O Papel da Mulher Cristã

18

Hoje as mulheres estão bem mais interessadas em carreiras profissionais e menos desejosas do papel no lar. Porém cada um tem a sua importância. Qual será então, o papel da mulher cristã? Avaliaremos dentro de três áreas: Papel da mulher no lar, papel da mulher na igreja e o papel da mulher na sociedade.

1. O papel da mulher no lar

Toda mulher tem uma função dentro da família. Algumas são: mães, irmãs, tias, primas, avós… Mas todas nós somos Filhas. Qual o papel da mulher no lar? Existem vários papéis que a mulher pode assumir; mas me deterei em três deles.

Papel da mãe:

  • Ensinar seu filho no caminho do Senhor. Pv 22.6
  • As mães têm uma grande responsabilidade e privilégio; ensinar os seus filhos no caminho do Senhor. Leia também Dt 6.5-9. Mãe aproveite para ensinar seu filho no caminho do Senhor. Reunia-se com eles para ler a Bíblia e orar. Ensine-lhes durante o dia, no caminho, etc.
  • Desafio: Reunia-se com seu Filho, leia a Bíblia e ore com ele.
  • Disciplinar seus filhos. Pv 13.24; Pv 19.24; Ef 6.4
  • Disciplinar é forma de mostrar amor para seus filhos. Como Deus nos ama, Ele nos disciplina. A mãe que ama o filho usa a vara. Pv 22.15; Pv 23.13,14; Pv 29.15, 17
  • Não irritar os filhos. Cl 3.21; Ef 6.4
  • Isso não significa fazer o que o filho deseja, ou o que ele não. Mas significa não fazer qualquer coisa que venha desonrar o nome de Cristo! Ex: Uma mãe que ensina que não deve mentir, mas mente. Com certeza está irritando seu filho com seu mau procedimento.

Papel da esposa:

  • Ser submissa ao seu marido Ef 5.22; Cl 3.18
  • Ser submissa não é um papel desprezível. Não significa humilhar-se perante o homem. Mas sim, auxiliar o esposo. Porque Deus criou a mulher para ser auxiliadora. Gn 2.18 ”Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. A mulher tem essa tarefa importantíssima! Auxiliar! Quantas vezes o marido está indo por um caminho errado, e a mulher percebe e o ajuda.
  • Respeitar o marido Ef 5.33
  • Isso significa praticamente não desonrar o marido. Ás vezes, as mulheres se reúnem para falar mal de seus maridos. Será que ela está respeitando? Claro que não.
  • Amar seu marido Tt 2.3-4
  • Amar é fazer o melhor para o outro. Isso não significa fazer tudo o que outro quer. Mas agir em seu benefício próprio. Para discutir: De que maneira você pode expressar amor pelo seu marido?

ST- Talvez você não é mãe, nem esposa, mas todas as mulheres são filhas!

Papel da filha:

  • Ouvir a instrução dos pais. Pv 1.4; Pv 6.20; Pv 13.1; Pv 23.22
  • Os pais por serem mais experientes têm conselhos bons pra os filhos. E querem o bem dos filhos. Quem aceita a instrução e a repreensão é sábio. Pv 19.20Obedece a seus pais Ef 6.1; Cl 3.20
  • Isso deve ser feito com alegria e lembre-se: obedecer em tudo… Isso é mandamento para as filhas hoje também!
  • Honrar pai e mãe Ef 6.2,3; Êx 20.12
  • Honra é mais do que obedecer. É respeitar, considerar, amar. Pv 15.20 – Quem despreza os pais não é sábio. Não despreze seus pais. Pv 19.26; Pv 20.20; Pv 30.11; 17

ST- Já vimos o papel da mulher no lar. Como mãe, esposa e filha. Mas qual o papel da mulher na Igreja?

