Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. I Cor 10:10
Em I Coríntios 10, Paulo relembra alguns pecados cometidos por Israel, no deserto, e as consequências da infidelidade. Ele ressalta, primordialmente, a murmuração.
Murmurar significa: queixar-se, lastimar-se, falar mal, apontar falta, fazer mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel, e o Senhor indignou-se ante a atitude do povo: “Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.” Números 14:26-27.
Paulo nos adverte sobre os perigos da murmuração mais de uma vez, no livro de Filipenses ele escreve que:
“Fazei tudo sem murmuração nem contentas , para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de DEUS inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo…”. Filipenses 2: 14-15
A Bíblia alerta para a gravidade da murmuração em várias oportunidades, no livro de Judas, quando é elencada uma lista de pecados a murmuração é colocada em primeiro lugar.
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Judas 1: 14-16
Murmurar é se rebelar contra Deus, é ir contra seus desígnios e contra suas ações, contra sua vontade, murmurar é grave, é pecaminoso e não pode ser uma prática na vida de um cristão! Murmurar é externar o que já está em seu mau coração, “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12:34)
Murmurar é falta de gratidão! Todo cristão que tem consciência de sua condição pecaminosa e depravada, antes de sua salvação, que tem consciência de onde Cristo o resgatou não pode, nem se quer por um segundo, pensar em murmurar contra Deus. É desmerecer o perdão de Deus, sua Graça, é desmerecer o sacrifício vicário de Cristo na cruz. Melhor seria admitir que não é um cristão que abrir sua boca para murmurar contra Deus!
Irmão, antes de pensar em murmurar lembre que Cristo avisou que teríamos aflições neste mundo (Jo 16:33), mas que tenhamos bom ânimo, Ele venceu o mundo. Vivamos pela fé, enfrentemos nossos problemas, confiemos em Deus e, em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus (I Tessalonicenses 5:18).