“O coraçäo do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” (Proverbios 16:9)
Em nossas vidas, há coisas que Deus faz e coisas que Ele permite que nos façamos, mas em todas as situações sua vontade é soberana, seu poder, tremendo, e seu amor, infinito!
As providências e respostas de Deus que encontram espaço na história de nossas vidas são acontecimentos e decisões com aroma e som suaves que tranqüilizam a alma, trazendo paz, nos edificando e abençoando também a vida dos que nos acompanham o caminho. São aquelas coisas que os que nos vêem ou nos escutam ganham inspiração para prosseguir!
As coisas que Deus permite que façamos conosco são aquelas que nos traz a sensação de estamos sentindo na pele as conseqüências de inúmeras tentativas humanas de acertar, construir e decidir sobre coisas e circunstâncias com nossos impulsos e instintos próprios. São experiências também marcantes e ricas, porém dolorosas e talvez desnecessárias. Seja como for, Deus gerencia essas experiências de vida com seu olhar cuidadoso de Pai, zelando para que não sejamos derrotados. Assim, Ele vai cicatrizando as feridas, amenizando as dores, e nos ajudando a levantar e prosseguir. Isso faz diferença no viver os mistérios, as lutas e dificuldades comuns à vida humana!
Nosso livre arbítrio abre essa possibilidade infeliz – a de não nos submetermos completa e continuamente à vontade de Deus. O que é lamentável, porque quanto mais auto-suficientes, menos íntimos de Deus, menos dependentes do que Ele faz, menos felizes. Mesmo sem saber.
O centro da vontade de Deus não é para os perfeitos, mas para os que buscam a santificação, para os que sabem que precisam ser justificados, consolados, aconchegados.
Hoje, em algumas situações de minha vida, convivo com conseqüências de minhas escolhas em meio a crises, escolhas de uma rebeldia atrevida, instantes de pretencioso conhecimento e inconsciente ignorância da vida. Coisas que Deus me deixou fazer. Mas, o amor de Deus é infinito, por isso posso identificar cada detalhe onde suas mãos agiram livrando, cuidando, curando. Eu falei o que não devia, Ele me deu novas oportunidades. Eu fiz escolhas erradas, Ele transformou meu deserto e irrigou minha história de vida, Eu pequei, Ele me perdoou. Coisas que Deus faz!
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e Ele tudo fará” (Salmos 37:5)
Sabe o que mais Deus faz? Deus faz a diferença!