2. O papel da mulher na Igreja

Alguns pensam que as mulheres podem fazer de tudo que o homem faz. Outros crêem que há restrições. Mas o que a Bíblia ensina?
I Coríntios 12.1-12; Rm 12.3-8;Ef 4.7-13 fala que Deus deu dons a cada salvo. Então cada pessoa tem pelo menos um dom. Se tem dom, também tem uma tarefa a executar… Mas qual?
I Tm 2.12 diz que a mulher não deve exercer autoridade de homem. Logo, ela não pode ser pastora. E na Bíblia não vemos nenhum exemplo de Deus chamando pastoras.
Mas mesmo assim, há muita coisa que a mulher pode e deve fazer.

ST- Qual será então, o papel da mulher dentro da igreja?

  • Servir em diversos ministérios na Igreja Local
  • Como nós já vimos Deus deu dons a todos. Logo, todas nós temos pelo menos um dom. você não pode dizer: “Ah, não posso fazer nada!”. Lembre-se Deus nos salvou para servir e não para esquentar banco.
  • Na Bíblia temos exemplos de mulheres que estavam servindo: Débora, a juíza Jz 4 e 5; Febe Rm 16.1; Priscila Rm16.3, Maria Rm 16.6, Trifena, Trifosa e Pérside Rm 16.3; Evódia e Síntique Fp 4.2,3
  • Há várias coisas que podemos fazer dentro da igreja: *Classe Infantil; *Ensino na EBD; *Secretaria da Igreja e EBD; *Músicas (regente de coral, intrumentistas); *Ornamentação; *Missões (trabalhar num departamento de missões, informando à igreja sobre o campo e os missionários)…

O que você tem feito? Cada um tem a responsabilidade de servir!
Lembre-se: cada um dará contas de si mesmo a Deus. Rm 14.10,12. E estaremos perante o tribunal de Cristo, prestando contas. I Co 3.9-15

ST- Mas além de servir em diversos ministérios da Igreja local. Há outras formas de servir.

  • Contribuir: II Co 9.6 e 7
  • Uma maneira específica de servir é a contribuição. Devemos contribuir com Igreja Local, com os nossos dízimos e ofertas. Se alguém não contribui está roubando de Deus. Ml 3.8. Pois Deus nos dá todas as coisas. E o que Ele requer de nós é devolvemos os 10% e o que senti no coração de ajudar. Pv 3.9 e 10. Contribuir é uma maneira de expressar gratidão a Deus.
  • Outra maneira de contribuir é ajudar na obra missionária. Há tantos missionários precisando!!! A Bíblia que aquele que anuncia o evangelho viva do evangelho. E quem vai sustentar os missionários. Deus pode usar você!

ST- Outra maneira de servir é:

  • Hospedar pessoas Rm 12.13
  • Ex: A Sunamita que hospedou o servo de Deus e até construiu um quarto para ele II Rs 4.10; Ex2: Lídia convidou Paulo para ficar hospedada na sua casa At 16; Ex3: Ninfa Cl 4.15; Ex4:Júlia e a irmã de Nereu. Rm 16.15. Hospedar vai além de oferecer refeição pra alguém na sua casa. E dar-lhe também atenção. Quem recebeu melhor Jesus? Marta ou Maria?
  • E você, o que tem feito? Vamos convidar outras pessoas para nossa casa. Receba as pessoas que vem na sua casa! Desafio: Convide outra família pra um almoço em conjunto.

ST- Você também pode servir:

  • Orar por outras pessoas. Ex: Paulo orava sempre pelos irmãos Fp 1.9; I Ts 1.2
  • Orar pelos irmãos da sua igreja. Tg 5.16 (Orai uns pelos outros). Orar pelos missionários. Para isso, é importante conhecer as necessidades de nossos irmãos. Ouvi seus pedidos, dar-lhe atenção e orar pelos nossos irmãos. Quando foi a última que você orou por alguém? Desafio: Sempre que lembrar de alguém ore por esta pessoa! A oração tem poder!

ST- E na sociedade? Há alguma coisa que a mulher pode fazer?

3. O papel da mulher no mundo

Sim, há muita coisa que a mulher pode fazer no mundo. Uma delas, a qual é a mais anunciada é:

Há muitas pessoas carentes da salvação; clamando por alguém que lhes fale de Cristo!
Quantas pessoas nunca ouviram o verdadeiro evangelho? Não pense só nas pessoas longe de você. Lembre-se dos seus colegas de trabalho, vizinhos, amigos, parentes. Todos precisam ouvi o verdadeiro evangelho. Ex: Conheci uma pessoa que só foi ouvi o evangelho já com 30 anos. Será que nenhum crente, encontrou com ela?

