Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus

5

Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Mateus 19:23-24

Pensamento: A maneira como nós encaramos os pobres e os necessitados ao nosso redor será um dos principais critérios pelos quais seremos julgados. Quando ouvimos “rico” pensamos em empresários e banqueiros com limusine e apartamento de cobertura. Na verdade, se você está lendo esta reflexão num computador, é bem provável que, comparado ao resto do mundo, você é rico.

Cerca de um sexto da humanidade, 1 bilhão e 100 milhões de pessoas, sobrevivem com menos de um dólar por dia. A figura do camelo e do fundo de uma agulha, apesar da persistente lenda teológica, não se refere a um portão estreito na muralha de Jerusalém. De fato Jesus quis dizer o que a figura sugere – é praticamente impossível um rico entrar no Reino de Deus. O propósito do Senhor é justamente de deixar os ricos (inclusive nós) desconfortáveis. O conforto que a riqueza traz, mesmo um pouco de riqueza, é um entorpecente para a alma.

Precisamos acordar e olhar, não para quem mora na cobertura, mas para quem mora no barraco. Ambos estão longe de nós. Nossa tendência é olhar para cima e pensar quão pouco temos, quando devíamos olhar para baixo e ver quanto temos a mais que nossos irmãos pobres, os outros filhos de Deus. Quem está acima de nós na escala econômica pode parecer distante, mas, quem está em baixo, está mais distante ainda. De acordo com Jesus, o olhar para baixo mostrará algo importante sobre quão próximos ou quão longe estamos do Reino de Deus. Será que estamos olhando na direção certa? Será que estamos vendo o que Jesus vê?

Oração: Meu Pai, o Senhor ama todos os seus filhos. A alguns o Senhor proporcionou bens e riquezas, enquanto outros nasceram na escassez. Cada situação exige amor a Jesus e ao nosso próximo. Dê-nos, Pai, esse amor bem profundo, para sermos cada um o filho que o Senhor quer e o irmão que os outros filhos precisam. Em nome de Jesus oramos. Amém.


COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. eu acho que falto algo a ser dito , ou minha visão sobre isso e diferente , não pelo fato de ser rico que não entremos no céu , e sim pelo de amarmos nossos bens em primeiro lugar do que Deus , Jesus disse aquilo pelo fato do jovem rico não querer ter deixado sua riqueza de lado e seguir ele, pra mim era só uma prova de Jesus que sempre pedia o sacrifício do que a pessoa mais amava para seguir ele, então não importa riqueza ou o que for, temos que deixar tudo em segundo lugar e colocar Deus em primeiro lugar sempre, perdão pela observação mais eu acho que seu estudo está mais para amar o próximo do que para finanças.

  2. O problema das riquezas é que quanto mais se obtem mais se quer, tive 1 tempo na vida antes de vir p/ Cristo que tinha somente 1 par de sapatos, enfrentei enchente e fome, hoje, se vou a esquina sem celular parece que falta um pedaço, a cultura consumista quecopiamos dos americanos é terrivel, acaba se tornando idolatria, por isso Jesus disse aquilo, e Salomão ao final de sua vida apos experimentar tudo o que o dinheiro podia comprar deduziu que os olhos não se fartam e isso prende a nossa atenção e desvia o foco que é o reino de DEUS, onde a traça não roe e nem o ladrão rouba, é onde devemos ajuntar tesouros.DEUS os abençoe

  3. tambem concordo com o Lucio, acho que esse estudo se referindo do amor para com o proximo esta otimo, mas para finanças nao esta legal. Perdoe-me meu irmao se de alguma forma estou sendo grosseiro. Nao podemos ser tao radicais, eu estou lendo sua mensagem de um computador, porem nao é meu e nao sou rico.
    Uma pergunta;- Os crentes bem abençoados, com carros acima da media, casas otimas, comercios… Vao ter de vender, dar, abrir mao do seus bens, ou apenas ter um coraçao puro diante de Deus para poder entrar em seu reino?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here