A Fé vêm pelo Ouvir a Palavra de Deus

9
2311

Segundo Rm 10:17 a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Porventura, o que significa isto? Será que toda aquela multidão que viu Jesus multiplicar os pães e peixes não o ouviram pregar? Todos eles vieram a crer que Jesus era o Filho de Deus?

Porventura, os fariseus não estavam no meio do povo ouvindo os ensinamentos de Jesus tentando pegá-lo em alguma falta? Fé foi gerada no coração daqueles homens?

Será que Judas Iscariotes não esteve o tempo todo do lado de Jesus e não o ouviu pregar?

Ou, as pessoas que mataram Estevão a pedradas não o ouviram pregar a palavra de Deus a eles, e não viram sua face como de um anjo?

E tantos outros mais que tem ouvido a mensagem, que estão cansados de ouvir falar sobre Jesus.

Talvez você já tenha ouvido falar tantas vezes e talvez pense que por ter ouvido tanto então fé é gerada no seu coração. Percebemos que o ouvir a palavra de Deus não é apenas o sentido da audição que está ligado ao texto, mas algo mais profundo.

Primeiramente, o que é fé?  Segundo Hebreus  11:1 fé é a certeza e convicção de fatos que não podemos ver. Ou seja, temos total certeza que acontecerá mesmo que todas as circunstâncias digam não.

Fé em Jesus significa dizer que cremos ser Ele o Filho de Deus, aquele que morreu em nosso lugar, reconhecer nosso estado pecaminoso e de necessidade de um salvador, e crer que Jesus é este salvador. Crer que Ele pagou o preço do nosso pecado se fazendo maldito sendo pendurado no madeiro, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, a fim de nos justificar-nos das nossas iniquidades.

A Fé é gerada no nosso coração quando de fato ouvimos a palavra de Deus. Como sei que ouvi a palavra de Deus? Ouvir pode significar muitas coisas. Mas posso ouvir sem entender. Se eu for à China, posso perfeitamente ouvir qualquer chinês falar comigo, porém não compreenderei nenhuma palavra que disser. Pois não sei falar mandarim.

Acontece a mesma coisa com as coisas espirituais. Vejo que o problema de muitos evangelistas, é querer que as pessoas que os ouvem repitam com eles uma oração para então os declararem salvos. Porém não podemos fazer isto. Não sabemos se de fato a pessoa OUVIU, ou se a pessoa simplesmente está seguindo mais um RITO.

A Fé vem por ouvir a palavra de DEUS. Quando a palavra é de Deus, ela gera em nós uma compreensão do nosso pecado. Nos conduz ao arrependimento, pois a fé é precedida e acompanhada de arrependimento.

Quando de fato compreendemos a palavra de Deus, nossos olhos são abertos e passamos a enxergar nosso estado espiritual que é terrível. A partir daí podemos ver Cristo como salvador para nós que nos tira do império das trevas, nos dá novas vestes, nos limpa e nos traz para o Reino do seu amor.

Você tem fé? Ou apenas tem seguido rituais?

A Fé nos leva a nos aproximar de Deus. Queremos mais Dele. Buscamos santidade. Queremos agradá-lo. Nos colocamos na posição de servos e pecadores que carecem sempre da graça e misericórdia de Deus.

O Ritual nos leva à religiosidade e tradicionalismo. Justificamos nossos pecados e acreditamos que estamos salvos porque um dia fizemos uma oração. Nos colocamos na posição de juízes para os outros.

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. A paz do Senhor meu irmao Daniel Simoncelos!?!?!
    Tenho uma duvida sobre um trecho do texto, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.
    Nesse trecho vc diz: “vejo que o problema de muitos evangelista, é querer que as pessoas, que os ouvem repitam com eles uma oraçao para entao o declararem salvos. Porem nao podemos fazer isto.”
    vc diz que nao podemos fazer isso, mais a Biblia diz em romanos 10:9. Se, com a tua boca confessares Jesus e em teu coraçao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos seras salvo.
    Pq que o evangelista esta errado, se o ouvinte esta confessando com sua boca a Jesus? Me tire essa duvida meu qerido irmao…
    Ass: Takayama Torres

    • Olá Takayama, a Paz!!