Talvez você diga: Ah, não sei falar. Êx 4.11 e 12. Foi Deus quem fez a boca do homem. Devemos ir, e Deus colocará na nossa boca o que precisamos falar.
Eis aqui um plano de evangelismo que pode te ajudar:

  1. Mostre para a pessoa que ela tem pecado Rm 3.23, 10-12; I Jo 1.8,10; Tg 2.10
  2. O pecado tem conseqüências Rm 6.23; Ez 18.20; Rm 5.12
  3. Cristo pagou a pena do pecado Jo 3.16; Rm 5.7,8; Is 53.6
  4. É necessário arrependimento dos pecados e fé em Jesus. Jo 1.12; Rm 10. 9,10; At 16.31
  5. A certeza da salvação Jo 3.36; I Jo 5.13; Jo 10.28-29

Desafio: Compartilhe nesta semana o evangelho com alguém.

ST- Mas, além de pregar o evangelho. Outra coisa que as mulheres podem e devem fazer no mundo é:

  • Praticar boas obras Ef 2.10; Tt 3.14

Isso é algo muito pouco falado. Mas Deus nos escolheu pra sermos zelosos de boas obras Tt 2.14. Devemos sempre lembrar disso.
Ex: Dorcas fazia roupas para a sua comunidade At 9. 36-43. Ex2: A mulher virtuosa executa bondade ao pobre Pv 31.10
Será que você tem sido zelosa das boas obras? Se você sabe costurar, pode fazer roupas pra seu bairro. Ou pode doar roupas pra pessoas carentes. Se você sabe ensinar pode ajudar outros que estão precisando.
Pode também ajudar outros doando feiras. (Pv 3.28; Pv 11.24-26; Pv 14.21; Pv 19.17; Pv 28.27). A pessoa generosa é abençoada, e nunca terá falta de nada!

Desafio: Faça algo pelas pessoas a sua volta. Ajude alguém.

ST- Outra coisa que nós podemos fazer em qualquer hora e lugar pela nossa sociedade é:

  • Orar: I Tm 2.1-2

É muito fácil reclamamos de nossa sociedade, governo, prefeito, dos acontecimentos atuais. Mas quantas vezes você já orou por estas pessoas e pela a situação atual de nossa sociedade?

A Bíblia exorta a orarmos pelas autoridades: prefeitos, governadores, presidentes… Por isso, ao invés de reclamarmos, vamos orar por eles. E também pelas pessoas ao nosso redor. Quantas pessoas perdidas!!!! Vamos orar. Mt 21.22 Tudo que pedirdes em oração, crende receberei. Lembre-se de que Deus é poderoso para fazer qualquer coisa.

Desafio: Ore hoje pelo seu prefeito, governador, colegas de trabalho e outras pessoas que estão ao seu redor!

A mulher tem um papel muito importante no lar, na igreja e na sociedade. Use suas habilidades e dons que Deus te deu para servir e atuar em cada lugar. Vamos sempre servir ao Senhor!

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” Colossenses 3.22,23

Mis. Rosangela da Silva Feitosa
10.10.11 (Segunda)

COMPARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. só não é bem assim a submissao ao marido…porque tem homem que precisa que a mulher o ensine e coloque juizo em sua cabeça,a mulher ocupa um papel muito importante na sociedade e em casa, muitas ganham mais que seus maridos e são mais inteligentes,naõ tem como a palavra final não ser dela, no BRASIL quem manda é uma mulher,nos lares não é diferente,já passou da hora da homarada respeitar mais a mulher,EVA a primeira mulher que DEUS criou já tinha personalidade,ofereceu a maça a ADAO e esse a obedeceu mesmo sabendo que poderia sofrer um castigo,começou aí a submissao masculina,isso explica o porque de mais mulheres na chefia… nossa como demorou!

