Avivamento verdadeiro ou modismo emocional?

2

A palavra avivamento volta e meia entra em cena. É o chavão preferido de muitos pregadores. O problema é que nove em dez vezes em que é citada, seu sentido está completamente desvirtuado daquilo que a Bíblia nos ensina. Para sermos mais claros, muitos confundem desorganização e distúrbios com avivamento. Mas antes de discorrermos sobre o assunto em si, duas colocações precisam ser feitas:

a) É Bíblico querer uma igreja avivada (Habacuque 3:2).
b) Avivamento não é sinal de fim dos tempos (Mateus 24:12)
c) O avivamento de uma igreja é o avivamento de seus membros.

Colocadas essas questões, não chega a ser um mistério reconhecer um verdadeiro avivamento, visto exclusivamente pela ótica do Evangelho. Vejamos então o que caracteriza essa igreja.

1. A Palavra de Deus é o centro da igreja avivada.

A Igreja de Cristo só pode ser chamada desta forma se ele, Cristo, for o centro, ou seja, o fundamento da igreja (I Coríntios 3:11). Observe que a maioria das religiões não cristãs normalmente possui uma figura fundamental que a orientam. Buda, Confúcio, Maomé e Alan Kardec são alguns exemplos. No caso da igreja cristã o fundamento é Cristo, representado e revelado por sua Palavra, que se confunde com ele (João 1:1). E ele, ou seja, sua Palavra, é o suficiente, o bastante (I Coríntios 4:6 e II Timóteo 3:16-17).

Existem organizações religiosas que se apresentam como cristãs, mas que não se satisfazem somente com as Escrituras, como, por exemplo, os mórmons, adventistas do sétimo dia, a igreja local e a igreja católica apostólica romana, que aceita em pé de igualdade com a Bíblia suas tradições, magistério e decretos papais, que é tido como infalível quando fala como chefe da igreja, o conhecido dogma da infalibilidade papal. Os testemunhas de Jeová não são cristãos.

2. O rebanho aceita a Palavra e se esforça para viver por ela.

Numa igreja avivada não se discute com a Bíblia. Ela é a única norma de fé e prática, capaz de explicar-se por si mesma, dependente tão somente da intervenção do Espírito Santo para revelá-la. Ela habita nas ovelhas de forma abundante porque é o único alimento servido (Colossenses 3:16) e é recebida tal qual é: perfeita, imutável e eterna. E como tal, não é contestada, emendada ou criticada. Ninguém pode falar em avivamento sem antes se submeter ao crivo das Escrituras, ainda que elas, em algum momento, incomodem. Membros assim são sempre problemáticos (I Timóteo 6:3-5).

3. Os dons espirituais são verdadeiramente espirituais.

Parece redundante, mas não é. Atualmente a confusão acerca dos dons espirituais está no centro da discussão sobre avivamento. Muitas vezes há uma falsificação dos dons. Em outros casos, uma distorção. Mas a Bíblia dá algumas características sobre a verdadeira atuação dos dons espirituais:

• Edificam o corpo, não o indivíduo em particular, o que é errado (I Coríntios 14:4).
• Não são para uso próprio (1 Coríntios 14:12)
• Podem e dever ser buscados com entendimento (I Coríntios 12:31 e 14:1).
• Estão todos sujeitos à Palavra de Deus (I Coríntios 14:37)

4. O culto é racional (Romanos 12:1-2)

Ao contrário do que muito se pensa e se prega, êxtases, gritos, desmaios, línguas sem significação alguma, desequilíbrios e outras confusões nada tem a ver com avivamento real. Tudo isso na verdade é uma distração, um desvio de foco. O culto a Deus, desde o Antigo Testamento até chegar ao Novo, repousa sobre quatro pilares bem definidos: Palavra de Deus (doutrina), Oração, Adoração e Louvor. E tudo isso deve estar direcionado para a glória de Deus, o que só pode ser feito corretamente se tivermos entendimento do que estamos fazendo (I Coríntios 14:15-16).

5. O poder de Deus é real e presente (Marcos 16:17-18)

Com o devido respeito aos reformados cessacionistas, mas não sequer uma passagem na Bíblia que apoie claramente a tese de que Deus não opere mais sinais sobrenaturais. É preciso lembrar a todos que o poder de Deus não tem prazo de validade, e que hoje é a igreja quem recebe de Deus autoridade para fazer manifesto esse poder (João 14:12).

