Ao Corpo Vivo e Uno de Cristo ou Pedaços Mortos e Monstro Frankenstein?
“A curiosidade mata” diz o provérbio!
É difícil conhecer alguém e não perguntar se ela tem religião, ou de qual Igreja é !
É coisa de nossa natureza, de carências emocionais, de buscarmos ajuntamentos ou identificar nossos iguais, ainda que individualmente sejamos diferentes uns dos outros
Numa situação mais refinada, ou dividida, queremos saber a respeito da estratificação social, o que a pessoa faz, qual a sua formação escolar e até atualmente opções que vão desde as afinidades, partidos e, coisas além do que deveria ser pelo nascimento e naturezas.
Não é diferente a identificação e diferenciação quanto a religião e, em se tratando de cristã, não nos contentamos em saber que se é ligado a Cristo e, investigamos mais e até discorremos sobre as placas denominacionais e, que existem e extrapolam ao simples fato de ser membros do corpo de Cristo, como templo de Deus e que se reúne na igreja de Cristo!
Vamos à 1ª carta de Pedro, endereçada à coletividade (por isto a expressão “vós”)
“Mas vós sois a geração eleita, o Sacerdócio real, a Nação Santa, o Povo Adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a SUA maravilhosa Luz;
Vós, que em outro tempo não Éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”.
A Geração Eleita é o Corpo Único dos que Nele tem o Sacerdócio Real, como uma Nação santa que se prefaz em Povo Adquirido.
Assim, cada indivíduo, sozinho, não é a Igreja, mas o é coletivamente.
Porém, cada um, que se humilhou e foi alvo da Graça de Deus poderá ser Templo:
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Isto porque em nosso espírito o Senhor faz morada, sendo, daí TEMPLO do ESPÍRITO.
Os muitos templos do Espírito Santo quando se reúnem formam a igreja que é composta de no mínimo dois ou três reunidos em O nome de Cristo, como lemos:
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20
“Talvez por isso muitos entre nós padecem de tanta dificuldade, por que sabemos que a igreja é o Corpo de Cristo na Terra”
Dessa, o que se pode entender é que nem todos vem recebendo o que deveria ser do conhecimento dos que dizem ser cristãos, pois foi entregue isso a Paulo, ou seja, a respeito do corpo e, por isto, para o nosso ensino foi que o apóstolo Paulo, cheio e inspirado pelo Espírito Santo – que nele habitava – nos deixou escrito que Ele Ganhou em todo o entendimento, que era o mistério que esteve oculto: Cristo e a Sua Igreja:
“Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”
Desconhecer Cristo e a Igreja, é a causa por que se “padece tanta dificuldade” !
Por isto, aos que querem andar na luz, precisam ter a revelação, pela luz e receber do Senhor como Paulo recebeu a partir do seu encontro com o Senhor Jesus que “perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. (Atos 9:3) e depois de recuperar a visão, se ateve às coisas de Deus e recebeu muitas coisas, como as de necessidade de nos atermos à Cristo como a Igreja que se reuni como um corpo, em unidade, como podemos ver, devemos praticar após ler 1 Co 11: 23:
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: (…)Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.”
Frise-se que a falta desse discernimento do CORPO que é UNO, nos causa infortúnios: “Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem” ou seja, incorremos em fraquezas, doenças e há muitos que morreram por incompreensão.
Contudo e, apesar disso insistimos em nos manter separados e, daí se multiplicar em nossos tempos com muita força o “Espírito da INIQUIDADE” que é a desigualdade ou a falta de visão do corpo UNO e que devemos amar em sã consciência, como lemos:
“Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.”
E por que isto aconteceu e o que se deve ou é possível fazer ?
Infelizmente não tem sido esta a posição que muitos tomam, pois não querem seguir a verdade em amor, ao contrário preferem a iniquidade, ser egoístas, o oposto à equidade e buscam se valer, tirar vantagens de tudo e de todos em desigualdade:
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Por que estes e muitos de nós não desejamos, nem esforçamos e até proibimos o:- “querer o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;” – Caminhar e a tornar Maduros na Fé, como adultos, que capacita elevar da Posição para a Função de Sacerdotes Reais “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,” – de homens inescrupulosos que não são os que foram concedidos por Jesus à Igreja, mas são do tipo que foram escolhidos, mas eleitos por nós para as nossas iniquidades pois não querem a verdade, buscam anular o poder e concessão divina dos que são verdadeiros ministros (escravos de Cristo) e para confundir e impedir:
“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Precisamos testar os espíritos dos que são “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres” em nossos dias e meios, pois vistos atualmente, como detratores, ou seja, os que difamam nome de CRISTO, o único que pode conceder os verdadeiros à Igreja!
E como isto foi possível de ocorrer e o que fazer?
A nossa falta da unidade e, apostasia generalizada do santo povo de Deus – e ainda que para se cumprir as escrituras, pois deturpamos as escrituras usando de métodos humanos para interpretação, maculando assim o testemunho da fé e da expressão visível, abandonando o modelo correto que é a unidade, no falar, no agir, pensar e, em cada cidade uma só expressão visível do corpo de Cristo.
Quando Cristo esteve na cruz e não foi quebrado e depois que morreu o seu corpo não sofreu deterioração, para que se cumprisse as Profecias:
“Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.”
“Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei. E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.”
“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
“Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.”
“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (Hebreus 3:15)
Mas, hoje não entendemos que tudo foi escrito para nós, não ouvimos a voz e temos desviado da verdade e da palavra e com corações endurecidos vimos quebrando as pernas do corpo para desfazer a unidade do corpo, alguns até esquartejado, outros o expondo ao vitupério, materializados em obras humanas que são a divisão em centenas e milhares ou mais das diferentes denominações ditas evangélicas, com obras infrutíferas de trevas e desunião praticadas nelas em egoísmo, dissensão e, pior em nome de Deus, Cristo ou Espírito Santo, e ainda expulsando e matando os verdadeiros servos de deus, o fazendo pela tradição religiosa, como Saulo, pensando agradar a Deus, mas perseguia Cristo e a igreja!
Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romanos 8:8
“Tenho (Jesus) -vos (discípulos) dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.” (João 16:1-3)
“Segundo o zelo, (Paulo) perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível.” “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.” “E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,”
“Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. (…) Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.”
Saulo era zeloso, chefes dentre os judeus, mas também como todos os que exercem domínio sobre outras pessoas praticante, das obras nicolaítas – que Deus odeia e combate, tendo derrubado e transformado a Paulo para lutar o bom combate e com o fim de propagar a unidade dos judeus aos gentios, e pela fé em Cristo que é a única, verdadeira liberdade, igualdade, fraternidade e equidade entre os semelhantes, pois Deus não faz nem aceita distinção, acepção, estratificação entre os membros, pois esta corrói a estrutura e a unidade da igreja e mundo.
Assim, sejamos levados ao enfrentamento dos que nos querem nos arrastar para as gaiolas, movimentos e obras egoístas, pois Deus quer nos resgatar e por ele batalhar o ministério da reconciliação com Deus e não a restauração da coisas velhas, como a velha natureza, o velho pacto, o corpo natural que é a carne, alma e espíritos velhos, mas nos levar a mortificar a todos esses e nos propiciar conhecer o novo espírito, a nova criação e, alertar a todos que estão se deixando levar, pelo erro a não querer mais viver as velhas coisas, mas em ouvindo e reconhecendo a nossa triste e velha condição pela verdade em Cristo.
Deixemos portanto as predileções e adoração de nós mesmos, os muitos e diferentes mestres ou pastores, etc. que agem e querem tirar mais e maior proveitos de nossas antigas posições, nos afastando do Cristo, da cruz, da ressurreição, mas em especial pois dos que tudo fazem para nos fazer tropeçar, como eles na pedra de esquina, que deve nos moer e sendo essa o fundamento de todo corpo e, não mais andar em divisão em ajuntamento de pedaços de pedras, eis por que nos foi deixado nas escrituras o alerta de Cristo, o único cabeça:
Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.
Sim, amados, aqui temos 3 pedras : 1) a pedra que desceu dos céus, enviada como escândalo, cristo, para:2) tropeço dos que não aceitam se humilhar desviando do poder de deus e, 3) as pedras que foram moídas pela humilhação e morte na cruz.
O pó da 3° pedra é usado pelo oleiro para fazer as pedras vivas que unidas formam novo corpo e geração, nos céus que é a Jerusalém que um dia descerá dos céus e aqui na terras a expressão visível do que há nos céus, mas também o corpo uno que tem Cristo como cabeça da igreja e pela qual Deus opera com poder e graça para salvação de todo nossas antigas posições, nos afastando do cristo, da cruz, da ressurreição, mas em especial pois dos que tudo fazem para nos fazer tropeçar, como eles na pedra de esquina, que deve nos moer e sendo essa o fundamento de todo corpo e, não mais andar em divisão em ajuntamento de pedaços de pedras, eis por que nos foi deixado nas escrituras o alerta de cristo, o único cabeça:
Qualquer que cair sobre aquela pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair será feito em pó.
Sim, amados, aqui temos 3 pedras : 1) a pedra que desceu dos céu os que nele crê.
Assim, fomos reunidos em cristo o filho primogênito ou o primeiro de muitos formados em ressurreição que era o unigênito do pai, que desceu dos céus e se tornou o filho do homem para ser entregue por amor de nós, sendo imolado tendo todo o seu sangue derramado como o sacrifício e para remissão do pecado e que foi concedido à igreja como cabeça do corpo glorificado e que deve ser a expressão única no mundo.
Contudo, os pedaços que tropeçaram na pedra não podem ser aproveitados para fazer o barro, a nova massa, mas o inimigo que é satanás, tenta numa tentativa de usar coisas velhas e destinadas ao fogo, fazer reciclagem e recolhe os pedaços e se esforça em colocá-los no meio da igreja, uma expressão confusa à sociedade e, tornando ofuscada, aproveitando da liberdade que tem a igreja e, para atrapalhar mais ainda, usa esses cacos e velha natureza decaída que se esforça em ter forças, pela lei que ainda opera nos pedaços e vê no pescoço, um campo provável de criar uma hierarquia intermediária entre o coração e a cabeça, o corpo e o espírito, numa inequívoca tentativa de fazer da alma, uma escrava.
E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo.
Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.
O inimigo tem agido como um falso construtor unindo pedaços ou retalhos.
É como um certo anjo que enganou a outros e, a serpente que enganou a mulher e, vem levando a crer muitos que estão mortos em delitos, pecados e pedaços que a somatória de suas identidades, ou placas, se tornarão unidas algo com vida mas é o espírito do erro que está gerando confusão.
Devemos cuidar, pois o inimigo vem semeando a falsa semente, o joio em meio ao trigo plantado pelo semeador e que estão no mundo, assim como a igreja, mas que as portas do inferno não prevalecem contra ela.
Assim, mesmo que em nossos meios hajam algumas criaturas muito semelhantes a nós, pelos seus frutos a conhecemos e, que afinal, são pedaços, como o monstro Frankenstein, que não subsistirá !Assim, quando alguém nos perguntar a que igreja pertencemos, o que diremos ? A igreja o corpo vivo e uno de Cristo ou iremos além em demonstração e nome dos muitos pedaços mortos em si mesmos e que coletivamente se mostram em dissenção e divisão, como o monstro Frankenstein?