“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho”. (Salmos 4:7)
Como você tem vivido ? Você tem prazer em viver ?
Existem momentos em nossa vida onde parece que nada dá certo, onde tudo parece dar errado do que desejamos, onde a esperança desaparece e a angústia surge. É nesses momentos que “parece” que é o fim que devemos clamar a Deus. O rei Davi em muitos de seus salmos clama ao Senhor por livramento.
Porém, num destes salmos no capítulo 4 , Davi declara que a alegria que o Senhor lhe dava era maior que qualquer outra alegria. Sabendo disso, que muitos cristãos vivem mais de uma alegria efêmera do que a verdadeira alegria em Deus é que surgiu esta mensagem: “ Qual tem sido sua alegria ?
Mas verdadeiramente o que é alegria ? Alegria é uma qualidade ou estado de quem tem prazer de viver, de gozo, que desfruta,que tem satisfação, que é contente e que denota jovialidade. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” (Salmos 122:1)
Tenho visto que em muitos lugares, em muitas denominações religiosas, bem como, a Igreja de Cristo como num todo, essa alegria do viver cristão sendo substituída por uma religiosidade cisúda, julgadora e depressiva. Infelizmente alguma reuniões e cultos tem se assemelhados a velórios do que um culto avivado a um Deus vivo. A verdadeira alegria de cultuar a Deus tem sido substituída por cultos ritualísticos previsíveis e “sem graça”. E isso porque muitas pessoas esqueceram de viver a alegria de estar com Deus. Alguns cultos são o reflexo do coração de muitos. A palavra de Deus diz que a “boca fala o que está cheio o coração” (Lc 6:45; Mt 15:18). Davi tinha prazer e alegria em estar na casa do Senhor e louva-lo com todo o ser por isso escreveu muitos salmos que demonstrava aquilo que el tinha no coração.
Fica a pergunta: Como podemos louvar a Deus com júbilo se muitas vezes o coração está descontente ? Como podemos viver a alegria de Deus em nós, se nossa alma encontra-se abatida ? Outra coisa: Será que nossa alegria se resume apenas no ter e não o ser ?
A resposta para todas essas indagações é uma só, “andar na presença do Senhor” e ser ele a sua alegria. O salmista Davi dizia que colocava o Senhor diante Dele, por isso alegrava-se no seu coração (Sl 16:8-9) Quando colocamos “continuamente” o Senhor sob nossa vida e buscamos sua presença, entendemos o propósito que Deus tem para a nossa vida e nos alegramos com isso. Davi mesmo declara essa verdade quando diz:
“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” (Salmos 16:11)
Davi não disse: “você terá uma certa alegria”, mas que na presença de Deus há “abundância de alegrias”, ou seja várias alegrias. Davi entendeu que o segredo da verdadeira alegria é andar com Deus. POrém este andar com Deus dever algo próximo e não distante. Muitas pessoas andam com Deus, mas pelo seu estilo de vida parece estar a a anos luz Dele.
Devemos querer estar perto a cada dia do Senhor, pois só assim, encontraremos as delícias perpétuas. Quanto mais perto do Senhor ficamos, mais alegre estará nosso coração. Diz o livro de provérbios que o coração alegre serve de bom remédio,mas o espírito abatido virá a secar os ossos (Pv 17:22). Também este mesmo livro diz que o coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate (Pv 15:13).
Aliás, usando de uma “ironia santa” creio que se muitas mulheres buscassem a Deus e sua alegria não precisariam recorrer a tantas maquiagens caríssimas e cirurgias plásticas no rosto. A alegria espiritual além de ser boa a face, derrota o desânimo e a depressão, bem como, todo tipo de mal, pois a alegria do Senhor é a nossa força.(Ne 8:10).
A alegria que vem de Deus pode derrubar qualquer obstáculo que tenta trazer perturbação. Diz as Sagradas Escrituras que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30:5).
E isso quer dizer que ainda que nos sobrevenham perturbações, tempos difíceis ou ainda que nossos pecados nos condenem a ira de Deus, a alegria do viver virá pela manhã, pela sua misericórdia.
Pois a ira de Deus dura só um momento, mas a sua misericórdia é de eternidade em eternidade (Sl 30:5;Is 54:7; Sl 103:17). É pela misericórdia de Deus que se renova a cada manhã que podemos ter a alegria abundante (Lm 3:22-23).
O Salmista Davi entendeu isso quando clamou pela misericórdia de Deus nos salmos 51. Neste salmo ele diz: “Tem misericórdia de mim, OH DEUS, segundo a Tua benignidade e apaga as minhas transgressões, segundo a “multidão das Tuas misericórdias” (vers 1). No versículo 8 diz: “Faz me ouvir o júbilo e alegria. E no verso 12 diz: Torna a dar-me a alegria da tua salvação.
Finalizando, Davi reconheceu que apesar de ter pecado, como no caso de Bate-Seba, só o Senhor pode ser capaz de perdoar os seus pecados e trazer de volta a sua alegria. É através do arrependimento e da confissão que Deus traz de volta o perdão e a alegria.
“Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus”.(Salmos 70:4)
“Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração”.(Salmos 32:11)