Quando eu era mais novinha, no início de minha adolescência, tinha um sonho muito grande ser jornalista e escritora secular. Cresci, amadureci e muitas coisas mudaram. Graças a Deus por cada uma dessas mudanças! Aleluias!
Meu encontro com o Senhor e o despertar de um chamado muito maior do que eu e minhas idéias e projetos de vida me levaram a um momento decisivo pelo qual todo filho de Deus passa e, com certeza, se você ainda não viveu isso, vai viver um dia. Eu me refiro ao momento de fazer uma escolha: os sonhos de Deus ou os nossos sonhos.
Eu precisava decidir para que lado do muro pularia. Sim, porque, podemos caminhar anos em cima do muro amados, mas uma hora o muro chega ao fim e então precisávamos escolher se nos lançamos no destino traçado pelo Senhor para cada dia de nossa existência ou se, vamos em busca de nossos próprios ideais (Mt 6:24).
Foi difícil, foi doloroso, mas para a glória do Senhor, na força do Senhor eu consegui escolher mergulhar em Sua vontade (I Pe 3:17). Não me arrependo. A obediência traz frutos maravilhosos e nada se compara ao prazer de viver no centro da vontade de Deus. Obedecer, realmente é muito melhor do que sacrificar (I Sm 15:22). O Pai tem “o melhor do melhor” reservado para nós e quando compreendemos e enfrentamos as renúncias que precisam ser feitas, um novo horizonte se abre diante de nós (I Co 2:9). O horizonte da fidelidade do nosso Deus. Um Deus de amor, que jamais falha, ainda que muitas vezes as circunstâncias tentem enganosamente nos convencer do contrário.
Contudo, as promessas de Deus jamais se referem a uma vida perfeita, sem problemas ou sofrimento algum. E é aí que muitos tropeçam. É aí que quase tropecei. Acreditamos na ilusão de que tudo vai ser perfeito e feliz porque afinal escolhemos a Jesus. Alguns acham que podem até mesmo chantagiar ou barganhar com Deus dizendo “Senhor, fiz tanto por amor a Ti e recebo isso em troca?” Esquecemo-nos facilmente daquilo que nos atraiu para Ele: A CRUZ! E, como que ignorando seu inigualável sofrimento e sua incomparável prova de amor, apresentamos a Ele nossas dorzinhas como crianças pirracentas. Deus tenha misericórdia de nós, de mim, Senhor! Muitos “pregadores de rosas” nos ensinaram isso, e continuam ensinando doutrinas que oferecem Jesus às pessoas como se fosse um carro ou uma casa nova: só vantagens.
Mas a verdade é que escolher a Jesus, nos leva a tomar uma posição de entrega total diante de Deus (Sl 37:5) nos coloca em uma nova dimensão. Somos confrontados, Deus nos revela nossas fraquezas, a necessidade mudar os valores, os pesos e as medidas que regem nosso comportamento (II Co 3:18). Cada pequena escolha ganha importância, pois no reino de Deus, pequenos deslizes podem fazer grandes estragos (Gl 6:7). E não apenas isso como também, a medida em que avançamos em Deus, avançam contra nós as perseguições, afrontas, lutas e dores. E isso tudo faz parte (I Co 4:8-10). É o outro lado da moeda.
Quando Jesus nos chama, deixa claro que nem tudo serão flores na caminhada ao Seu lado: “Tenho voz dito estas coisas para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33)
O interessante é que Jesus não estava dizendo a ímpios que estes sofreriam. Ele estava falando com seus discípulos, seus amigos mais chegados, pessoas que tinham intimidade com ele, que passavam dias inteiros ao seu lado. Não devemos nos enganar amados, se o mundo odiou a Jesus, porventura nos amará? (Jo 15:18-19)
Posso dizer a você meu querido que conheço de perto esses dois lados da moeda. Antes de me entregar ao Senhor, antes de aceitar Seu chamado eu vivi anos de opressão, complexos, traumas e falsa felicidade. A vida parecia cruel comigo. A solidão era o sentimento mais presente em meu coração. Nada fazia sentido. Porém, depois de escolher a Jesus, a minha vida mudou.
Ficou perfeita? Não! Pelo contrário, tenho clamado por dias em que possa respirar e descansar entre uma pancada e outra que tenho levado. Todavia, descobri um amor maior e mais forte do que tudo que enfrento (I Co 13:1-13). E descobri a fonte desse amor (Sl 87:7). Em Jesus encontrei o amor que cura minhas feridas, que liberta minha alma e traz vida ao meu espírito. Em Jesus encontrei o amor que me dá consolo e força. O amor que me sustenta e me encoraja a prosseguir mesmo quando tudo me leva a crer que chegou a hora de parar (Hb 12:1-2).
