1- O nome do CD, “Príncipe da Paz”, é propício para o momento de insegurança e violência que vive o Rio de Janeiro. A que você atribui este momento tão difícil vivido pelos cariocas? O que Deus tem lhe falado a este respeito?
Como diz a Palavra de Deus, os braços do Senhor não estão encolhidos para que não possa abençoar, mas os nossos pecados é que nos separam dEle e de Suas bênçãos. O estado de violência no Rio de Janeiro, e outras terríveis maldições que têm assolado aquele lugar são fruto de um povo que anda longe de Deus e que precisa se converter de seus maus caminhos. Todos precisam de arrependimento. Tanto o pobre, o marginalizado, o traficante, quanto o rico, que oprime o pobre, enfim, são os pecados que trazem o caos para a nossa sociedade.
É por isso que vamos ali, nos reunir para clamar a Deus por Sua misericórdia, nos arrependendo por identificação inclusive pelos pecados da Igreja, que deveria fazer muito mais diferença naquela cidade. Temos recebido esta direção de Deus e cremos que nos ares muitas coisas mudarão, e darão frutos na realidade natural. Principados e potestades cairão, enquanto o nome do Senhor Jesus é entronizado.
2- A escolha da data (07/07/07) tem um motivo especial?
Quando procuramos as autoridades para a viabilização do evento, pedimos o final de semana seguinte, pois sempre gravamos na 2ª semana de Julho para termos mais tempo de preparar tudo. Porém, eles mesmos nos deram o dia 7, por causa do início do Pan Americano na semana seguinte. Quando percebemos esta data tão completa – 7/7/7, ficamos maravilhados e percebemos que Deus está realmente no controle e tem um plano especial preparado para este dia.
No ano passado houve o dia 6/6/6, em que ouvimos de tantos trabalhos malignos ao redor do mundo. Deus tem agido poderosamente para que este e outros eventos e mobilizações do Seu povo em todo o planeta aconteçam dia 7/7/7. Há mais mistérios do que possamos compreender. O que sei é que me sinto privilegiada de estar participando de algo tão grande que é o mover de Deus no mundo nesse dia.
3- Em recente entrevista, o Maestro Sérgio Gomes chegou a dizer: “Esse é um CD diferente de tudo que temos feito”. O que difere este dos outros CDs? Você pode dizer o mesmo em relação a gravação?
Eu também tenho a mesma sensação, de que está muito diferente. Além dos elementos naturais, como a música, os arranjos, estilos que nunca gravamos antes, há principalmente uma movimentação espiritual em nossa vidas, em todo o grupo e ao nosso redor, como jamais vivi antes. Está acontecendo um despertamento espiritual, é come se a Palavra fosse tão viva diante dos nossos olhos, as visões, os sonhos, as experiências em oração, as vitórias nos desafios que se apresentam na preparação da gravação. É muito forte. É realmente diferente e especial.
4- Existe alguma canção deste CD com a qual você mais se identifica ou mais fala com você?
Para mim é complicado escolher uma ou outra, pois foram geradas em meu coração como filhos! Mas posse destacar uma, que é Mais que vencedor. Nasceu em uma madrugada em que eu estava irritada com tantas afrontas de satanás. Eu compuz, pela primeira vez, uma música para ele. Eu fiz questão de falar, zombar, e declarar que se ele pensa que eu vou parar, é melhor ele desistir. Maior é o que está em mim.
5- Ana, como se deram as composições para este novo trabalho?
Cada uma surgiu alimentando-me da Palavra de Deus, meditando nas experiências e impressões do Espírito Santo em meu interior, até que elas estivessem prontas para sair e ir para o papel. Uma delas, recebi há 6, e só agora tive a direção, ou melhor, chegou o tempo de cantá-la. O interessante é que o Elias, arranjador e guitarrista, já tinha uma música instrumental, e unimos as duas e vimos que Deus nos deu cada um no seu canto, a unidade para a mesma canção. Esta se chama Espírito de Vida e fala da dependência, de mover-me nEle, em Sua direção.
6 – O André Espíndola também produzirá este novo trabalho?
