“Aquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre.” (Salmos 136.4)
Tem coisas que o Senhor fez ou faz ainda que na ótica humana parece como negativo, como é o caso da chuva, que muitas vezes chamamos de mau tempo, e a chuva é uma maravilha de Deus, como ele rega a terra completa em contrapartida veja como demoraria ao homem molhar um grande jardim com uma simples mangueira?
I – COISAS MARAVILHOSAS QUE TOMAMOS COMO NEGATIVA
1. Manda a chuva e o sol indistintamente: (Mt 5.45) “…porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”
2. A maravilha da noite: Em certos casos a noite parece que atrapalha certos trabalhos. Muitos serviços não podem seguir sendo realizado sem a luz solar, pois chega a escuridão da noite, mas Deus fez assim, pois temos que ir descansar. (Sl 74.16) “Teu é o dia e tua é à noite: preparaste a lua e o sol.” Deus fez a noite com um propósito de que o homem descanse e recobre as energias. Diz o Salmo 127.2 que Deus da o sono aos seus amados. “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.”
3. A maravilha do frio: Tem pessoas que não gosta do Inverno e foi Deus quem fez também: (Sl 74.17) “Estabeleceste todos os limites da terra; Verão e Inverno tu os formaste.” O frio do inverno tem vários benefícios, acaba com certos insetos nocivos, faz que as folhas caem para serem renovadas na primavera e as folhas caídas servem de abono a terra.
II – O DEUS QUE FAZ MARAVILHA POR BONDADE, EXECUTA JUIZO POR SANTIDADE.
1. Deus Tira a vida: (1 Sm 2.6) “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.” Tem casos nesta terra, que seus autores pensam ser soberanos e ficar impunes, esquecem que a justiça de Deus, pode tirar-lhes a vida.
2. Deus Empobrece: Altivos, orgulhosos, jactanciosos, vezes enquanto experimentam a cobrança de Deus e ficam pobre. Nem tudo o que pessoas pensam que é Satanás, que é Maldição atuando, é assim, mas a justiça de Deus (1 Sm 2.7) “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.”
3. Deus criou o destruidor: (Is 54.16) “Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra: também criei o assolador, para destruir
4. Ciro chegou a ser o Martelo de Deus: Para executar juízo sobre Israel, mas depois ele também foi submetido a juízo. (Jr 51.20) “Tu és meu martelo e minhas armas de guerra, e contigo despedaçarei nações, e contigo destruirei os reis.”
III – A MARAVILHA DE DEUS ESCONDIDA NA NATUREZA
“A glória de Deus é encobrir o negócio; mas a glória dos reis é tudo investigar.” (Pr 25.2)
1. A maravilha da neve: Cada floco de neve tem seis lados, uma figura geométrica chama de hexágono. Nenhum floco de neve é igual ao outro. (Jó 38.22) “Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva.”
2. A maravilha da Saraiva: Saraiva ou granizo usado muitas vezes por Deus como juízo: (Jô 38.22,23) “Que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra?” (Veja exemplo de juízos: Ex 9.18-26; Js 10.11; Is 28.2,17; 30.30,31, Ez 13.13 e Ag 2.2) Tem um enorme beneficio de fertilizantes para a terra: amônia livre e amônia albuminóides, nitratos, nitridos 19.800 Kg. por alqueire.
3. A maravilha do DNA: Que é a Dna? São ácidos nucléicos encontrados em todas as células de um ser humano. Aproximadamente um milhão de bilhões de células. Como que fossem duas fitas em forma de serpentina. A maravilha é que elas se replicam, uma replica idêntica, sem erro. O homem nasce de uma só célula, que se multiplica em replica até formar o ser humano. A Engenharia genética hoje é capaz de fragmentar o DNA, separar genes específicos e colocar em outro ser vivo, isto é a clonagem.
4. A Retina: Vasos sanguíneos servem de identificação. Os aparelhos fazem um scanner dos vasos sanguíneos no fundo do olho. Portas que se abrem ao confirmar a identificação, liberará seu acesso.
5. A Íris: Aparelhos que fazem a leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila (o orifício preto do olho).
6. Impressão digital: São os sulcos na pele dos dedos e das palmas das mãos, com terminações e formas diferentes de cada ser humano.
IV – COMO ATUAR DIANTE DESTAS MARAVILHAS?
1. Jesus pedia sigilo: Pessoas no Novo Testamento ao receber benefícios de cura ou libertação eram proibidos de divulgar o seu testemunho (Mt 8.4) aconteceu com o leproso “…não o digas a ninguém, mas, vai, mostra-te ao sacerdote…”
2. Jesus pediu para contar: Já no caso do Gadareno que queria ficar acompanhando Jesus foi mandado publicar a suas maravilhas (Mc 5.19) “Vai para tua casa, para os teus, e anuncia- lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti.”
3. Os céus proclamam e você? Cada vez que contemplamos as altas montanhas, a extensão dos mares o a grandiosidade dos céus, eles nos dão testemunho que existe um Criador, que só faz Maravilha. (Sl 19.1) Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
4. Nós daremos toda a Gloria a Ele: A Bíblia manda dar Gloria ao Senhor (Sl 29.1,2) Nossa atitude correta seria a mesma do salmista (Sl 30.12) “…eu te louvarei para sempre”
V – DEUS VAI CONTINUAR FAZENDO UMA OBRA MARAVILHOSA
(Is 29.14) “Eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo; uma obra maravilhosa e um assombro”
1. Um Deus que da avisos: A primeira Maravilha deste texto é encontrar um Deus que da avisos, Ele poderia fazer em silêncio, sem avisar, mas tem poder, avisar, antecipar, postergar as grandes coisas. O que nós vamos ficar sabendo amanha ele esta fazendo hoje.
2. Um Deus que faz antecipações: Os nascimentos avisados com antecipação: de Sansão (Jz 13.5) de Jesus avisado 700 anos antes (Is 9.6) A chegada do Espírito Santo. 1.000 anos antes (Pr 1.23) “eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.”
3. Um Deus que faz visitas: Visitava Adão no Jardim do Éden. (Gn 3.8) Visitou Abraão antes de destruir Sodoma e Gomorra, e teve uma opinião do seu amigo (Gn 18.17) “Ocultarei eu a Abraão o que faço?”
4. Um Deus que revela aos pequenos: (Mt 11.25) “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.”
5. Deus revelava a Daniel: (Dn 2.19) Então foi revelado o segredo a Daniel, numa visão de noite: então Daniel louvou o Deus do céu.
6. Queres ser avisado também? Seja um profeta (Am 3.6) “Certamente o Senhor JEOVÁ não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”