Queres perguntar a razão disto, cristão?
Olhe para o alto, para o teu Pai celeste, e veja-o puro e santo. Tu sabes que serás um dia como ele?
Queres ser facilmente conformado à Sua imagem? Será que precisarás de muito refinamento na fornalha da aflição para ser purificado? Será que vai ser uma coisa fácil se livrar das tuas corrupções, para que sejas perfeito assim como vosso Pai que está nos céus é perfeito?
Em seguida, cristão, volte os teus olhos para baixo. Tu sabes que tens inimigos debaixo dos teus pés? Tu eras servo de Satanás, e nenhum rei deseja perder de bom grado seus súditos. Tu achas que Satanás te deixará sozinho? Não, ele sempre estará ao teu redor, “como leão que ruge, buscando a quem possa tragar.” Espera então problemas, quando olhares para baixo de ti.
Então olha em volta de ti. Onde estás? Tu estás no território do inimigo, és um estrangeiro e peregrino.
O mundo não é teu amigo. Se for, então não és amigo de Deus, pois quem é amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Tenha certeza de que encontrarás inimigos em toda parte. Quando te deitares, pense que descansarás no campo de batalha; quando andares, suspeite de uma emboscada em cada esquina. Como se diz dos mosquitos, que picam mais aos estranhos do que aos nativos, assim as aflições da terra serão mais acentuadas para ti.
Por fim, procura dentro de ti , no teu próprio coração e observa o que está lá. Pecado e ego ainda estão no teu interior. Ah! se tu não tens o diabo para te tentar, nenhum inimigo para lutar contigo, e nenhum mundo para te seduzir, tu ainda acharias em ti mesmo mal suficiente para ser um problema doloroso para ti, pois “o coração é enganoso acima de todas as coisas, e desesperadamente mau.”
Espere problemas, então, mas não fique desalentado por causa disso, porque Deus é contigo para te ajudar e te fortalecer. Ele tem dito: “Eu serei contigo quando estiveres em dificuldades, eu te livrarei e te honrarei.”
Texto de autoria de Charles Haddon Spurgeon, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.