemos mais livres…mas também não estamos presos, mas sim prestes a evoluir ou seja a subir ao próximo nível viver em família, de preferência com Deus no centro de todas as coisas, e ver as maravilhas de Deus agindo no seio da família.
    Deus te fez homem para seres um representante Dele na terra JUSTO e FIEL a Ele e ao próximo.

    E eu tenho a certeza que vais conseguir e o Senhor vai estar contigo em cada luta que travamos neste pouco tempo que passamos aqui…
    Deus te abençoe, te guarde e acima de tudo te deixe ver a Sua poderosa mao sobre a tua vida!
    Abraço.

  3. Comentário:az esteja convosco!
    Caríssimo #Artur_Reginaldo_Massango#, rica declaração tu fizeste, e com um ponto interessante: – o RECONHECIMENTO.
    Uma vez reconhecidos os actos, é uma prova evidente de que estás cônscio de tudo. O passo a seguir é: “mãos na cabeça”. Isso mesmo: “meça duas vezes, e corte uma”!
    Nosso AMOROSO Criador Jeová, é Deus de Amor, e tudo quanto procede d’Ele ou se direccione a Ele, tem suas qualidades (amor, tolerância, compaixão, misericórdia…); todavia, tudo que seja contra Ele, é do iniquo (o diabo).
    Caríssimo, MILAGRES acontecem, com certeza absoluta; mas acredite que nenhum pastor ou padre, ou igreja alguma pode fazer o milagre de tu dizeres “NÃO” ao teu passado obscuro, senão por uma AUTO-REFORMA INTERIOR. É claro que um lider religioso é mais experiente; mas tudo o que ele te pode dar sao conselhos e/ou caminhos a seguir. Mas, meu caro, a decisão está nas tuas mãos!
    Tu reconheces que o que fazes é errado. Muito bom!
    Experimente fazer o seguinte:
    1° Reconcilie-se contigo mesmo; de seguida com tua esposa e o resto da familia, e nao deixe nanhum nó no coração.
    2° Entregue-se à Deus hoje, e receba Jesus agora!
    Oremos: “Amoroso Pai Criador, eu reconheço que pequei contra Ti muitas vezes, por pensamentos, palavras e acções. Não olhes aos nossos pecados pois somos imperfeitos e vivemos num mundo que jaz no poder do iniquo; porém, espero com ânsia a tua imensa misericórdia, pois Tu mesmo a prometeste a todo o arrependido e sei que es fiel as Tuas promessas.
    Creio em Ti, no Teu Enviado e Amado Filho Jesus Cristo e no Sagrado Sacrificio de resgate a favor da humanidade.
    Obrigado por teres enviado Jesus Cristo à terra pra nos instruir e remir os nossos pecados, tirando-nos das trevas pra Luz.
    Doravante quero Te obedecer, seguindo os passos do nosso Sábio Instrutor Jesus Cristo; e Te peço pra que me possas fortalecer cada vez mais com a força do Teu espírito santo, pra que Te possa servir cada vez mais e melhor. Deixo este pedido em Tuas maos por intermédio de nossa Luz e Caminho, Jesus Cristo. Amên!”
    3° Das 24 horas que compoem um dia, reserve pelo menos UMA HORA para meditar na Palavra de Deus.
    Procure ler muito a Biblia; e por mim, comece pelos quatro Evangelhos, e depois siga o ritmo. Podes ter a biblia offline no teu cell pra leres aonde estiveres.
    4° Anote bem: “Quem poe as maos no arado e olha pra tras, nao serve pra o Reino de Deus”; “Se fizeres uma promessa, cumpra! Pois, mais vale nao prometer, do que prometer e nao cumprir!”; “COM DEUS NAO SE BRINCA!” E perante Deus nao te mostres INCORRIGIVEL. Aceite a correccao do Senhor teu Deus e nao te desvies dos Seus mandamentos!
    #
    Espero ter te ajudado o minimo necessario.
    Dios te bendiga hoy, mañana y siempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here