” Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz. Pela iniquidade da sua avareza me indignei, e o feri; escondi-me, e indignei-me; contudo, rebelde, seguiu o caminho do seu coração. Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos que dentre eles choram.”.
O propósito de Deus é o de reavivar o espírito do humilde, e o coração do arrependido, e Ele apresenta a razão disto, a saber que se Ele não agisse com amor infinito e condescendência em relação a eles, mas lidasse com eles lhes dando a justa retribuição às suas transgressões, eles seriam totalmente consumidos. Porém, na realização deste trabalho de cura, Ele tem que usar alguns remédios amargos para a recuperação espiritual deles. Por causa da iniquidade da cobiça deles que era a sua principal doença, eles foram feridos pelo Senhor e Ele escondeu a Sua face deles, porque isto seria necessário para que fossem curados. Mas como eles se comportaram debaixo deste procedimento de Deus em relação a eles? Rebelaram-se e continuaram seguindo a perversidade do seu coração. Então como faz este Consolador Santo para lidar agora com eles? Ele os deixa entregues à sua enfermidade? Ele os abandona? Não, porque um pai amoroso não lidará assim com os seus filhos.
E a promessa feita por Deus é que Ele agiria conosco tal com um pai consolando seus filhos. Ele realizará o Seu trabalho com tal amor infinito, ternura e compaixão, que isso superará todas as transgressões, e não cessará até que Ele tenha efetivamente administrado a necessária consolação a eles. Ele agirá nos termos da aliança que fez com eles por meio de Jesus Cristo de ser o Deus e Pai deles para sempre.
Então os corrigirá em amor para participarem da Sua santidade. Ele os aperfeiçoará no Seu amor. E tudo fará para conduzi-los a isto.