Quem nunca sonhou em alguma circunstancia da vida em ser um super-herói? Possuir uma força extraordinária ou até mesmo de ser invencível enquanto possuidor desses poderes? E se esse sonho de ser super-herói pudesse tornar-se realidade? Você continuaria a depender de quem lhe concedeu essa virtude ou passaria a confiar somente em seus novos atributos e força?
A bíblia nos instrui a não nos gloriarmos em outra coisa a não ser em conhecer a Deus (Jr 9.23). E dentro deste contexto nós podemos sim ter características de um “super-herói”, desde que nossa confiança esteja somente em Deus.
Sansão foi um homem no qual de fato foi especial nos planos de Deus, porém percebeu tarde que tudo que ele tinha pertencia e era permitido por Deus. A palavra do Senhor nos diz que no meio do caos que vivia Israel em seu período pós-morte de Josué (seu ultimo líder), o povo de Deus ainda não tinha conseguido se firmar em sua presença como outrora. A bíblia afirma que a situação de pecado do povo era tamanha que cada um fazia o que bem queria (Jz 17.6).
Foi exatamente neste período que Deus olha dos céus e resolve constituir um novo líder, este agora com características diferentes dos anteriores. A palavra de Deus nos relata que este escolhido, de fato foi um ser normal como nós, no entanto tinha como seu principal diferencial o Espírito Santo de Deus que o fortalecia e o ajudava nos momentos necessários (Jz 15.14).
O fato é que em toda sua vida, Sansão acreditava que sua força advinha dos seus longos cabelos que até então não tinham conhecido navalha nem tesoura, quando na realidade tudo se originava do Espírito Santo de Deus. A recomendação que Deus havia feito quanto ao procedimento com seus cabelos, não era a formula mágica de sua força e sim apenas mais uma característica desse novo líder.
A crença de Sansão era tanta com relação a sua força advir dos seus cabelos, que ele até tomou isto como verdade ao relatar seu possível “segredo” a Dalila (Jz 16.17).
Quando seus cabelos foram cortados e seus inimigos o vinheram prender foi que Sansão percebeu que Ele não possuía mais aquela força sobrenatural mediante a ausência do Espírito Santo em sua vida (Jz 16.20).
Uma vez que a força de Sansão se esvaiu foi que de fato ele percebeu que sem Deus sua vida não tinha um objetivo, uma finalidade, ou até mesmo uma razão. Foi nesse momento que o “super-herói” conheceu sua fraqueza.
O que nos cabe entender neste contexto é que o homem sem Deus não consegue nem ser quadjuvante na sua própria história de vida. Em contrapartida a pessoa que aceita a força que Deus nos oferece, esse sim se torna protagonista não só na sua própria vida, como também assume a incumbência de ajudador na historia de outros (assim foi com Sansão), que foi um grande Juiz de Israel.
O que costumeiramente vemos nos dias atuais são pessoas que cada vez mais buscam ser independentes (inclusive de Deus) e acreditam andar segundo suas próprias forças, mas a palavra de Deus é clara e nos orienta que não devemos cair neste engano (Dt 8.17-18), mas devemos sim saber que a verdadeira força que nos torna vencedores essa só Deus pode oferecer.