  2. QUE PENA QUE AINDA PERDEMOS O NOSSO TEMPO COM COISAS QUE NÃO NOS LEVA A LUGAR ALGUM,ASSIM COMO A BIBLIA DIZ QUE A MULHER TEM QUE SER SUBMISSA,A BIBLIA DIZ QUE, HOMENS AMAI SUAS ESPOSAS ASSIM COMO JESUS AMOU SUA PROPRIA IGREJA.
    JESUS AMA SUA IGREJA,CUMPRIMOS ORDEM EM NOSSO TRABALHO,VIVEMOS DE BAIXO DE LEIS QUE NÃO CONCORDAMOS,PAGAMOS IMPOSTOSQUE NÃO CONCONDAMOS,OBEDECER NÃO SIGNIFICA CONCORDA ,MAS SIM FAZER O QUE FOI DETERMINADO,A BIBLIA TAMBEM DIZ,QUE O HOMEM NÃO É DONO DO SEU PROPRIO CORPO MAS SIM A SUA MULHER ,QUE A MULHER NÃO É DONA DO SEU PROPRIO CORPO SIM O SEU MARIDO.
    NÃO É BOM QUE FAÇA ALIANÇA COM HOMENS,MAS SE FIZER VELE PARA COMPRI ,MESMO QUE QUE NÃO AGRADE A DEUS,PALAVRA DO SENHOR.

  3. NÃO CONCORDO COM A “IRMÔ ( Suh Rocha ). PORQUE A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE TODA MULHER TEM SEU LUGAR NA IGREJA E NO CASAMENTO, SE VOCÊ “CONHECE” rsrs… ALGUM: “crocodita,” É PORQUE CASOU-SE COM COMPANHEIRO DE JULGO DESIGUAL, E ACABOU NÃO OBSERVANDO O QUE A PALAVRA DE DEUS NOS ORIENTA A FAZER ANTES DE PROCURARMOS UM(A) COMPANHEIRO(A) PARA VIVERMOS UMA VIDA EM CRISTO.
    RESUMINDO!!! QUEM PLANTA COLHE!!!.
    SOU CRISTÃO E VIVO COM MINHA ESPOSA CRISTÃ, E LHE DOU TODO RESPEITO, CARINHO, E HONRA, QUE UM MARIDO EM CRISTO PODERIA DAR À SUA ESPOSA EM CRISTO.
    DESDE QUE SATANÁS ORQUESTROU COM MUITA ASTÚCIA, QUE EM NOSSOS TEMPOS AS MULHERES DEVERIAM TER OS MESMOS DIREITO QUE OS HOMENS, ISSO DESTRUIU E CAUSOU EM NOSSA SOCIEDADE UM VERDADEIRO “BUG” QUE ACABOU QUEBRANDO TODOS OS PRINCÍPIOS DE DEUS, COM RELAÇÃO AO LUGAR DA MULHER NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE. O POVO VERDADEIRAMENTE CRISTÃO NUNCA PRECISOU DESTES PRINCÍPIOS SATÂNICOS PARA RECONHECEREM E HONRAREM SUAS MULHERES EM SEUS LARES E NA SOCIEDADE. MAS SATANÁS JOGA BEM SUJO ESTE JOGO, E ASSIM ENGANA ATÉ NOSSOS ESCOLHIDOS, E POR ESTE MOTIVO EXISTEM TANTOS(AS) DE NOSSOS(AS) IRMÃOS(ÃS) QUE ADERIRAM AOS SEUS IDEIAS DE SOCIEDADE PODRE E PÉRFIDA.

  4. eu acho com todo respeito pelas mulheres, que elas sao mto mais mulheres fazendo aquilo que o proprio fabricante idealizou, para elas fazendo aquilo que é de mulher, do que elas querendo fazer aquilo que nao é a vontade do fabricante, isso so acontece com os humanos a quererem contrariar o plano maravilhoso de Deus. nos animais por exemplo isso nao acontece.MEIC Luanda

  5. Gostei muito sdo artigo mas discordo no ponto onde diz que mulher não pode ser pastora! A exemplo de Raquel que era pastora de ovelhas, naquela época esse trabalho só era exercido por homens,mas Raquel tinha força e determinação para execer tal profissão! E Lídia que se analisarmos bem concluiremos que ela fundou uma igreja! Acho que a palvra de Deus tem que ser pregada sem extinção de pessoas, quando a pessoa e cheia do espirito santo ela esta sendo usada por Deus para anunciar a vontade Dele independente de ser homem, mulher, jovem, idoso ou ate mesmo uma criança Deus pode usar! Abraços!

