Na passagem de Hebreus 11:1 está escrito: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”
A primeira observação que podemos fazer neste estudo sobre hebreus 11 é que a fé tem uma definição. A fé não é algo que esta vagando por ai, uma força qualquer, uma coisa indefinida.
Algumas pessoas que ainda não conhecem a fé em Cristo Jesus falam sobre como acham interessante essa questão de se acreditar em algo. Dizem que admiram os cristãos ou religiosos porque possuem esse foco e confiança em algo que não existe, acreditam em algo maior.
Falam isso como se a fé fosse algo tão distante e quase inexistente, onde só alguns “loucos” como nós tivéssemos essa capacidade de tocá-la. Não é assim. A fé tem um firme fundamento que é a palavra de Deus.
A fé em Hebreus 11
A bíblia nos diz no livro de Hebreus que pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo de que aquilo que se vê não foi feito do que é visível, ou seja, a palavra de Deus que nós não vemos é muito mais real e segura do que qualquer coisa que você possa apalpar agora na sua frente.
Sendo assim, concluímos que em Hebreus 11:1 a fé esta baseada na palavra de Deus, aquilo que eu busco pela fé, por mais que pareça impossível para mim, é muito mais certo de acontecer do que aquilo que eu possa estar buscando pelas minhas próprias mãos, por mais que isso possa parecer a coisa mais fácil de se alcançar.
A fé é o lugar mais seguro que alguém pode se encontrar, mesmo que talvez possa ser o lugar onde inicialmente tenhamos menos lugares palpáveis.
Certeza das coisas que se esperam
Todos nós esperamos muita coisa. Esperamos ser mais felizes, esperamos ter nossa casa própria, esperamos poder trocar de carro todo ano, esperamos ser felizes em nosso casamento, esperamos que o mundo fique cada dia melhor.
Todos nós temos esperança. Mas a fé não é uma esperança. A fé é a certeza de algo que se espera.
Quem espera por algo, vive consciente de que aquilo pode ou não acontecer. Para a fé essa condição já não existe. Na fé, aquilo que se espera passa a ser algo certo e essa é uma das grandes lições no estudo sobre Hebreus 11.
Alguns, quando vão fazer um jogo de sorte dizem que irão “fazer uma fezinha”. A fé nunca pode ser um jogo, pois em um jogo desse você pode ganhar ou perder, mas na fé não existe dúvida. Não se aplica a isso.
A esperança se “torna” fé quando ela passa de uma probabilidade para uma certeza.
Convicção de fatos que não se veem
Na última rodada do campeonato brasileiro eu estava dando aula na igreja no horário do jogo. Estava torcendo por dentro, mas concentrado no que tinha que fazer. Terminou a aula e o culto iria começar imediatamente. Acessei o twitter e perguntei pra algumas pessoas qual teria sido o resultado do jogo.
Preste atenção, o conhecimento do resultado da partida chegou a mim. Eu não vi, mas tinha as informações de um fato. Não tinha como mudar esse fato. Eu aceitando ou não, o resultado já não poderia ser alterado, pois já era um fato. Percebe onde está a analogia com Hebreus 11:1?
Pastor sobre o Covid-19: “Precisamos substituir nosso medo pela fé e orações”
A fé tem plena certeza em um fato. A fé não cria algo, ela traz a realidade natural, ao campo da nossa visão, algo que já foi feito no sobrenatural.
Sabendo que a fé esta baseada na palavra de Deus e que Ele vela por cumprir a Sua palavra (Jeremias 1:12), podemos afirmar com convicção que tudo aquilo que Deus um dia já disse, é um fato. Não há a possibilidade de não ter acontecido. Aquilo que consta em sua palavra, é um fato.
Finalmente, o estudo sobre Hebreus 11 nos mostra que a fé é como se um grande amigo que veio te visitar, dissesse a você que ele estaria te doando um carro zero, mas que esse veículo teria que ser buscado em outro estado.
Você não viajaria duvidando se seria verdade ou não, afinal de contas é seu amigo que deu. Você confia nele. Você nem pode ver o carro ainda, mas se alguém te perguntar, você vai dizer que já tem o carro.
Ramiro Chagas
http://ramirochagas.blogspot.com