“TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque em Ti a minha alma se refugia; e à sombra das Tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Sl 57:1)
Quando eu era adolescente, sonhava em casar. Deus havia me prometido um lar mas o tempo da espera é difícil! Eu tinha muita ansiedade no coração (Sl 38:9) e sonhava com detalhes como uma casa com um cantinho de oração. Em março deste ano, fiz 2 anos de casada! Meu esposo é uma bênção, e mesmo não sendo perfeito como também não sou, nas mínimas coisas o Senhor tem nos aperfeiçoado nEle e realizado grandes coisas em nós e através de nós. Em nossa casa, temos o cantinho que sempre sonhei. Um tapetinho com almofadas, livros, cds, nosso violão e muita glória de Deus derramada ali. Deus é fiel!
Hoje aguardo a realização de outros sonhos e o processo é o mesmo: receber a promessa, crer, tomar posse e, sempre, esperar no Senhor (Sl 40:1) “até que” tudo aconteça. Entre a promessa feita e o seu cumprimento há um caminho árduo. Luta diária contra a ansiedade, sinais contrários à fé, palavras de afronta de pessoas insensíveis e solidão.
A espera é uma calamidade para a carne! Mas o Senhor diz que há um lugar seguro, onde podemos nos abrigar enquanto as calamidades não passam: à sombra de Suas asas. Enquanto as promessas não se cumprem podemos nos esconder na presença de Deus e ali renovar as nossas forças e fé. Ali Deus muda nosso pranto em alegria (Sl 87:7)! No aconchego do Senhor, nosso coração se aquieta em relação ao que esperamos e também todo o remédio para as nossas doenças espirituais é liberado sobre nós. À sombra de Suas Asas, somos tratados (Sl 61:4)!
No v. 2 Davi diz: Clamarei ao Deus que por mim tudo executa. A Bíblia diz para não ficarmos ansiosos, mas ao mesmo tempo levar diante de Deus as nossas petições (Fl 4:6). Tudo que precisamos que seja feito por nós, Deus faz. Ser abençoado é ter uma decisão de Deus em nosso favor. E temos essa promessa:“Deus enviará dos céus a Sua misericórdia” (v. 3). Não há milagre complicado para o nosso Deus! Tudo é uma questão de… tempo! O tempo perfeito de Deus para todas as coisas (Ec 3:1)!
Durante a espera, há momentos em que nos sentimos como Davi diz no v. 4: cercados por leões famintos que desejam nos devorar, cujos dentes são lanças e a língua é espada afiada. Quantas vezes as pessoas nos magoam questionando o porquê de ainda não termos alcançado o que desejamos! Alguns fazem piadinhas que nos transmitem espíritos de frustração e tristeza. As pessoas gostam de falar, mas é raro se disporem a pagar um preço de oração por nós! Que fazer? Adorar o Senhor! Declarar que Ele é exaltado nos céus e profetizar que a glória dEle brilhará sobre toda a terra, inclusive sobre nós (v.5)! Quanto àqueles que nos ferem, a nossa luta nunca é contra eles (Ef 6:12) mas sim contra os espíritos malignos que serão envergonhados e cairão nas mesmas covas que armaram a nós (v.6), aleluia!
Deus procura por pessoas que permaneçam firmes com Ele, enquanto suas orações não são respondidas. Abraão teve de esperar por Isaque, Davi pelo trono de Israel, Ana por Samuel, e segue a lista. Admiro muito uma ministra de louvor que gravou um cd, enquanto esperava uma benção, e os cânticos declaravam a fidelidade de Deus e a sua esperança Nele. Antes de receber a graça, Ela registrou publicamente a sua adoração. Declaremos como Davi: “O meu coração está firme, oh Deus, cantarei e entoarei louvores” (v.7)!
Davi termina exortando a si mesmo a adorar o Senhor (v 8), declarando que O louvaria entre as nações. Faz quase 10 anos a primeira experiência de despertamento missionário. Ao longo dos anos, Deus foi abrindo a minha visão e fortalecendo ‘Seu sonho em mim’ para as nações. Em 2003, tive a convicção de que o meu coração estava ligado ao das nações africanas. Anos se passaram, eu sempre intercedendo por aquele lugar, até que um texto meu chega a Angola e um rapaz me escreve testemunhando. Tenho orado sobre como abençoar Angola e Moçambique. Que alegria enche meu coração ao ver sinais de que as promessas de Deus relacionadas a isso, estão ‘às portas’!
Sabe, precisamos é nos esconder no Senhor. Como Moisés no caminho para a terra prometida. Ele pediu para ver o Senhor (Ex 33). E o Senhor o escondeu na fenda de uma rocha, para que Ele ficasse ali protegido e pudesse ver a Sua glória passar. Ali ninguém podia ver Moisés. Mas ele podia contemplar o Senhor. Precisamos nos esconder na presença do Senhor, à sombra de Suas asas, na fenda da rocha, onde ninguém (nem o inimigo) possa nos ver. Mas nós poderemos contemplar a Sua glória!
O Deus que me deu um lar, fez meu texto chegar à Angola, restaurou amizades que Ele me prometeu um dia restaurar, é o mesmo Deus que cumprirá mais esta promessa pela qual espero. Eu declaro publicamente a minha confiança em Ti, Senhor! E profetizo sobre cada pessoa que ler esta mensagem, que o seu coração será tomado de fé, alegria, paz e esperanças sem fim de um dia, no tempo perfeito, ver sim a manifestação da tua fidelidade em sua vida! Receba a paz do Senhor em seu coração, em nome de Jesus!
Vamos nos esconder no melhor lugar em tempos de espera: o Esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipotente! Descansemos ali!
Carinhosamente em Cristo,
Thais Monteiro Brum
Líder de Louvor e Adoração na Igreja Metodista em São Pedro de Alcântara – Pádua/RJ