Enquanto eu dormia o Senhor me instruía dizendo que quando há conflito em relacionamentos, seja no lar, no trabalho ou onde for, é de pouca ajuda ter apenas um desejo sincero para resolvê-los, ou então recorrer a métodos psicológicos ou a quaisquer outros, porque há por detrás destes conflitos agentes espirituais que operam distorcendo palavras e endurecendo os corações.
A eficácia se encontra então em recorrer ao Senhor em oração pedindo-lhe sobretudo que preserve os nossos próprios corações de guardarem tristezas, mágoas ou ressentimentos, especialmente quando a outra pessoa envolvida no conflito não se disponha a ter paz conosco.
Isto porque embora nos seja ordenado ter paz com todas as pessoas, muitas vezes isto não será possível, não por nossa causa, pois estamos dispostos a obedecer a Deus em tudo, amando inclusive até os nossos inimigos, mas em decorrência de que há situações em que há pessoas que são irreconciliáveis.
Mas quando buscamos sinceramente em oração viver em paz com aqueles que amam a paz, Deus é poderoso para reconciliar conosco até mesmo os nossos piores inimigos ou pessoas cujo temperamento seja de difícil trato.