Vida Cristã

Compreendendo o jejum

Previous Article
A Prosperidade da Alma
Comments (87)
  1. cleodete de jeus messias de oliveira disse:

    o jejum é importante mas as vezes precissamos relmente de orientaçao de como faze-lo corretamente e nem sempre temos quem ns ajude se alguem se dispor estou necessitando desta ajuda DEUS os abeçoe ir~ma cleodete

    1. Rômulo augusto Klein disse:

      Precisamos romper em fé em todas\ as áreas da nossavida ORANDO E JEJUANDO

  2. solange disse:

    estudo excelente!Deus te abençoe muiiiiiiiiiiito.abroço fraternal

  3. renata Mara Saia Floriano Rosa disse:

    Aprendi nesta tarde, que o senhor te ilumine e dirija sempre.

  4. Flavia disse:

    Amém. Eu creio na prática do jejum e este artigo me motivou + ainda a fazer prática constante em minha vida. Agradeço a oportunidade e que Deus abençoe a todos. Um abraço. Flávia.

  5. Leslie Hagman disse:

    Gostaria de agradecer pela dedicacão em explicar qual é o verdadeiro Jejum que agrada ao Senhor,as palavras foram bem simples e eficaz na minha vida cristã. Oro ao Senhor para que o povo se despertem e sinta esse desejo de jejuar orar com acopanhamento da palavra e saber dessa armas poderosas que temos para vencer as batalhas. A paz do nosso Senhor Jesus Cristo para o meu povo brasileiro

  6. paulo disse:

    é possivel jejuar orando em espirito?

  7. Marcos Nunes disse:

    Sábias colocações, em uma linguagem simples e entendível, deixa bem claro como deve ser administrado o jejum em nossas vidas. Louvo a Deus pela sua vida, que Ele o nosso Pai possa engrandecer mais e mais o seu ministério, pois é de uma objetividade e espiritualidade tremenda.
    Em nome de Jesus eu clamo Deus que o abençoe deramando mais da Sua virtude sobre a sua vida para que munido do poder de Deus você possa ainda mais engrandecer o Santo nome do Senhor.
    Um forte abraço iluminado por Jesus.

  8. JOSÉ CARLOS DE ANDRADE SILVA disse:

    Excelente e esclarecedor, porquanto é muito mal utilizado pela igreja. Poucos escrevem a respeito com tanta propriedade. Bom seria que aqueles irmãos que são dados a jejuarem conhecessem bem a respeito e tivesse contato com esse estudo, então iriam se utilizar desse importante e poderoso instrumento de transformação. Foirmidável mesmo.

  9. Camila disse:

    Amei o site mas queria saber como devo orar a partir do momento que estou em uma situação tipo meu marido foi vitima de macumba e eu ja orei pedindo a DEUS livramento ,então como devo orar agora?

    1. marcelo disse:

      Converse com o seu pastor.Peça uma cobertura espiritual.Tem que estar preparada.Leve-o na igreja também.Jesus nos deu autoridade para pisar serpentes e escorpiões e toda força do mal não nos fará dano algum.(TODA).Busque mais de Deus que você e seu marido vão vencer isso em nome de Jesus.

  10. fábio candido de oliveira disse:

    foi de muita lúz do espirito santo,sobre como devemos jejuar com jesus em obidiencias aos seus ensinamentos

  11. Regina disse:

    Muito bom esse estudo.
    Posso fazer jejum naqueles dias da mulher?

    1. marcelo disse:

      Por questões de sáude a mulher era considerada imunda estando “naqueles dias” no vt e até no nt.Lev.12 e Mat 9.Lembre-se que eles viviam no deserto com pouca água e o risco de contaminação era grande.Mas isso náo significa que hoje é assim.vc não fica imunda 7 dias por mês .Jesus veio para nos dar vida.João 10:10..Busque mais da palavra de Deus e não deixe mais o inimigo te atrapalhar com esse tipo de dúvida.Jejue sim e cresça espiritualmente.

  12. alexsandro elias disse:

    que Deus continue te usando com essa sabedoria !