      No caso eu não disse que não podemos repetir uma oração com uma pessoa, o que não podemos fazer é dizer que as pessoas precisam apenas repetir uma oração para serem salvas. Isso não é verdade. É necessário que a pessoa creia em seu coração e se arrependa de seus pecados, caso contrário será apenas um ritual. Repetir uma oração não salva ninguém, isso que eu quis dizer.

      Abraços,
      Daniel

  2. preciso de ajuda a biblia diz que; quando orar com fé e tudo que pedir a jesus acreditando na promessa será alcançada, pois estou ha sete meses desempregado e eu peço todos os dias e jesus disse; tudo o que pedir em meu nome terás respostas , jesus esqueceu de mim, obrigado por me ajudar.

    • Caro Osmar, no final de sua frase você diz: “Jesus esqueceu de mim”, ao fazer esta afirmativa você duvida do que o Senhor é capaz de fazer por você. Suas orações já não são feitas com verdadeira fé. Tenha bom animo. Não duvide. Jesus com certeza não esqueceu de você.
      Ao ler ou ouvir as palavras do Senhor guarde-as no seu coração. Elas são Luz para os seus caminhos.
      Renove a sua fé em Cristo. Você encontrará forças para superar esse momento que é muito dificil
      Por fim, Deus é fiel.
      Adriana Santos

    • Oi meu irmão, quanto ao seu questionamento a resposta é “não, Jesus não se esqueceu de ti”, precisamos em primeiro lugar ter fé, mas também devemos saber que Deus nos atende de acordo com seus propósitos e sua vontade. A Bíblia diz em Filipenses “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4 : 6), portanto, se você já orou, com certeza Deus já conhece seu desejo, mas também em Mt. 6 diz que devemos buscar em primeirio lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as outras coisas nos serão acrescentadas. Se pergunte se lhe tem faltado alguma coisa, creio que o que lhe é realmente necessário Deus lhe tem provido, quanto ao emprego, isso virá no tempo certo, não foque tanto nisto a ponto de se esquecer daquele que já te deu o que é mais precioso, a salvação e a garantia da vida eterna, as coisas terrenas não podem e não devem tirar a nossa paz. Deus o abençoe irmão.

    • o problema nunca está em Deus, ô cabeção….nunca mais fale isso em nome de Jesus, Deus nao é homem para mentir e nem filho do homem para que se arrependa, tudo acontece no tempo Dele, SABE PORQUE ELE AINDA NAO LHE RESPONDEU? 2 coisa: ou você nao acreditou mesmo que aquilo viria, porque não é só porque voce ta querendo tanto algo que voce tem fé. sabe o que é fé? Hb 11:1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. se voce tem fé mesmo, olhe e creia e agradeça a Deus aquilo que você pediu. 2. Deus tem algo melhor pra você e vem no TEMPO DELE e nao do seu, Deus nao demora a responder, a falha esta em nós seres humanos, nós que somos falhos, reveja seu conceito sobre o que você falou!

  3. A fe vem pelo ouvir, e ouvir…..(ouvir pela audição, e o outro ouvir é pelo espírito) a obediencia vem antes da fé , em muitos textos a palavra ouvir significa obedecer.
    as coisas espirituais se discernem espiritualmente, o Espirito de Deus, comunica-se
    com o nosso espirito. quando estamos em comunhão com Ele. Deus os abençoe!!

  4. Osmar , é a primeira vez que entro aqui…..e vejo que faz tempo que sua pergunta não foi respondida pelo homem…..mais creio que o Senhor assim já o fez…pq é dificil demais esperar 7 meses …Deus nunca esquece os seus…tenho certeza que nesse período Ele não deixou faltar lhe o pão.

DEIXE UMA RESPOSTA