Recentemente li um livro muito interessante que marcou meu coração e minha vida. Deveria ser um livro de cabeceira de muitas pessoas. O autor exalta a importância de como enfrentar e como lidar com as adversidades da vida. Embora não me lembre o nome do livro, sei que vai ficar marcado esse ensinamento pelo resto de meus dias.
O autor nos direciona a como olhar para as dificuldades e não deixá-las crescerem em nós, mas que nós sim crescemos com elas, usando-as como degraus em nossas vidas.
A história narrada pelo auto é inteligentíssima, acompanhem comigo!!!
Havia numa cela em uma determinada cadeia dois indivíduos ali presos. Um passava a noite inteira triste, emburrado debruçado na janela da cela olhando para baixo, e só conseguia ver a sujeira e a lama que descia pela rua. O outro homem passava também a noite inteira ali na mesma janela, porém ao invés de olhar para baixo como o companheiro, esse olhava para cima, observava os céus. Ao invés de olhar a lama, contemplava as estrelas e a lua que clareava a noite.
Talvez você possa não ter compreendido a dimensão dessa história, serei então mais claro.
Há duas formas de viver com os problemas: Uma é olhar para eles e viver em função deles. Olhar sempre para o lado ruim das situações. Ou seja, se entregar por inteiro ao problema e deixá-lo conduzir como um robô. A outra forma é olhar para essas mesmas dificuldades e fazer delas degraus da imensa escada de nossa vida, crescer com a situação.
Independente das situações ou problemas que estejamos passando, quero desafiá-los a sempre identificar o “lado positivo” de tudo isso. Identificar aquilo que nos fará crescer e prosseguir subindo a escada da vida.
Para finalizar, reflita em algo nesse momento:
Como seria se JESUS ali no julgamento, sendo humilhado, espancado e morto tivesse olhado para suas próprias dores e voltado atrás. Ao invés de se entregar por nós ter se libertado de todo aquele sofrimento? Já pensou como seria ou o que seria?
Muitas vezes uma escolha pode mudar e influenciar uma vida inteira. Pense nisso, afinal tudo está relacionado ao olhar. Portanto comece a treinar o olhar, olhe sempre para cima no fim da escada.
Abraços!
Tiago Correa