Sim. Ele está trabalhando a todos vapor na parte técnica, de palco, luz, som, cenografia, captação de áudio e vídeo. Há outros produtores, em outras áreas também. A equipe de valentes que o Senhor levantou no Diante do Trono é uma bênção. Trabalhadores dedicados nesta obra, aleluia!
7- Ana, anteriormente não teria sido cogitada uma gravação em Ipanema ou Copacabana? Por que foi escolhida a praia do Flamengo?
Tentamos fazer em Copacabana, mas não nos autorizaram porque iriam montar duas arenas para o Pan na semana da gravação. Nos deram Ipanema. Confesso que meu coração se entristeceu, mas descansei no Senhor. Mais tarde fomos procurados pelo governador, que com constrangimento nos pediu para mudarmos nosso evento para o Flamengo devido a um show que acontecerá em Copacabana no mesmo dia 7, e Ipanema é muito próxima.
Confesso que meu coração se alegrou com o Flamengo. Todas as vezes que fomos ao Rio nos hospedamos no Flamengo, a não ser uma vez em que ficamos em um quartel general! Creio que estávamos tomando posse da terra naquele lugar! O Flamengo é um lugar importantíssimo espiritualmente. Lugar do antigo palácio do Catete, sede da Capital nacional na época. Lugar de governo onde Getúlio suicidou. Ali houve guerra, derramamento de sangue. O aterro, construído por Niemayer tem muitos símbolos esotéricos. Até a vista é mais bonita. Teremos o Pão de Açúcar ao fundo do palco. Enfim, o Senhor determinou que fosse ali, e não os homens.
8- Sabemos que esta é uma gravação ousada e que este é um CD com canções fortes, de batalha espiritual, se poderíamos assim dizer. E, por isso, certamente as dificuldades irão surgir. Neste processo todo de gravação, desde a escolha do local, até os retoques finais, quais os desafios e lutas pelos quais vocês têm passado para a realização deste sonho de gravar o 10º CD no Rio, pela segunda vez?
Temos enfrentado tantos obstáculos que eu não poderia descrever tudo aqui. Oramos por questões pequenas e grandes, desde questões como o que vamos vestir, até por uma autorização que algum órgão do governo precisa nos dar para que o evento aconteça. Por isso aproveito para pedir que você está lendo esta matéria, ore por nós!
9- A carioca Marine Almeida, vocalista e o paranaense, Vinicius Bruno, do grupo CTMDT, irão participar da gravação 10º CD. Como aconteceu este convite? Eles foram chamados oficialmente por você para fazerem parte do Diante do Trono?
Sim. Neste ano temos estes dois novos integrantes no Diante do Trono. Como sempre, não fazemos audições. São relacionamentos que surgem e Deus mesmo é quem vai providenciando para que nossa necessidade musical seja suprida através de pessoas que, além de serem capacitadas musicalmente, tenham uma identificação de coração conosco.
10- O ano passado a Mariana Valadão cuidou do figurino de vocês? Este ano ela também estará encarregada? Fale um pouco de como será o figurino para o “Príncipe da Paz”?
A Mariana está à frente mais uma vez. Este anos estaremos vestindo figurinos da griffe Patrícia Motta, que é membro de nossa Igreja e está nos abençoando. As cores variam entre o cinza, o prata, o roxo, com jeans. Um despojado chique. Os homens estarão usando variações de camisas de malha sobrepostas, dentro destas mesmas cores, e um outro usará vermelho e azul. Quero que estejamos vestidos nas cores do Tabernáculo. Meu figurino, de maneira especial, transmitirá a mensage
m de guerra, de força, de ousadia. Mas há surpresas também em alguns momentos da gravação que eu não posso contar agora, mas mudarei de roupa com um propósito de Deus específico.
11- Ana como tem sido os ensaios para a gravação deste CD?
Os ensaios têm sido muito edificantes. Além de trabalharmos muito, até tarde, minuciosamente, estamos declarando estas mensagens e deixando que elas entrem dentro de nós. Tem sido muito bom.
12- Comente sobre a participação dos bailarinos André Valadão e Carla Amâncio na música Espírito de Vida. Como será a coreografia?