6. Os quatro pilares da igreja primitiva são mantidos (Atos 2:42).

Atualmente pelo menos dois desses pilares parecem estar bem comprometidos. Os cuidados com o mundo, a dependência cada vez maior de tecnologia e o pastoreio pragmático (orientado por resultados materiais) são os principais vilões causadores da constante e contínua fragmentação da comunhão do rebanho. As igrejas deixaram de ser orientadas como famílias de Cristo e passaram a ser administradas como empresas, o que distorceu a essência do ministério (I Pedro 5:2-3), e, consequentemente, esfriou as relações, tanto em relação às ovelhas, como em relação a Deus.

7. A igreja realmente avivada não se amolda ao mundo. Nem é bem-vinda nele.

Sal e luz incomodam. Santidade incomoda. Dizer ‘não’ incomoda. A verdade dói. A igreja avivada não se deixa usar por qualquer outro propósito que não seja a glória de Deus. Não faz acordo por baixo dos panos em tempos de política em troca de instrumentos musicais ou material de construção. Não se transforma em loja de conveniências. Não patrocina mercenários com a justificativa de atrair quem quer que seja. Não se preocupa em agradar qualquer outro que não seja seu Senhor e Noivo. E sabe disso (Lucas 6:26).

Logo, avivamento bíblico e avivamento emotivo andam claramente em direções opostas, sendo que o primeiro é ditado pela Palavra de Deus e o segundo pelos modismos de última hora. Avivamento é viver a Bíblia em sua inteireza, com intensidade e dedicação. É conhecer e prosseguir em conhecer aquele que é adorado (Oseias 6:3). É servir como ele quer e não como nós queremos.

Neto Curvina
Comunidade Shalom Filadélfia


2 COMENTÁRIOS

  1. MK PUBLICITÁ (radio93.com.br) faz várias ameaças de assassinato com cantores como Cristina Mel, Fernanda Brum, e Eyshila em suas músicas, e nas páginas do facebook citando textos da bíblia. E Fernanda Brum faz música ironizando o Brasil chamando de GIGANTE e referindo a COPA DO MUNDO que é maior fraude da estória do Brasil.
    Todos eles estão envolvidos no caso Monique Moraes: Crimes de calunias, difamação, discriminação, propinas, e tramas de lesão corporal e assassinato. Podem pegar de 10 à 30 anos de prisão por formação de quadrilha. Todos os locutores e psicanalistas da empresas caluniam e ofendem vítimas de líderes evangélicos no “Debate 93fm” e são suspeitos de vários assassinatos e escândalos de adultério.
    APROVEITEM PRA GUARDAR OS CRIMES DA IGREJA DA GRAÇA, RÁDIO 93FM, E RÁDIO MELODIA, POIS QUEREM ACOBERTAR COM REDE GLOBO, SBT, E DOMINIO DOS LOCUTORES E DUBLADORES.
    SÃO 9 DOSSIÊS PRINCIPAIS, OS OUTROS SÃO ADICIONAIS.
    1 – A ESTÓRIA TODA – DIVERSOS DE CALUNIAS ATÉ ESPIONAGEM
    http://www.bubok.pt/livros/7859/Dossie-13-anos-de-crimes-evangelicos-A-ESTORIA-TODA-E-OS-CRIMES-Parte-1
    2 – O QUE ELES FAZEM
    http://www.bubok.pt/livros/7860/Dossie-13-de-crimes-da-religiao-evangelica-O-QUE-ELES-FAZEM-NAS-IGREJAS-Parte-2
    3 – AS AMEAÇAS
    http://www.bubok.pt/livros/7864/Dossie-13-anos-de-crimes-evangelicos-AS-AMEACAS-Parte-3
    4 – O CASO MONIQUE MORAES E CRIMES DE MULHERES
    http://www.bubok.pt/livros/7862/Dossie-Crimes-de-mulheres-e-o-caso-Monique-Moraes
    5 – O CASO DAIANA
    http://www.bubok.pt/livros/7874/O-caso-Daiana-Mensagens-a-apresentadora-Xuxa
    6 – FILMES DA REDE GLOBO COMPLETO
    http://www.bubok.pt/livros/7878/Filmes-da-Rede-Globo-e-SBT-durante-o-esquema-RADIO-93FM–CARTEL-DOS-LOCUTORES-E-DUBLADORES
    7 – SPYWARE, CRACKTISMO, E FURTOS
    http://www.bubok.pt/livros/7922/ESPIONAGEM-SPYWARE-FURTOS-CRACKTISMO-CRIMES-VIRTUAIS-E-PERSEGUICAO–Empresas-evangelicas
    8 – TRAMA DE INCRIMINAÇÃO, PRISÃO, TORTURA, E ASSASSINATO CRIMES VIRTUAIS DAS EMPRESAS DE MÍDIA CONTRA ESSE TESTEMUNHO
    http://www.bubok.pt/livros/7883/Tramas-de-incriminacao-e-crimes-virtuais-da-Radio-93fm-radio93combr
    9 – POSTS DO CNJ (Fev e Março de 2014)
    http://www.bubok.pt/livros/8097/Post-do-CNJ-Fevereiro-Marco-de-2014

