Felicidade Sem Moderação

1

Por Raíssa Bomtempo

Felicidade! Tudo que almejamos ao longo de nossa vida, seja no presente ou em um futuro próximo. Se pensarmos bem, tudo se converge para a um mesmo caminho: a procura da felicidade. Afinal, desde que nos entendemos por gente aprendemos a sonhar com essa felicidade no superlativo.

No Salmos 126, da Bíblia, o Salmista afirma que aqueles que semeiem com lágrimas, certamente com alegria colherão. Como se sabe, a vida é baseada na Lei da semeadura. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Quem semeia amizade, colhe afeto. Quem semeia amor, colhe simpatia. Quem semeia bondade, colhe misericórdia. Quem semeia ventos colhe tempestade. Quem semeia fidelidade, colhe confiança. Se semeamos muito, com abundância colheremos. Essa lei também se aplica aos estudos e atividades laborais, colheremos os resultados positivos de nosso esforço.

Mas, observe, até nas semeaduras da vida temos o objetivo final de alcançar a “felicidade”. Semeamos para quê? Ora, para colheita. A felicidade é um alvo que todos nós temos em comum.

Desejo ser minimamente feliz, feliz sem reservas, sem medos, sem desconfianças. E, busco, sobretudo, ser feliz por mim mesma, para assim, poder fazer as pessoas que amo feliz também. Fazer o próximo sorrir me realiza. Saber que posso estar fazendo algumas pessoas felizes, mesmo que através de pequenos gestos, me completa.. Isso para mim é felicidade. E, pensando nessa tal “felicidade”, tão buscada, tão falada, tão desejada, tenho descoberto coisas especiais sobre ela.

Primeiramente, o que sei, é que a felicidade não depende de outra pessoa ou de circunstâncias favoráveis. A felicidade só depende de nós. Podemos claro, agregar coisas e pessoas a nossa vida que irão somar, multiplicar, completar a nossa felicidade. Mas, em hipótese alguma, aí estará a felicidade.

Em segundo lugar, pensei: “que a felicidade é a soma de pequenas felicidades”. E, neste momento, que meu conceito de felicidade tinha acabado de mudar. A felicidade, diferente do que nos ensina os contos de fadas e os filmes de Hollywood, não é um estado mágico e duradouro. Na vida real, o que existe é uma felicidade em miúdos, em pedaços, homeopática, distribuída em conta-gotas, de forma suave. Deliciosa felicidade!
O que te faz feliz?
Um sorriso, um abraço, uma surpresa, flores inesperadas, um recadinho de quem você gosta, uma notícia de uma amiga que você não vê há anos, alcançar metas, fazer um esporte, observar um pôr-de-sol aqui, um beijo roubado ali, família reunida, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue desgrudar o olho, uma ligação de madrugada, um amor, uma situação que nos faz rir até a barriga doer. Ah, tenho consciência de que são momentos de felicidade e os vivo, desfrutando, minimamente, de cada segundo.

FELICIDADE: São situações e momentos que vamos empilhando, guardando no coração, com o cuidado e a delicadeza que merecem, momentos simples, pequenos e eternizados. São estas as deliciosas gotas de felicidade que a vida proporciona.

Sabe, tenho aprendido a contabilizar “tudo de bom que me aparece”. E, tenho percebido que sou mais feliz que eu imaginava. Felicidade é agir com sabedoria e liberdade. Ser leve. E, estar ciente das consequências e escolhas da vida.

Vou contar um segredo: sou adepta da felicidade em “conta-gotas”. Não desperdiço nenhum momento que Deus me proporciona de bom.

Se existe um esporte que abandonei faz tempo, é esse tal de “adiar a felicidade”. Me afastei de pessoas complicadas, sim, isto só faz mal para saúde, e, acredite, é o maior ladrão de alegria! E, para a felicidade, eu falo: _pode vir sem reservas! No mais, estou de dieta. Dieta do uso moderadíssimo das palavras “quando”, “se”, “um dia”. Ah…aquela velha história, “quando eu tiver 30 anos”, “quando eu me casar”, “quando eu aposentar”, “quando eu tiver filhos”, “quando eu me formar”, “quando eu passar naquele concurso”. Sinceramente, sabe para que isto serve? Para adiar a Felicidade! Tudo isso é um golpe baixo da vida, querendo nos distrair e esquecer a Felicidade hoje.

Ah, eu quero felicidade, e, eu quero para hoje! A felicidade é a gente que faz. Alias, ela está aí, o tempo todo, nós é que preocupados com coisas banais, muitas vezes, deixamos de aprecia-la.

A Alegria verdadeira e douradora, é só Deus que pode proporcionar. Afinal, Ele é toda fonte alegria, prazer, realização, paz, esperança, fé, certeza. Esta alegria, que Deus nos proporciona, é independente de circunstâncias. É um estado de espírito, e, ela sim nos ajuda a captar cada pequeno vislumbre da felicidade no decorrer do dia. Mesmo em meio ao caos ou a situação adversa, acredite, apesar do momento de escuridão de dor, de tristeza, luto, ou pesar, tudo isto vai passar. Tudo passa, e logo, perceberá, que dá para continuar a ser feliz.

Comece a atentar para a felicidade, ela está tentando chamar a sua atenção, e, assim você estará contagiando as pessoas ao seu redor.
Disse Jesus: Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, e crede também em mim. Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhe­cimento e felicidade. João 15:11, João 14, Eclesiaste2.26
Como tantos já disseram tantas vezes, aproveitem o momento, os amigos, brinde a vida, a família, o amor. E, querido (a), se você for ruim de contas, depois deste texto, recorra à calculadora para ir somando as pequenas felicidades. Você irá se surpreender!

Podem até dizer que isto é utopia, é bobagem, é falta de ambição.
Quer saber?
Que digam. Faz tempo que deixei de me preocupar com o que dizem. Querer agradar a todos é, também, um ladrão de felicidade; Nem Cristo conseguiu! (rs)

Eu escolho ser feliz HOJE. Ser feliz com tudo! (como dizem os mineiros -rs)
E você? O que te faz feliz?

Lembre-se : É melhor ser minimamente feliz várias vezes por dia, como quem toma a felicidade em pequenos goles, do que viver eternamente em compasso da espera da felicidade.

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há abundância de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. Salmos 16:11 (são os planos de Deus para nós.)

Beijos no coração. Amo vocês!
www.raissabomtempo.blogspot.com.br
email: raissabomtempo@hotmail.com


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here