Algumas Penas Capitais Previstas Para a Transgressão da Lei nos Dias do Velho Testamento

0

“Lev 20:1 Disse mais o SENHOR a Moisés:
Lev 20:2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará.
Lev 20:3 Voltar-me-ei contra esse homem, e o eliminarei do meio do seu povo, porquanto deu de seus filhos a Moloque, contaminando, assim, o meu santuário e profanando o meu santo nome.
Lev 20:4 Se o povo da terra fechar os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e o não matar,
Lev 20:5 então, eu me voltarei contra esse homem e contra a sua família e o eliminarei do meio do seu povo, com todos os que após ele se prostituem com Moloque.
Lev 20:6 Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.
Lev 20:7 Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
Lev 20:8 Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico.
Lev 20:9 Se um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, será morto; amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue cairá sobre ele.
Lev 20:10 Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.

Lev 20:11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.
Lev 20:12 Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles.
Lev 20:13 Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles.
Lev 20:14 Se um homem tomar uma mulher e sua mãe, maldade é; a ele e a elas queimarão, para que não haja maldade no meio vós.
Lev 20:15 Se também um homem se ajuntar com um animal, será morto; e matarás o animal.
Lev 20:16 Se uma mulher se achegar a algum animal e se ajuntar com ele, matarás tanto a mulher como o animal; o seu sangue cairá sobre eles.
Lev 20:17 Se um homem tomar a sua irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe, e vir a nudez dela, e ela vir a dele, torpeza é; portanto, serão eliminados na presença dos filhos do seu povo; descobriu a nudez de sua irmã; levará sobre si a sua iniqüidade.
Lev 20:18 Se um homem se deitar com mulher no tempo da enfermidade dela e lhe descobrir a nudez, descobrindo a sua fonte, e ela descobrir a fonte do seu sangue, ambos serão eliminados do meio do seu povo.
Lev 20:19 Também a nudez da irmã de tua mãe ou da irmã de teu pai não descobrirás; porquanto descobriu a nudez da sua parenta, sobre si levarão a sua iniqüidade.
Lev 20:20 Também se um homem se deitar com a sua tia, descobriu a nudez de seu tio; seu pecado sobre si levarão; morrerão sem filhos.
Lev 20:21 Se um homem tomar a mulher de seu irmão, imundícia é; descobriu a nudez de seu irmão; ficarão sem filhos.

Lev 20:22 Guardai, pois, todos os meus estatutos e todos os meus juízos e cumpri-os, para que vos não vomite a terra para a qual vos levo para habitardes nela.
Lev 20:23 Não andeis nos costumes da gente que eu lanço de diante de vós, porque fizeram todas estas coisas; por isso, me aborreci deles.
Lev 20:24 Mas a vós outros vos tenho dito: em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos.
Lev 20:25 Fareis, pois, distinção entre os animais limpos e os imundos e entre as aves imundas e as limpas; não vos façais abomináveis por causa dos animais, ou das aves, ou de tudo o que se arrasta sobre a terra, as quais coisas apartei de vós, para tê-las por imundas.
Lev 20:26 Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.
Lev 20:27 O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.”

Por que motivo não encontramos nenhuma pena no Antigo Testamento, quer neste 20º capítulo de Levítico, quer em suas demais passagens, relativa, por exemplo, a deficiência mental?
Porque esta e outras condições de nascimento ou adquiridas, que não podem ser revertidas ou evitadas por nosso próprio esforço, jamais seriam condenáveis à vista do Deus que não faz acepção de pessoas e que é todo amor e misericórdia.

Pode por acaso o louco deixar de ser louco por sua própria vontade e escolha?
Agora, do sexo é possível até mesmo se abster totalmente dele, como muitos fazem escolhendo viver voluntariamente como eunucos, como foi o caso do apóstolo Paulo.
Deus está revelando também claramente que Ele não está nas práticas de feitiçaria, necromancia, e de quaisquer outras que estão relacionadas ao ocultismo. O que tem a ver Cristo com Belial?

Então, Deus ordenou, nos casos descritos neste capítulo de Levítico e outros em que penas são prescritas, até mesmo a sentença de morte a ser lavrada pelos juízes de Israel nos dias do Velho Testamento; simplesmente porque todas as práticas que são relacionadas, não estão ligadas à constituição da natureza humana, e podem ser revertidas ou evitadas pelo mero exercício e domínio da vontade própria.

O Senhor proibiu tais práticas a Israel, na condição de nação separada das demais nações para dar testemunho acerca do Seu caráter e Sua vontade, porque Ele conhece sábia e perfeitamente em sua onisciência, que toda transgressão, e especialmente as aqui destacadas, abrem as portas para a atuação de demônios não apenas na vida dos seus praticantes, como também atingem a vida de seus familiares e de toda a sociedade.
E quem serve a Deus não deve ter comunhão com espíritos das trevas, porque não pode haver comunhão de luz com trevas, e Deus é luz e não há nele treva alguma.

O padrão moral estabelecido por Deus não mudou, mas as penas têm sido adiadas para o grande dia do Seu Juízo, porque por estarmos na dispensação da graça, tem sido longânimo para com todos, na expectativa de que se arrependam e vivam.

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here