  13. celia regina candido. disse:

    paz seja contigo.que benção de Deus,estou maravilhada com os estudos biblícos e com a capacidade que este mesmo nos oferece.estou muito grata á Deus por pessos assim maravilhoasas como vocês que oferecem oportunidades como esta e se preocupam em propagar o Reino de Deus.(I Tessalonicenses 1:3) – Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, (I Tessalonicenses 1:4) – Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; [grande abraço.

  14. Anisio disse:

    Que DEUS te abençoe sempre e ilumine voçê e sua familia.
    Muita PAZ.

  15. fabio ramos disse:

    Obrigado por me instruir neste estudo tão rico e maravilhoso sobre o jejum. Tinha duvidas mas agora foram sanadas. Deus lhe abencoe muito.

  16. rosangela disse:

    proucurei e não encontrei respostas p se no jejum de Daniel, podemos comer arroz, feijão e tomar café? Considerando que eles são produtos naturais como a cebola e o café é feito com água. me responda em nome de Cristo Jesus!

  17. sebastiao martins rorigues disse:

    o jejum nao e parcial porque jesus nos deu prova disso essa e a verdade com deus nao ten meio termo ou e ou nao e sacrificio para deus e inteiro agora pergunte para deus se ele recebe jejum nao e dieta mas e santificaçao irmao nao deixe jezabel mandar en tudo porque deus fes o homen para ser cabeça ceu e ganhado a força supere seus limites porque deus disse:so eu te sustento e te ajudo. porque somos movidos por ele atos cap 17 v28

  18. Júllivan disse:

    Louvo a Deus por tua vida Pastor,

    Confesso, aprendi bastante contudo que esta escrito aqui.

    Deus abençoe!

  19. paulo disse:

    obrigado pastor me ajudou muito,tenho serteza que deus irá horar e exaltar os que se umilham debaixo da sua potente mão.. a paz de cristo p/ti e o Deus continue te usando e te fasendo um vaso na mão do oleiro..

  20. Thomaz disse:

    A Paz do Senhor!
    Muito obrigado por este estudo. Desde que me converti em ago/2009 nunca nenhum amigo meu havia me explicado como fazer o jejum, não consegui achar na bíblia um ”guia prático” para tal e nenhuma literatura cristã também não.
    Louvo o nome do Senhor por tua vida.
    Que Deus o abençoe.
    Em o nome do Senhor JESUS!

  21. pr. edmar rodriges disse:

    gostei muito do comentario sobre o jejum, vcs estão de parabens.foi simples e bem direcionado.

  22. pr. edmar rodriges disse:

    com certeza , voce não é obrigada a anunciar. manter se em espito é muito bom

  23. Ercilio disse:

    Apesar de tudo o que Paulo ensinou em Gálatas (especialmente capítulo 5) e Colossenses, o asceticismo ainda nos assombra.

    “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” (Colossenses 2:20-23)

    De fato, parece que a igreja está dividida em dois grandes grupos, não necessariamente em oposição entre si. Um contra e outro a favor do asceticismo. Até quando o cristianismo evangélico vai continuar buscando muletas para caminhar com Deus?

  24. Cristina disse:

    A paz do Senhor, estou muito grata por tudo que acabei de ler acima, sobre o jejum. Creio que foi o Senhor falando comigo, sobre o que eu tenho que fazer e como fazer. Vou ser consagrada a Missionária nesta sexta feira dia 16, e as lutas dentro do meu própio lar tem crescido de uma forma tal, que eu achei que não fosse suportar. Mas agora eu creio que jejuando de forma correta o Senhor vai me dar a vitória em Nome de Jesus. Que o Senhor Jesus possa estar te abençoando ricamente e não esqueça de estar orando por mim. em nome de Jesus.

  25. dercy paulino soares disse:

    Estou muito felix em poder acompanhar este estudo maravilhoso.e que Deus continue te abençoando com as mais copiosas bênçâos dos cèus.

  26. Eliane disse:

    A paz do Senhor a todos! Gostaria de saber se devemos nos abster das relações sexuais durante o jejum???? Sou casada e informaram-me sobre isso…Obrigada…..

    1. raphael disse:

      olá eliane,

      Tambem sou leitor do artigo,mas pelo que li e entendi do artigo e da bíblia em geral que não é obrigatório se abster das relações sexuais durante o jejum de alimentos. Trata-se de dois propósitos diferentes,ambos mortificam a carne.
      Porem o propósito de abstinência de relação sexual não depende só de você,é um jejum seu e de seu marido,portanto não é um propósito individual como o de abstinência de alimetos,o desejo deve partir de ambos ou com o consentimento do companheiro.

