Desenterrar o sorriso de um pai. Para muitos filhos, talvez todos, o sorriso de satisfação de seus pais é o céu, o último limite da alegria. Mas nem sempre, em meio a dificuldades da vida, vemos nossos pais como personagens sensíveis e suscetíveis a sentimentos de alegria, orgulho, admiração.
Mas eu pergunto: e se seu pai cantasse de alegria?
Imagine a cena. Imagine se o seu pai, ao olhar para você, ao vivenciar a sua companhia, tivesse uma expressão de jubilo tal que chegasse a cantar de alegria. Se você visse nele a felicidade de estar com você, tão descaradamente expressa que todos pudessem contemplar?
Muitas vezes nos faltam forças para prosseguir, porque as dificuldades apresentadas são maiores do que os laços que nos prendem à esperança. E o que fazer? Em que nos apoiar quando nossas forças parecem insuficientes? A quem nos ligar, em quem ter confiança?
A Bíblia traz relatos que para nós são surpreendentes, mas um deles hoje me tomou o coração e a alma de tal forma que meus olhos começaram a experimentar o mundo de outra maneira. Pois esse relato me mostrou um Pai de uma maneira que jamais imaginei.
O relato está no Salmo 105:
E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos. Sl 105.43
O Salmo fala dos grandes feitos do Senhor. Ele começa falando de como é bom contar e cantar as maravilhas que o Senhor fez e depois pratica tais coisas, contando os feitos do Senhor para com o povo de Israel. Mas o interessante, que me marcou nessa manhã, é este pequeno trecho: a alegria do Senhor.
Quando olhamos para o Senhor, o Deus da Bíblia, o Grande e Poderoso, o Juiz, o Pai, o Soberano, o Maravilhoso Conselheiro, não imaginamos ele sorrindo e muito menos cantando. Mas esse Salmo nos mostra uma face diferente do Senhor, Ele fala do Senhor conduzindo seu povo, aqueles que por amor e misericórdia escolheu, e os conduzindo pelo deserto, com alegria e jubiloso canto. Imagine, Deus cantando por estar juntamente com seus filhos, com seu povo escolhido!
Você, talvez como eu, tenha começado o dia, ou esteja há dias sofrendo com algo, com algum problema que não consegue resolver, com dilemas e paradoxos insolúveis, que lhe tiram o sono. E talvez as palavras que eu lhe escrever não sejam suficientes para resolvê-los, mas algo eu posso lhe dizer: por mais que estejamos em dificuldades, temos um Pai que canta de alegria ao estar conosco.
O conforto que Deus nos oferece muitas vezes não é uma ação, mas uma certeza que temos pela fé e essa certeza é que Deus se alegra com nossa companhia. Não precisamos lhe arrancar sorrisos por obras, mas pela simples companhia, pelo simples andar com Ele, pelo simples andar pela fé, no qual Ele jubiloso nos conduz.
O Senhor está nos guiando e nos dirigir o alegra, o faz estar jubiloso. Deixe-se estar nas mãos, na direção do Senhor Todo Poderoso e Ele se alegrará.
Que Deus o abençoe e o guie!
Silas Klein | pequenomestre.wordpress.com