Onde você estará daqui a dez anos? O que você fará daqui a cinco anos? Hoje à noite, o que acontecerá em sua casa? Em cinco minutos, quem entrará pela porta ou ligará no telefone? E quando essas coisas acontecerem, o que você fará? E o que as consequências desses atos farão de sua vida?
Não sabemos o nosso futuro, não podemos entender o que nos acontecerá, porque nosso futuro é marcado por um número infinito de variáveis que podem alterar completamente nossos planos, desejos e ações. Não conhecemos o futuro, o que faremos dele e até mesmo o que desejaremos dele com o passar dos anos.
E, sem conhecer o futuro, como tomar decisões? Como planejar, como tentar seguir um rumo? Como responder aquela segunda pergunta em entrevistas que nos pergunta o que faremos daqui a alguns anos? Nós não sabemos, ainda que possamos desejar uma coisa ou outra, o que, com o tempo, muda.
Essa confusão nos ocupa durante grande parte de nossos dias. Como tomar decisões certas em um mundo incerto? Hoje, ao ler a Bíblia, me deparei com uma realidade, que muitas vezes não nos damos conta.
Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho? Pv 20.24
Se eu, nesse exato momento, bater o dedo na quina da mesa isso pode me machucar, o que me fará ir até a farmácia para procurar remédio, que pode me tirar da sala e pode me fazer perder uma reunião, que pode me causar a demissão, que pode trazer uma oportunidade diferenciada em minha vida.
Esse simples exemplo demonstra que pequenas coisas podem mudar totalmente nosso futuro. Então como decidir o que acontecerá comigo? Na verdade eu não posso. Não tenho controle sobre o meu tempo, sobre minha vida e sobre a consequência de meus atos. Como dirigir meu próprio caminho, então?
Talvez essa fosse o pensamento do escritor deste provérbio, ele estava suscetível a diversas variáveis, que poderiam alterar seus rumos. Então se deparou com a verdade: ele não poderia controlar seu caminho, não poderia dirigir seus passos e nem entender o que aconteceria com ele, porque tudo poderia mudar, suas seguranças tornar-se-iam inseguras, seu propósito tornaria-se seu trauma, e assim suscetivamente.
Não temos uma visão do futuro, não podemos controlá-lo, então como confiar que nossos passos estão corretos? A única forma de termos essa certeza é temos o Senhor como Senhor de nossas vidas. Porque, se fizermos assim, teremos a consciência de que Ele é quem nos move, nos dirige, nos guia, porque Ele sabe o futuro e sabe como nos levar até um lugar tranquilo e de felicidade.
Por isso, se as coisas estão incertas, difíceis, se você tem medo de onde chegar com seus atos, lembre-se que não é você quem dirige sua vida, por isso descanse, pois aquele que dirige nossos passos conhece o futuro e nos levará a um lugar de paz, alegria e realizações.