Até um tempo atrás eu não dispensava a atenção merecida a passagem bíblica que relata o encontro de Ananias e Paulo. De uma coisa eu tenho certeza: Deus abre os nossos olhos e nos faz enxergar aquilo que realmente necessitamos.
A trajetória de Paulo é bem conhecida, de perseguidor passou a perseguido. Mas, a perseguição de Paulo aos cristãos se dava pelo zelo que ele tinha por sua religião, ele de fato acreditava que o cristianismo era nocivo ao judaísmo, então como um “bom fariseu” ele odiava e perseguia a fé cristã.
Paulo decidido a prender mais cristãos teve um encontro com o Senhor numa de suas viagens (Atos 22.6-16), uma Luz tão intensa que o deixou cego. Seus companheiros o levaram até Damasco e lá deu-se o encontro com Ananinas. Esse, vendo Paulo disse: “Irmão Saulo, veja de novo” e ele enxergou novamente, lendo toda a passagem do livro de Atos podemos conhecer um pouco da conversão de Paulo.
Quantos de nós podemos ser considerados “Ananias” de nossa geração? Essa foi a pergunta que o Senhor me fez e refleti muito. Quantos de nós conseguimos enxergar “Saulos” em suas igrejas? Homens e mulheres que não percebem a importância da unidade cristã e inicia a sua perseguição, condenando ou julgando o que determinado ministério faz, se está certo ou não. E são pessoas dedicadas a obra do Senhor assim como Saulo. Muitos de nós quando nos deparamos com tal situação logo nos indignamos e essa indignação nos impede de declarar o que Ananinas declarou a Saulo: “Irmão (ã), veja de novo!”.
Foi assim que o Senhor me confrontou quando me fez essa pergunta, como posso desejar ser luz para o mundo quando muitos dos meus irmãos na fé necessitam ter a visão aberta?
Deus deseja nos usar, não para condenar os “Saulos” que ainda existem, mas para interceder por eles. Como Ananias, você, Filho e Filha de Deus, irá se deparar com vidas que chegarão até você para voltar a “enxergar”, Deus irá usar você! Não importa a fama de opositor que a pessoa tenha (assim como Saulo), quando o Senhor preparar esse encontro você, transbordando amor, fará com Ananias, irá declarar benção ao seu irmão.
Glorifico a Deus por me despertar através de sua palavra e me mostrar qual é sua perfeita e agradável vontade.