      Fique na graça e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo

    2. pr.eber kadoshy disse:

      Pr.missionario eber kadoshy esquadrão da fé Deus abençoi vcs pelo estudo e por acreditarem nos ensinos sagrados pois nossa vitória está mais perto de nós agora do quando aceitamos a fé shalon e Deus abençoi a todos.

  27. Roberta disse:

    Paz do Senhor!
    É sempre bom saber que os cristão estão tomando frente na internet;gloria Deus,pois ainda existem os remanescente que se dispõe em ajudar o proxímo.
    assim como esse estudo.
    Tenho certeza que o Senhor tem se agradado.
    Que o Senhor continue abençando esse site!

  28. soraia disse:

    Olha, eu louvo a Deus nesse momento, pois para mim, nesse exato momento, era o que eu mais precisava aprender e entender. Meu coração estava meio que sem direção quanto a pratica do jejum, já havia feito alguns, mas me faltou entendimento daquilo que o Senhor nosso Deus realmente quer de nós, através dessa pratica em buscar do fortalecimento e renovo para vencermos as batalhas. Amado, que o Senhor te abençoe grandiosamente a cada dia, a graça e a paz de Cristo.

  29. Excelente essa análise sobre jejum, ainda não encontrei material igual a este. Permita-me publica-lo no meu blog, muitas pessoas serão abençoadas através dele!

  30. jéssica oliveira disse:

    nossa muito legal,aprendi muito e relebrei o que eu já sabia.
    parabéns foi tremendo e edificante para minha vida.
    que Deus o abençõe.

  31. PASTOR WILSON disse:

    GLÓRIA A DEUS ! ! !

    JEJUM É ALGO QUE NÃO PODE FALTAR EM NOSSA VIDA!

    FIQUEM NA PAZ E CONTINUEM FIRMES NO AMOR DE JESUS CRISTO!

  32. Lucia Regina disse:

    Ola , A paz do Senhor,.Entao excelente estudo,mas tenho uma duvida,fui questionada por uma cliente evangelica porem que encontra-se afastada da igreja,se Deus recebe seu jejum???Neste caso ela pode fazer jejum,Deus ira receber seu sacrificio???

    1. Raphael disse:

      Olá,

      Eu tambem sou leitor, e minha humilde opinião é que o fato dela não esta frequentando a igreja não indica que ela não esta em comunhão com Deus. É claro que ela deve estar fria pela falta de comunhão com os irmãos ou até em pecado,porem se há um desejo de jejuar isto é maravilhoso pois haverá uma mortificação da carne e isso abrirá espaço para o Espírito Santo agir na vida dela colocando um desejo imenso de estar com os irmãos e muito mais.
      Creio que o Jejum não é um sacrifício,tampouco é ele por si só que faz Deus agir e ficar bondoso,como o escritor mencionou ” O jejum não tornará Deus mais bondoso ou misericordioso para conosco, ele está ligado diretamente a nós, à nossa necessidade de romper com as barreiras e limitações da carne” ,é uma estratégia para diminuir a influencia da carne na vida do cristão para que as característica do espírito flua.

      Te cumprimento com a graça e paz do Senhor Jesus Cristo

    2. marcelo disse:

      Como o Pastor mencionou o jejum não é um sacrifício dedicado a Deus.É algo para edificação nossa.Não faça jejum se não for com o único propósito de crescer espiritualmente.

  33. Milton Ramos disse:

    A Paz do Senhor , Fico muito feliz por este estudo , quando encontramos estudos que edifica nossas vidas e complementa o entendimento que buscamos.

  34. LUIZ disse:

    GOSTARIA DE FAZER UM JEJUM PARA LIBERTAÇAO DE PECADOS. ISSO EXISTE?

  35. Sonia disse:

    Preciso saber mais sobre o jejum, tem que lavar o rosto? em seguida posso me maquiar mesmo estando em jejum? posso comentar estou de jejum?

