Está alguém entre vós sofrendo, faça oração” (Tg 5.13).
Vivemos o período da angústia, angustiamos por não ter, por ter demais. Muitas das vezes nos angustiamos por querer além do poder. Isso gera em nós um imenso conflito interno, nos fazendo insatisfeitos conosco e com o próximo.
A angústia não é novidade, ela vem conosco desde muito cedo, aprendemos a lidar com ela desde a nossa fase de educação. Mas a angustia é democrática, atinge a todos da mesma forma. Tanto rei, quanto mendigo. Isso que é DEMOCRACIA!
Mas o que a Bíblia diz sobre este sentimento que tanto atormenta-nos hoje. Tiago disse assim:” Está alguém entre vós sofrendo, faça oração”(Tg 5:13).
O que então estamos precisando hoje, não é de comprar apenas e comprar mais um pouco. Precisamos aquietar nossa alma e espírito, pararmos um pouco de tempo e refletirmos sobre nossa vida, nossos sonhos e o que desejamos para amanhã. Nossa alma não necessita de compras para se satisfazer. Ela precisa estar em sintonia com o seu criador (DEUS).
A angústia nos deixa nas trevas, trevas é escuridão, não escuridão de luz solar ou energia, mas luz de espírito, a luz que só Cristo pode trazer ao homem. Em Isaías 8.22 encontramos assim: “Olharão para a terra, eis aí angústia, escuridão, e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas”.
Há… Mas tem o lado bom de estar angustiado, pois podemos encontrar respostas que jamais encontraríamos em outros períodos da vida. Veja o exemplo de Cristo Jesus, ele disse assim para nós: “No mundo passais por aflições…” (Jo 16.33). Só que não fica por ai, olha o que ele nos deixa de alivio e ânimo. “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Em outras palavras, Jesus Cristo não nos deixa só neste mundo conturbado, podemos sempre orarmos e pedirmos para que Ele nos dê luz em meio as trevas. Dar-nos forças em meio a APARENTE derrota. A vitória de Cristo pode ser a tua vitória também.
Ele enfrentou a angústia em sua morte, então não falou por falar, falou do que sabe, do que passou em sua vida. No Jardim do Getsêmani (lugar de pressão). Jesus sofreu toda angústia que um ser humano pode enfrentar suportar em si aquilo que não era dele. Era meu e seu. Mas venceu.
Nós também podemos enfrentar a angústia sem fazermos dividas impagável, sem deixarmos nossa família em aflito e sem amparo, sem entrarmos na loucura e desespero. Basta olhar por um tempo para dentro de si, fechar os seus olhos por um instante e pedir a Cristo que olhe para a sua aflição e angústia. Que te dê a paz que tanto precisa. E para fechar por hoje vale lembrar outro versículo que guardo no meu coração sempre que me vejo em aflição. Esta em I Pedro 5:7 que e diz: “Lançando sobre Ele (Jesus Cristo) toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós” (de Mim e de Você).