  6. ei amados de cristo,vemos atualmente tantas irmãs sendo otimas pastoras,e voce diz sua opnião a respeito,ok.Porem dizer que as mulheres não podem exercer autoridade sobre o homem nao significa que ela nao pode ser pastora,exercer autoridade é mandar,não? Isso pe um erro de compreensão de português e não de Bíblia ^^
    Não vim aqui para criticar,mas sim para ser benção.
    E outra,se não é Deus quem usa pastoras como Stormie Omartian,Joyce Meyer,Ludmila Ferber,quem é? O Diabo?

  7. Concordo com a Suh Rocha, a palavra SUBMISSÃO neste texto deveria ser RESPEITO, porque se fosse submissão mesmo, nós mulheres teríamos que concordar com tudo o que nossos maridos fazem, sejam atos que agradem a Deus ou não, mas devemos agradar a Deus do que aos homens, e se for o caso devemos não ser “submetidas” ao nosso marido se o que ele faz está fora da palavra de Deus. Devemos sim respeito ao nosso marido, devemos sempre fazer tudo com o marido ciente, e não agir por conta própria. Teremos muito prazer de respeitar, amar o nosso marido, se ele nos amar como Cristo amou a Igreja. E descordo plenamente do texto, dizer que mulher não pode ser pastora, quantos homens são chamados para a obra e não assumem o seu lugar em Cristo, e quantas mulheres são corajosas e assumem. O importante é fazer a obra, é resgatar almas do inferno e ganha-las para Jesus. Deixe-mos o “preconceito” de lado, e vamos juntos fazer a obra Daquele que nos escolheu.

  8. Respondam esta pergunta: Por que homens e mulheres buscam tanto ter o título de Pastor ou de Pastora? Minha respostas: É porque não tem ideia do que significa o que Jesus Cristo fez em João 13 (lavar os pés dos discípulos). A maioria só deseja o título de pastor(a), mas a função pastoral é para poucos (Mt 9:37)

  9. o estudo é bom, só não concordo com alguns itens.Pregar o evangelho é missão do homem, Jesus não chamou nem uma mulher para apóstolo, ele manda que a mulher aprenda em silencio.Sobre o dizimo. o dizimo faz parte da lei, nós vivemos na graça, não há nem uma referencia sobre o dizimo no novo testamento para os cristãos.Depois que cristo ressuscitou as igrejas passaram 600 anos contribuindo só com ofertas.Depois deste tempo os homens determinaram a volta do dízimos sem o ensinamento de Jesus.

  10. Nos dias de hoje muitas mulheres fazem ótimo trabalho na obra de Deus! Pregam, louvam, evangelizam. Etc. Agora dizer que mulheres podem tudo como o homem, não precisam mais ser submissas ao marido e aos Pastores é anti bíblico e coisa do diabo q veio p destruir a Igreja Santa. Por isso está aí uma bagunça nas igrejas. Muitas Jesabel cheias de pomba gira para desafiar o homem e a Deus !!!

  11. Não entendi porque a mulher não pode exercer o pastoriado juntamente com o esposo,ou ser pastora se o esposo não for,mas pode ser juiza,que por sinal tem cargo mais elevado até q pastor,só porque não esta escrito exatamente pastora na biblia,não quer dizer q não existe,se o Senhor levantou uma mulher como juiza para vencer uma guerra q era para um homem lutar,isso significa q Debora passou a frente da autoridade de um homem,e usou de autoridade na época,porque hoje não poderia usar para ganhar almas para o reino,pastor nada mais é doque servir…..

DEIXE UMA RESPOSTA