    1. marcelo disse:

      Jesus criticou os fariseus que jejuavam e deixavam transparecer isso a todos.Ele também advertiu a lavar-nos;não só o rosto mas ali fica claro que podemos tomar banho escovar os dentes e agir naturalmente pois o jejum é para nossa edificação somente.Deus tá vendo em oculto e a capacitação vem.

      1. Roberta Pamella disse:

        A advertência que nos foi dada é que não transpareçamos que estamos fazendo jejum. Quando Deus diz para lavarmos o rosto e ungir nossa cabeça, está implícita a ação de não mostrarmos aos homens que estamos jejuando, não quer dizer que tenhamos que fazer isso sempre que jejuarmos e também não tem nada a ver com higiene.

  36. Maria da Cruz disse:

    Faz dias que procuro saber como jejuar e lendo esta materia fiquei maravilhada, pois responde minhas dúvidas e também li todos os comentários, que DEUS sempre esteja com você pastor, paz a todos.

  37. Lucia de jesus disse:

    Muito obrigada que Deus lhe abençõe rica e poderosamente, fiquei muito abençoada com este estudo, de agora em diante farei jejum segundo estes ensinamentos Bíblicos.

  38. Sarah disse:

    Estive procurando muito por sites que realmente me encorajassem á seguir meu jejum adiante e compreender que nada é em vão quando o foco é Deus.
    Muito obrigada por compartilhar sua experiência e trazer este auxilio para quem assim como eu,ainda é inexperiente na caminhada e nos ensinamentos sagrados.
    Ainda sou criança na fé,me reconciliei há pouco mais de 4 meses,mas a fome de buscar á Deus é imensa,como nunca havia sentido antes..Fique na paz do Senhor e muito obrigada.

  39. marcelo disse:

    Pr eu estava realmente precisando ler algo sob o jejum, foi muito esclarecedor, agora sei que estou fazendo a coisa certa para a gloria e a hona de meu senhor jesus cristo; Fique em Paz Pr que o senhor jesus esteja sempre com você

  40. Lila disse:

    Agradeço ao Senhor por ter pessoas abençoada e interessada a nos instruir na palavra de Deus.

    A paz

  41. wellington disse:

    valeu de mais….DEUS lhe abençoe..

  42. Edney Figaro disse:

    Comecei hoje um jejum em favor da cura de uma amiga, e precisava buscar uma palavra de orientação e conforto, pedi a Deus que me trouce até essas palavras maravilhosas.
    Que Deus te abençoe e continue ajudando a outros.

  43. JONAS disse:

    E ESTOU TRES DIAS DE JEJUM ME SINTO FORTE GLORIA AH DEUS….

    1. Jails e que apaz esteja com todos voçêson Bispo de Santana disse:

      Estou pesquisando pois quero me fortalecer com
      esteja com voçês

  44. rinaldo lima disse:

    exelente, e que deus perdoe nossos pecados, e dê alívio aos nossos fardos, fiquem na paz de DEUS.

  45. Claudia Lopes disse:

    A Paz do Senhor. Entrei para pesquisar sobre jejum, porque certa vez minha amiga foi em casa, e ela me viu tomando café da manhã e como estava fazendo jejum de 21 dias, ela disse que eu estava errada, que o jejum deveria ser feito pela manhã, ao acordar e que não poderia ser feito em outro horário, pois um pastor a havia orientado assim, e eu disse que não, que não há especifidade para o horário. Até fiquei em dúvida e resolvi pesquisar. este estudo serviu para mim e será minha base para orientação para quem tiver dúvidas, pois fornecerei uma cópia. Queria saber, se há outras orientações, sobre roupa, cabelo, unhas, em algum site do irmão. Quero agradecer desde já, e que o Senhor, o continue usando…seja sempre um canal de benção…abraço…

  46. ricardo disse:

    amém,que deus possa continuar lhe abençoando pastor,por esse estudo maravlhoso da palavra de deus.

  47. Rah Oliveira disse:

    Muito obrigada por esse estudo. De uns dias pra cá sinto o assunto do jejum mais vivo dentro do meu coração, mas, sentia que precisava de orientação. Obrigada pelo estudo.Que Deus te abençoe esteja sempre em Cristo!

