Burra e irracional é a falsa ciência na tentativa de rechaçar a existência de Deus
Embora muitos líderes religiosos, em toda a história da humana, terem promovido a fé de forma a oprimir os fiéis em torno de seus objetivos obscuros, não se pode interpretar a fé como burra e irracional.
A bem da verdade a fé está ligada à razão e, pois a razão não deveria ser um opositor da fé, mas sua afirmação.
A teoria da evolução não se sustenta, uma vez que não passa pelo crivo do processo científico para tornar-se fato científico.
Apesar disto tudo, como afirma do Dr. Caramuru, “há cada vez mais intensa propaganda a favor do evolucionismo na mídia e uma impiedosa perseguição a todos quantos ousem divergir deste pensamento. Iniciativas de cristãos que procuram abrir espaço para o ensino criacionista nas escolas sempre é considerado como ‘retrocesso’, ‘atraso’ e ‘indevida imposição religiosa’, como se as pesquisas não estivessem caminhando no sentido da comprovação da narrativa bíblica. Teorias como a do ‘design inteligente’ são, imediatamente, ridicularizadas e atacadas impiedosamente, como se não tivessem as mesmas fraquezas da pesquisa evolucionista. Entretanto, os resultados das pesquisas estão cada vez mais dificultando o evolucionismo, embora isto não seja alardeado. Chegamos a ponto de os evolucionistas mais radicais terem iniciado uma ‘cruzada ateísta’, num afã de convencer as pessoas da inexistência de Deus, o que apenas mostra que a situação caminha para o desespero.”
Por que há resistência do mundo científico acerca da inserção do ensino criacionista nas escolas públicas. Os evangélicos não podem deixar de lutar para que, dentro de um Estado verdadeiro laico e democrático, como é o Brasil, haja a possibilidade de ensino de todas as teorias envolvidas, já que nenhuma se demonstrou, segundo o método científico, como verdadeira.
Ainda, segundo o Dr. Caramuru, “a fé não se confunde, em absoluto, com a ignorância, com o anti-intelectualismo. A fé é a fonte da verdadeira sabedoria, pois permite aos pequeninos ter acesso às coisas que são ocultas aos sábios e entendidos (Mt.11:25). A fé não é cega, mas, pelo contrário, consegue atingir aquilo que a mente humana não consegue alcançar. A fé permite-nos ir além das limitações da razão humana, pois nos permite ter a mente de Cristo (I Co.2:9-16). Esta fé nos faz dispensar qualquer prova científica para crermos, mas também nos mostra que, sempre que a ciência se multiplica, o que nos foi revelado é confirmado pelas evidências, algo bem diverso do que ocorre com os néscios que, no afã de negar a existência de Deus, somente produzem corrupção e imundícia (Sl.14:1-3). Que nestes tempos trabalhosos em que vivemos, saibamos ter esta fé, que, associada à razão, sempre nos mostrará o Deus Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, Criador de todas as criaturas segundo a sua espécie.”