“1Co 2:11-14 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
Fulano é boa praça!… beltrano é um bom camarada! Sicrano é uma pessoa maravilhosa!
Que bom! que assim seja para todas as coisas que são aprovadas. O afeto natural é algo excelente em sua própria natureza porque, quanto à nossa condição humana, fomos criados por Deus também para isto. Para sermos gentis, educados, atenciosos, agradáveis ao nosso próximo.
Todavia, quando se trata de nos relacionarmos com Deus, que é espírito, e termos comunhão com Ele e com todos os demais que o adoram em espírito e em verdade, necessitamos de uma outra natureza, porque a nossa simples natureza humana não é apropriada para tal mister.
No plano natural tratamos com coisas que são deste mundo e que são passageiras, mas no espiritual, com aquelas que são celestiais, divinas e eternas.
De maneira que, se não tivermos recebido esta nova natureza celestial pela habitação do Espírito Santo, não podemos participar das realidades que se referem ao reino de Deus.
É muito comum se confundir a bondade, a gentileza e todas as demais virtudes que são inerentes à natureza humana, como sendo o resultado de uma ação direta de Deus em nossas vidas, e não raro, isto é tomado como sendo a prova da nossa comunhão com Ele.
Entretanto, este não é necessariamente o meio adequado para sabermos se temos ou não participado da vida de Deus; porque, para tanto, precisamos de ter sido regenerados e santificados pelo Espírito Santo, o qual recebemos por meio da fé em Jesus Cristo.
É do Espírito Santo que recebemos esta nova natureza celestial que nos faz coparticipantes da natureza divina (II Pe 1.4); “para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”
Pr Silvio Dutra