Deus como centro-foco dos nossos Sonhos

0

Existem três aplicações para a explicação do termo Sonhos.

1-A Simbólica=>Sonhos como fruto dos nossos propósitos e projetos, informando-nos a impossibilidade do real acontecimento.

2-A literal=>Sonhos que temos no momento em que estamos dormindo, sem a importância devida.

3-A Revelada=>Sonhos que temos durante os períodos de sono, que se concretizam algum tempo depois conforme tudo aquilo que presenciamos de forma inconsciente.

VAMOS ESTUDAR SOBRE O SONHO DE JACÓ REGISTRADO EM GN 28.12

Segundo historiadores neste texto bíblico Jacó tinha em base 70 anos de idade, canseira e fadiga como conseqüência da idade avançada era o que constituía a sua vida, se isso não bastasse ainda teve que atravessar 750 km para ir de Berseba até Padã-harã. O alvo era chegar à casa de Labão irmão de Rebeca para se refugiar de seu irmão Esaú, e tomar suas filhas para formar uma família (Léia e Raquel), seguindo o conselho de seus pais Isaque e Rebeca. No meio do caminho sendo já noite Jacó descansa em pastos cananitas, povo este que não comungava com sua família, sendo assim estava exposto aos perigos que poderiam sobrevir durante a noite. Mais mesmo assim ele não se preocupa, está muito cansado e como um sintoma comum perante essas circunstâncias as conseqüências são ignoradas. Ele só esta pensando em dormir, e deita para descansar seus ânimos. Jacó estava aflito por estar fugindo do seu irmão, o interessante é que fora neste momento gerado um sonho na vida deste homem. “Sonhos só nascem em tempo de aflição e angústia, como no caso de Jacó”.

1. E SONHOU.

Jacó como todo ser humano sonhara por muitas vezes, mas só este sonho o autor refere em seus registros, por tratar-se de uma revelação produzida pelo próprio Deus. Fora o Soberano que dera este sonho a JACÓ, e isso fazia deste, algo incomum e ao mesmo tempo extraordinário. Este texto nos informa que primeiro Jacó sonha e depois é que Deus formula a promessa. A revelação obtida aqui é que “primeiro nós devemos sonhar para que depois Deus venha investir nos seus Sonhos.”

2. A ESCADA TOCAVA OS CÉUS

O ponto crucial aqui é que os céus se tornaram um limite para a escada. Dando-nos a entender que apenas o céu pode ser identificado como um limite para seus sonhos. O termo “céus” está no plural, indicando que tem mais de uma dimensão para escada romper. A escada tocava o Céu que estava Deus, então devemos explanar aqui a revelação de Paulo sobre os três céus existentes (2Co 12.2):
1-Céu atmosférico, 2-céu astrológico, 3-o céu que é habitat de Deus

Os seus Sonhos precisam romper todas as fronteiras dimensionais que tentam ofuscar a sua visão. Seja determinado e vença todos os obstáculos que surgirem no seu caminho.

3. O TOPO DA ESCADA

Perdi as contas das vezes que me perguntei por que Deus precisou revelar o topo da escada para Jacó.Uma das minhas sugestões,que é por causa da tamanha provação que estava enfrentando este homem,todas as decepções que estava realçando em sua vida,que estavam fazendo com que ele desistisse dos projetos determinados já por Deus.Existe momentos na nossa vida que nos decepcionamos com tudo que acreditamos,pensamos em desistir daquilo que almejamos,é nesta hora que Deus entra em ação e no revela aonde nós podemos chegar se persistirmos.Deus mostrou o apogeu pra Jacó,da mesma forma que fará com você.
“Olhe para o topo da escada,veja aonde você pode chegar”.

4. ACIMA DA ESCADA

O interessante é que a escada tocava os céus, isto é, acima do topo da escada estava o Céu, habitat de Deus (Sl 115.2), nos revelando que por mais que cresçamos que nos tornemos uma personalidade, sempre teremos que olhar para cima pra encontrar Deus. “Ele sempre estará acima de Nós”. Que o lema da sua vida seja o mesmo de João Batista, “Que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3.30)

5. ANJOS “SUBINDO” E “DESCENDO” NA ESCADA.

O agentes de DEUS em toda trajetória dos seus sonhos estarão guardando você. Tanto na hora que você esta obtendo êxito (subindo) quanto no momento de angústia (descendo).

6. A ESCADA.

Por que uma escada?Quem de nós nunca se indagou?Talvez porque Deus queria mostrar pra Jacó que não seria tão simples assim chegar á concretização dos seus sonhos. A escada é formatada por degraus, nos indicando que em todo caminho iria exigir muito esforço por parte de Jacó. Preste atenção nesse fator que iremos explanar agora; O centro-foco do sonho de Jacó era a “escada”, todo o sonho estava fundamentado na mesma. Exprimindo aqui uma revelação subliminar, onde o próprio Jesus se alto identifica como a mesma, quando propaga a Natanael dizendo que sobe Ele… Tem anjos subindo e descendo (Jo1. 51). Dando a nos entender que Jesus tem que ser o centro-foco de nossos Sonhos.

CONCLUSÃO

Inúmeras vezes queremos eleger o sucesso ou a fama como o foco dos nossos sonhos, fazendo com que a conseqüência se torne a essência. A fama ou o sucesso sempre será conseqüência da determinação impressa em seus propósitos. Mais a essência dos nossos sonhos vai muito, além disto, não se trata de meros objetivos e sim de que realmente importa em tudo que acreditamos. Coloque Jesus como centro-foco dos seus Sonhos e verá que as expectativas utópicas se transformarão em acontecimentos concretos.

Quem é o centro-foco dos seus sonhos?

Autor do Texto
By Allan Lessa


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here