“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55.8,9).
Todos nós sabemos que Deus nos ama com um amor imutável, incondicional e eterno. Sabemos que Seu desejo é de sempre nos abençoar e nos trazer paz e alegria. Mas e quando só vemos lutas em nossa vida? E quando estamos no “deserto”? Conseguimos enxergar o mesmo Deus de amor? Quando pedimos aquela cura, aquela vaga de emprego, aquele filho que não pode gerar e a vitória não vem?
Será que ficamos decpecionados com Deus? Será que questionamos o Seu poder e a Sua bondade? O versículo citado acima que se encontra no livro de Isaías parece ser a resposta para a nossa frustração. Deus nem sempre diz ‘sim’ às nossas petições nem responde da forma que esperamos. Por que?!
1- Porque o Senhor tem uma maneira de ver as coisas diferente da nossa. A visão do ser humano é limitada, então conseguimos enxergar apenas o presente enquanto Deus sabe todo o nosso futuro. Quando conhecemos, por exemplo, as lutas que personagens bíblicos como Jó e José passaram, concluímos que Deus tem um propósito para tudo na vida dos seus filhos, nada é por acaso. O que precisamos fazer é aprender a confiar Nele em todas as dificuldades, que muitas vezes surgem até mesmo para nosso crescimento espiritual ou para nos aproximarmos de Deus.
2- Às vezes o que pedimos ao está de acordo com a vontade de Deus. Lembre-se que a vontade Dele é “boa, perfeita e agradável” (ver Rm 12.2) (ver também I Jo 5.14 e Fp 2.13).
3- O tempo de Deus é diferente do nosso. Nós costumamos achar que o Senhor deve nos responder imediatamente, mas Ele sabe o tempo certo para nos abençoar. Há tempo para todas coisas conforme lemos no capítulo três do livro de Eclesiastes.
4- Nem sempre Deus age da maneira que imaginamos porque Ele opera do jeito Dele e não do nosso. Muitas vezes até nos surpreendemos em como o Senhor nos abençoa além das nossas expectativas. O apóstolo Paulo cita isso em Efésios 3.20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera…”.
5- Deus não responde algumas vezes porque algo em nossa conduta não está de acordo com a vontade Dele, porisso é importante nos autoexaminar para ver se estamos levando uma vida que O agrada, se realmente temos nos comportando conforme os padrões que o Senhor estabeleceu em Sua palavra (ver Is 59.1-2; Jo 9.31 e IJo 3.22).
6- Porque às vezes pedimos sem fé; duvidamos que vamos receber aquilo que pedimos ou achamos impossível aquele pedido se realizar. A bíblia nos fala que “sem fé é impossível agradar a Deus” (ver Hb 11.6). Portanto, peça com fé e receberás (ver Tg 1.6-7; Mt 17.19,20 e Jo 11.40).
7- Porque nós temos que aprender primeiro a “buscar o reino de Deus e a Sua justiça” para só então “as demais coisas nos serem acrescentadas” (ver Mt 6.33). Ao invés de buscarmos somente as bênçãos de Deus, devemos buscar o Deus das bênçãos. “Um coração quebrantado Deus não rejeitará” (ver Sl 51.17).
Portanto, meus queridos irmãos, quando acharmos que Deus está calado ou que Ele não está ouvindo nossas orações, lembremos que Ele tem o Seu tempo, Sua forma de agir e tudo tem que estar debaixo de Sua vontade, amém?! O Senhor Jesus nunca nos desampara, nem nos decepciona, nós temos de esperar e confiar Nele em qualquer situação, mesmo que não entendamos. Deus está no controle de tudo. Amém!!!