O André é meu primo, um dos melhores bailarinos que o Brasil já produziu. A Carla também é uma excelente profissional, e somente agora, convertidos ao Senhor Jesus, eles podem cumprir plenamente o chamado de Deus na vida deles através da dança. Eles estão preparando algumas coreografias, como a desta música, mas também dançarão junto com a Bel Coimbra, e esta unidade está poderosa em Deus! Na canção citada o André representa o Espírito Santo, e a Carla, a Igreja, ou seja, nós. Ela recebe vida e direção da parte dele e se move segundo a sua condução. É lindo demais!
13- Teve uma época na vida do Ministério Diante do Trono em que Deus deu uma direção para vocês viajarem pelo Brasil com suas ministrações – “Visão Brasil Diante do Trono”. O primeiro ajuntamento de acordo com informações do site do DT foi no Rio de Janeiro e foi realizado no estádio do Maracanã. Com a presença de 180.000 pessoas vocês gravaram o “CD Brasil Diante do Trono”. Como é voltar ao Rio de Janeiro depois de 6 anos?
Creio que Deus está verdadeiramente completando uma obra, um ciclo. Neste tempo gravamos nas cinco regiões do país, e agora retornamos aonde tudo começou. A sensação é de que há mais propósitos de Deus nisso tudo do que possamos captar.
No dia 7/6 estive pisando no Maracanã outra vez em um evento do RR Soares. Era um culto chamado Da Semente, em homenangem aos primeiros mártires protestantes do Brasil, que há 450 anos realizaram o primeiro culto evangélico em nossa Terá. Achei tão tremendo e profético que me ofereci para ir. Cante a música Preciso de Ti, que marcou essa visão, pois foi o que o Senhor me disse na madrugada em que me instruiu acerca dos ajuntamentos que deveríamos fazer: “Filha, o de norte a sul o Brasil cantará Preciso de Ti”. Fui chamada para subir ao palco exatamente às 17 horas, quando daí a 1 mês iniciaremos nossa gravação. Não há coincidências. Voltei ao Maracanã para pisar ali e resgatar, reviver, fechar o ciclo que se iniciou em 2001.
14- De uns tempos para cá o Diante do Trono abre vagas para que os irmãos participem de um coral que fica pertinho do palco. Os participantes ensaiam, fazem coreografia e protagonizam surpresas durante as gravações. Este ano foram abertas 10 mil vagas. O que você espera deste coral?
Estamos com muita expectativa do que Deus tem preparado para o coral e através dele. Eles não apenas participarão fortalecendo a atmosfera de adoração, cantando junto as canções, mas estarão profetizando mesmo durante os ensaios.
15 – É visível que o Diante do Trono vive um novo momento em seu ministério. Na sua opinião o Rio vai servir como uma nova porta aberta por Deus para o DT e também para a transformação do Brasil?
Amém. Eu creio que este tempo novo está sendo derramado sobre todos os que estão buscando se alinhar aos propósitos de Deus em suas vidas e ministérios. A transformação do Rio é chave para a transformação do Brasil, e de lá as nações da Terra serão alcançadas pelo nosso testemunho.
16- Ana deixe um recado especial para a Igreja brasileira, convocando-a para a gravação do Rio.
Queridos irmãos, esta não é uma gravação apenas. É um ajuntamento de pessoas que estarão ali com um entendimento de que foram convocadas pelo Sumo General, Jesus, para um confronto espiritual com as trevas. Vamos marchar ali e declarar os altos louvores de Deus. Eles são arma de guerra em nossos lábios. Vamos nos prostrar em oração de arrependimento pelos pecado das Igreja e do nosso país. Vamos clamar a Deus por Sua misericórdia e intervenção.
Venha estar conosco. Jovens ou velho, saiba que Deus está te chamando a ser participante de um dia que mudará o rumo da história. Eu me sinto privilegiada de fazer parte disso, e creio que cada um tem um papel e uma importância, diante de Deus, nessa missão.
Jesus conta com você. Um abraço,
Ana Paula.
Entrevista extraída do site www.diantedotrono.com.br/