“A amizade é o maior dos bens terrenos. Certamente trata-se da principal forma de felicidade da minha vida. Se eu tivesse de dar algum conselho a um jovem sobre o lugar onde deve morar, eu acho que diria ‘sacrifique quase tudo para viver onde seja possível você estar perto dos seus amigos’. Eu sei que tenho muita sorte em relação a isso.” CS Lewis
Todo ser humano precisa de bons amigos, isto é um fato. Amizades são uma parte importante da nossa vida. Vemos isto desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Depois da queda de Adão, do nosso pecado, o que nos restou foi uma sensação da ausência que precisa ser suprida. E esta ausência pode ser suprida, também, através da amizade. Porém, toda amizade deve agradar primeiramente a Deus, não ao próximo “amando a aprovação dos homens ao invés da aprovação de Deus” ( Jo 12:43). Quando fazemos esta escolha errada, corremos o risco de desagradar a Deus.
Vejamos alguns motivos para termos amigos:
Devemos ter amizade para administrar nossos dons e servir a nossos amigos.
“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros.” 1ªPedro 4.10:
Devemos ter amigos, para servirmos uns aos outros.
“Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e… porque, até o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente.” Marcos 10.43
E que tipo de amigo devo buscar?
Um amigo que te edifique e que faça sacrifícios por ti (e vice-versa).
“Portanto cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para a edificação” Rom.15:2.
“O amigo de verdade é fiel mesmo quando a aflição passa a fazer parte da amizade. Um verdadeiro amigo ama em todo tempo.” Pv 17.17.
E qual tipo de amigos devemos evitar?
Iracundos.
As Escrituras nos orientam a evitar homens contenciosos “O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos” Pv 16.28.
O homem tolo.
“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal.” Pv. 13:20
Homens que não temem a Deus.
Seja companheiro de homens temem e dos que guardam os preceitos do Senhor. Sl 119:63.
O homem insensato.
“Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento.” Provérbios 14:7.
Os amigos de verdade estão por perto nas adversidades, não apenas nos momentos oportunos para serem vistos como “bonzinhos”, mas também nos piores momentos que a vida possa no dar. Na verdade, neste momento, os verdadeiros amigos se tornam irmãos “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão” Pv 17:17.
Mas uma verdade precisa ser dita. Nenhuma amizade verdadeira é possível separada da amizade com Deus “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.”(Tg 2.23). Não nos esquecemos de nos relacionarmos com Deus, nunca estaremos tão vivos como no instante em que nos relacionamos com Ele.