  48. Laila Carla disse:

    Nossa muito obrigada,estou maravilhada com esse estudo e to muito feliz porque agora aprendir como jejuar, que DEUS te abençoe grandemente pastor..

  49. OLA GOSTARIA MUITO DE UM CONSELHO ,GOMO INICIAR O MEU JEJUM ,POIS SINTO MUITO VONTADE DE JEJUAR MAIS AINDA NÃO SEI COMO INICIAR. POIS NECESSITO MUITO DE SUA AJUDA DESDE JA FICAREI ESPERANDO UMA RESPOSTA, FIQUE N paz do senhor.

  50. onofre i. ferreira disse:

    Jejum vai jejum volta. o que é impressionante nos programas de televisão, ainda não vi ninguém falar de algo importantissimo: PERDÃO se o homem não perdoar, não receberá o perdão do Pai das luzes. Outro tópico que os pregadores de TV não ventilam: MENTIRA.
    Tu podes ficar rôxo de tanto jejuar, se tu não perdoar tu está frito. Tu podes jejuar até chico vim de baixo e continuar mentindo, e conservando ódio de seu irmão, seu jejum vai pro bispo.
    A coisa mais estarrecedora é o crente. Porque? Mente, fala mal de tudo e todos, critica, compra e não paga, só sua Igreja (arapuca) que é a boa certinha – Veja o que está acontecendo no momento: O homem do chapéu e o Marajá da Record. é coisa de botar qualquer um para correr de crente. A coisa mais degradante no meio dos que se diz evagélico é a falta de amor, falta de perdão. eles parecem até tudo menos que tem o espirito santo.

    1. Marcelo disse:

      É Onofre, vc saiu totalmente do contexto dos comentários, que Deus realmente lhe abençoe e guarde a sua vida, não quero polemizar, porém o que vc disse, Jesus já tinha nos dito que há o trigo e o joio, sendo que Ele também nos falou sobre o peso do julgamento, então vamos nos regozijarmos com esse abençoado estudo que lemos, e deixarmos para o Senhor o julgamento. Shalom u vracha.

  51. vanderlei disse:

    boa tarde irmão, uma pergunta .
    Daniel fez jejum ou só se absteve dos manjares do rei? Voto ou jejum?
    é não encontrei menção histórica nem biblica a respeito disto, obrigado.

  52. gostei muito desse estudo do jejum é importantíssimo para nossa vida espirítual

  53. AUGUSTO disse:

    PARABÉNS PELO MATERIAL..MUITO BOA A INFORMAÇÃO,POREM…UMA OBSERVAÇÃO ELIAS NAO..JEJUOU 40 DIAS E 40 NOITES, ELE, COM A FORÇA DO JEJUM CAMINHOU 40 DIAS E 40 NOITES.GRATO!

  54. LUDMILLA disse:

    muito legal, amei!
    parabéns ao autor!

  55. André Geronymo disse:

    Deus te abençõe, aprendi muito nesta manhã com este ensino, a Paz do Senhor Jesus seja convosco.Amém.

  56. Celi disse:

    Tenho consultado em blogs divergências sobre o que consumir no Jejum de Daniel, alguns dizem que podemos comer arroz e feijão, outros dizem que não podemos. Alguns dizem que podemos consumir leite e seis derivados, porem existem informações de que esses alimentos não devem compor esse jejum. Gostaria de aproveitar para reduzir o meu peso, porem o médico disse que sem proteína isso não será possível, ele me recomendou que eu comprasse “Whey”, trata-se de proteína em pó que é vendida em lojas de suplementos alimentares, o vendedor disse que essa proteína é extraída do leite. Enfim, não é iguaria, não é carne, mas fiquei na dúvida.

  57. Thiago Egidio disse:

    Bom dia !!!
    Ótimo levantamento, era realmente o que precisava para esclarecer algumas duvidas que eu tinha.
    Amém.

  58. Renato Lisbôa disse:

    Muito obrigado por esclarecer algumas dúvidas que eu tinha. Acredito que o jejum é mais um caminho para alcançarmos aquilo que pedimos em oração. Deus abençoe a todos nós!

  59. Adriana Mota disse:

    Creio verdadeiramente no resultado do jejum, agradeço a Deus e peço que continue orientando a este escritor me ajudou muito e creio que será benção em outras vidas além da minha.