  2. CONCORDO EM NUMERO GRAU E GÊNERO, PASTORES NECESSITAM APRENDER O SIGNIFICADO DA PALAVRA AVIVAMENTO E NAO CONFUNDIR COM MOVIMENTOS.FALAR EM LÍNGUAS,PULAR SAPATEAR OU ENTRAR EM FRENESI ESPIRITUAL REALMENTE NAO E SINAL ALGUM DE AVIVAMENTO. AVIVAMENTO ESTA INTRÍNSECO NOS CORAÇÕES, CAMINHA LADO A LADO NO NOSSO DIA A DIA. CONHEÇO CRENTES QUE SE DIZ SEREM AVIVADOS ,POREM SO NOS CULTOS E EM TEMPLOS ,PRINCIPALMENTE EM DIAS DE FESTAS,MAS QUANDO SAEM DOS TEMPLOS OU SALÕES, NEM PARECEM AS MESMAS PESSOAS QUE ESTAVAM PULANDO E GRITANDO,ENTÃO QUER DIZER QUE SAO AVIVADOS SOMENTE EM REUNIÕES ? O CRENTE AVIVADO E NOTIFICADO EM TODOS OS AMBIENTES, CULTUA AO SENHOR INDEPENDENDO DO MOMENTO,POIS ADORA A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE, NAO PRECISO DAR UM SHOW DE LÍNGUAS OU PIRUETAS PARA PROVAR QUE SOU AVIVADO, AVIVAMENTO E DE DENTRO PARA FORA.
    OBRIGADO PASTOR POR POSTAR COISAS QUE NOS EDIFICAM. GRAÇA VOS SEJA MULTIPLICADA.
    OBS. AMIGA PATRICIA AVIVAMENTO NAO OCORRE SO EM REUNIÕES ,POIS NOSSO CULTO RACIONAL SE DA DIARIAMENTE NAO SE CULTUA A DEUS SOMENTE EM IGREJAS AMBIENTAIS, CULTUAMOS A DEUS,EM CASA,NO TRABALHO,NA ESCOLA,FACULDADE,ETC…E NÃO HA NECESSIDADES DE ENTRAR EM TRANSE, TUDO QUE OCORRE E DE NOSSO TOTAL CONHECIMENTO,ATE MESMO SE OCORRER ALGUM ARREBATAMENTO PARCIAL, COISA QUE NAO ACREDITO QUE ACONTEÇA NOS DIAS DE HOJE ,POIS O APÓSTOLO PAULO QUANDO TEVE EXPERIÊNCIA DESSE GÊNERO,ESTAVA COMPLETAMENTE CONSCIENTE DOS FATOS. VOLTO A DIZER AVIVAMENTO NAO E MERO EMOCIONALISMO,ESPETÁCULO OU DEMONSTRAÇÃO DE PERIPÉCIAS.
    LER BÍBLIA NAO E PECADO.POREM MUITOS A TROCARAM POR TABLETES,CELULARES,INTERNET,QUE PENA…..ESTAMOS VIVENDO EM UMA ÉPOCA QUE SE DIZ SER A ERA DA TECNOLOGIA,NO ENTANTO O MUNDO ESTA VOLTANDO A ERA DAS TREVAS,NEGLIGENCIANDO AS ESCRITURAS.
    LÂMPADA PARA MEUS ´PES E A TUA PALAVRA SENHOR, E LUZ PARA MEU CAMINHO.
    GLORIA A DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here