Provérbios 11.2: “Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.”
Quanta soberba há no mundo, especialmente naqueles que se consideram grandes e mui honrados, todavia, destes se afirma que com a soberba deles vem juntamente a desonra,
A razão é clara e diretamente declarada nas Escrituras, pois Deus afirma que abate o que se exalta, e não honra a qualquer que não Lhe honre, e é evidente que aquele que vive em soberba não está honrando a Deus, que exige de todos os homens que sejam humildes.
De fato, é uma vergonha que um homem que brota da terra, que vive de esmolas, pois depende de Deus para tudo o que tem, a começar de sua própria existência, se orgulhar de si mesmo e por suas realizações.
Este é um pecado que os outros olham com desdém, pois aquele que é arrogante se torna desprezível; é um pecado para o qual Deus muitas vezes leva os homens para baixo, como fez com Nabucodonosor e Herodes, porque Deus resiste aos soberbos, os contradiz, e os confronta naquilo em que estão orgulhosamente se exaltando. No original este verbo resistir significa entrar em ordem de batalha contra eles para abatê-los.
O orgulhoso é cego, e um juízo de Deus sobre ele é mantê-lo em sua cegueira, não permitindo que veja que tudo o que é, e tem, pertence e provém de fato dEle. Em decorrência disto, não conseguirá jamais alcançar a verdadeira sabedoria que vem do Alto, por meio de revelação do Espírito Santo. Viverá se gloriando de coisas vãs e passageiras, e não raro, até mesmo abomináveis.
Em contraste a isso, o provérbio apresenta a honra que Deus concede aos humildes de espírito, concedendo-lhes a verdadeira sabedoria para o viver.
A sabedoria em foco não se refere ao conhecimento e prática das coisas comuns do mundo, mas aquela que nos conduz ao reino dos céus e à vida eterna.
É a sabedoria que existe naquele que se converte a Cristo, e se sujeita à instrução do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
São as coisas elevadas às quais Cristo se refere dizendo que são ocultadas por Deus aos grandes, mas que são reveladas aos pequeninos.
Pr Silvio Dutra