Os Efeitos da Soberba e da Humildade

0

Provérbios 11.2: “Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.”

Quanta soberba há no mundo, especialmente naqueles que se consideram grandes e mui honrados, todavia, destes se afirma que com a soberba deles vem juntamente a desonra,
A razão é clara e diretamente declarada nas Escrituras, pois Deus afirma que abate o que se exalta, e não honra a qualquer que não Lhe honre, e é evidente que aquele que vive em soberba não está honrando a Deus, que exige de todos os homens que sejam humildes.
De fato, é uma vergonha que um homem que brota da terra, que vive de esmolas, pois depende de Deus para tudo o que tem, a começar de sua própria existência, se orgulhar de si mesmo e por suas realizações.

Este é um pecado que os outros olham com desdém, pois aquele que é arrogante se torna desprezível; é um pecado para o qual Deus muitas vezes leva os homens para baixo, como fez com Nabucodonosor e Herodes, porque Deus resiste aos soberbos, os contradiz, e os confronta naquilo em que estão orgulhosamente se exaltando. No original este verbo resistir significa entrar em ordem de batalha contra eles para abatê-los.

O orgulhoso é cego, e um juízo de Deus sobre ele é mantê-lo em sua cegueira, não permitindo que veja que tudo o que é, e tem, pertence e provém de fato dEle. Em decorrência disto, não conseguirá jamais alcançar a verdadeira sabedoria que vem do Alto, por meio de revelação do Espírito Santo. Viverá se gloriando de coisas vãs e passageiras, e não raro, até mesmo abomináveis.

Em contraste a isso, o provérbio apresenta a honra que Deus concede aos humildes de espírito, concedendo-lhes a verdadeira sabedoria para o viver.
A sabedoria em foco não se refere ao conhecimento e prática das coisas comuns do mundo, mas aquela que nos conduz ao reino dos céus e à vida eterna.
É a sabedoria que existe naquele que se converte a Cristo, e se sujeita à instrução do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
São as coisas elevadas às quais Cristo se refere dizendo que são ocultadas por Deus aos grandes, mas que são reveladas aos pequeninos.

Pr Silvio Dutra


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here