  60. Glória a Deus! Agradeço a Deus por esse post!
    Muito usado e abençoado por Deus!

    com certeza esse post falou muito comigo!
    Glória a Deus por sua via!

  61. Marcyelle disse:

    Ótimo! Acabou com minhas dúvidas a respeito do Jejum!

  62. Daniel França disse:

    foi bastante preciso ao falar muito obrigado pelo esclarecimento e que Deus te abençoe grandemente .

  63. Misael disse:

    A Paz do Senhor Jesus meus irmãos, amados o assunto “Compreendendo o Jejum” é muito bom, e trata a respeito ate de uma importância a qual eu estou muito interessado a querer saber, que é: Os 40 dias a qual Jesus jejuou, “Ele bebeu água? Tem referencia Bíblica em relação a Ele ter bebido água?” Amados e queridos irmãos, eu te peço por favor me der uma resposta em relação a “Referencia Bíblica”…
    Obrigado, e que Jesus abençoe a toda a sua família…

  64. Leila disse:

    Caro pastor,achei esclarecedor a matéria sobre o jejum.Gostaria se possível que o senhor me ajudasse numa coisa que eu percebo que acontece comigo quando encerro o jejum:assim que encerro o jejum logo em seguida começam a acontecer coisas desagradáveis, ataques espirituais malígnos como a afronta ,provocações,angústias e até coisas materiais como prejuízos e etc.Será que pelo fato de estar alimentando a carne en ter saído do Espirito faz com que o diabo ache lugar para fazer essas coisas ou será que é um tipo de vingança dele pois o jejum atacou as obras dele?Estou sem compreender direito porque isso acontece e estou receosa também. Como devo agir.Será que o senhor pode me ajudar esclarecendo o que vem a ser isso?Se possível envie uma resposta.Meu email é bordados1000@gmail.com.Desde já agradeço sua atenção.

  65. Eneida Pena disse:

    Eu nunca tinha ouvido alguem falar tão perfeitamente sobre o jejum, sua importancia, sua recompensa. Vou Jejuar a partir de agora com a orientação do Espirito Santo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obrigada!!!!!

  66. Eduardo Dourado disse:

    muito sabio esse varao, me sentir muito motivado nesse estudo. agora vou pra guerra…

  67. Roberta disse:

    Muito bom! Que Deus abençõe a todos em crescimento espiritual. Obrigada por sua ajuda!

  68. martha felipe disse:

    tenho muitas duvidas quanto ao jejuar pois tenho diabetes e pressao alta faço uso de muitos medicamentos inclusive insulina gostaria de saber como faço pois tenho de me alimentar de 3 em 3 hora oque posso fazer me ajudem pois quero fazer votos cristao em jeujum aguardo retorno amém

  69. Leandra disse:

    Pergunta.os irmão falam sobre Deus cobrar os dons estou me sentindo fraca.como faço jejum pra usar os dons eu nem sei que dons e esse que tenho me ajuda por favor obrigada

  70. regiane fernandes disse:

    Por favor gostaria de saber se posso fazer jejum estando com raiva de alguem
    Obrigada

  71. Wallisson disse:

    Tive relações com minha esposa posso jejua no mesmo dia ?

  72. Tito Viagem disse:

    Gostei do ensino. Gracas a Deus pela sabedoria que o senhor te concedeu.

  73. xhdporn.org disse:

    türk lezbiyen periscope. Curvy babe in fishnet stockings Yumi Kazama likes hardcore. Wool Glazed AV Idol Kurea Muto – uncensored. Sex slaves in bondage – scene. Exotic amateur Solo, Webcam sex scene. Reverse cowgirl sex with amateur filipina.

  74. Your style is unique compared to other folks I’ve read stuff from.
    Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just bookmark this site.

  75. kobani disse:

    Helpful information. Lucky me I found your site accidentally,
    and I am shocked why this twist of fate did not took
    place in advance! I bookmarked it.

  76. Very shortly this web site will be famous among all blogging users, due to it’s
    nice articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O Estudos Gospel+ é um espaço onde se coloca estudos bíblicos, voltado ao público cristão.

Aproveite o conteúdo e compartilhe o conhecimento através das redes sociais.