Com Jesus a minha vida não é perfeita, porém é feliz. Você pode dizer: “Como você é feliz se você acabou de dizer que tem sofrido e enfrentado duras lutas?”
Eu te respondo que estou aprendendo que a felicidade não é a ausência de problemas. Como teremos uma vida perfeita se somos imperfeitos? Vida sem problemas? Isto só será realidade do no céu, na glória, quando nos encontramos com o Senhor e formos morar com Ele para sempre.
Aqui, a felicidade é a conquista da sabedoria, da força interior e da coragem para enfrentar os problemas, superá-los e sair vitorioso de cada um deles. Aprendendo grandes e pequenas lições, crescendo e se aperfeiçoando no caráter de Jesus (II Co 7:1). Conhecendo e vivendo na pele o cuidado, o amor e os milagres do Senhor.
Eu, particularmente, ando chorando mais do que bebê com fome. Só o Senhor sabe o nível de pressões que tem vindo sobre mim. Mas eu insisto amados, eu insisto em crer na fidelidade do Senhor! Eu insisto em continuar sonhando! Eu insisto em continuar servindo e adorando ao Único que é poderoso para trazer cura, restauração, paz e vitória para a minha vida! Oh aleluias! Eu não abro mão de Jesus! Eu não abro mão de viver no centro da vontade de Jesus! E eu te encorajo, meu irmão, a se posicionar comigo diante de Deus!
Você tem sofrido por amor a Jesus? Então creia que Ele honrará a sua fidelidade para com Ele. Não se arrependa de ter aceitado o chamado de Deus! Não deixe o diabo te fazer pensar que não valeu a pena. Valeu a pena sim! E continua valendo a pena!
Creia, meu querido! Insista em Crer! Sonhe, insista em sonhar os sonhos de Deus! Insista em confiar na Sua provisão! Insista em aprender a descansar em Seus braços (Sl 131)! Insista, irmão! Insista!
A verdade é que nesses momentos de deserto que tenho enfrentado, momentos de sustos, de perdas, de dores mesmo, satanás fica me rodeando procurando capturar uma única palavra de murmuração que seja para que possa me acusar e me derrubar. Mas Deus tem sido comigo meu irmão (Is 41:8-10). E Ele tem me lembrado que, uma vez tendo posto a mão no arado, não posso mais olhar para trás (Lc 9:61). Não é tempo de parar.
Talvez você também esteja “na moenda” e esteja cansado de ouvir jargões do tipo “vai ficar tudo bem”, “vai dar tudo certo”, “essa fase vai passar”. Por isso não quero lhe enfadar repetindo estas coisas. Isso tudo é consolo humano e só tem efeito superficial. Quero, na verdade, te alimentar com a verdadeira fonte de cura, consolo e encorajamento que é a Palavra do Deus Vivo! Ela não nos promete que não teremos lutas, mas sim que sobre todas estas lutas seremos vitoriosos (Rm 8:36-37)!
Ela nos ensina que, se com Ele sofremos, com Ele também seremos glorificados (Rm 8:17). Que para cada experiência de vergonha, em lugar da nossa vergonha, dupla honra virá sobre as nossas vidas (Is 61:7).
Estou lhe dizendo estas coisas amados, mas antes de tudo cada palavra deste texto serve para mim e tem lugar em meu coração porque eu preciso disso, eu preciso da força e do consolo do Senhor. Por isso me dispus a escrever isso. Quero escrever em “em tábuas” esta visão que o Senhor tem me dado para que eu possa ler quantas vezes for necessário e assim ser totalmente curada pelo Senhor. E a mesma vitória e restauração que quero para mim, quero para você meu irmão porque eu e você somos um em Jesus! Somos Filhos amados de Deus! Filhos e Herdeiros! Aleluias, oh glórias a Deus!
E eu estou bem certa que as aflições deste tempo presente não se podem comparar, amados, com a glória que em nós há de ser revelada (Rm 8:18)!
Vale a pena seguir a Jesus! Vale a pena escolher a Jesus! Vale a pena ser um escolhido de Deus, ser um instrumento Dele para levar seu amor a todas as nações da Terra e principalmente ao nosso próximo, que tanto aqui pertinho precisa de nós.
Vale a pena ser um justo de Deus! Ser filho amado do coração Dele!
Muitas são as nossas aflições, mas de todas o Senhor nos livre e sempre nos livrará.
Que o Pai te abençoe e te encoraje, como tem me encorajado, a prosseguir olhando somente para Ele! Ele é tudo que precisamos para sermos felizes!
Carinhosamente em Cristo,
Thais Monteiro
Líder de louvor na Igreja Metodista
email: [email protected]