Tomar decisões, optar por caminhos é uma tarefa cotidiana ao homem, todos os dias nós decidimos o que será feito de nossas vidas, de nossos empregos, de nossos relacionamentos, tudo isso em pequenas parcelas de decisões que tomamos, escolhas que podem ser visíveis a todos os que nos cercam – como, por exemplo, pintar o cabelo de azul – e em escolhas subjetivas, não tão claras, como dar mais tempo ou atenção a uma determinada tarefa -por exemplo, optar trabalhar mais ao invés de passar uma noite com a família.
Porém na vida de cada um de nós existem momentos onde não gostaríamos ter que decidir algo, momentos em que preferiríamos se alguém tomasse alguma decisão por nós. Hora por medo de terminar no caminho errado, hora por medo de ter que optar entre dois benefícios ou dois malefícios, a verdade é que hora ou outra queremos fugir da nossa possibilidade de escolher.
Mas o que podemos fazer na hora da indecisão? Como nos guiar em caminhos tão tortuosos e inconsistentes, como saber em quais dos caminhos teremos o fim desejável e bom?
Meditando na história de Saul podemos saber como proceder na indecisão e como ter certeza do caminho certo a seguir.
“Assim que esses sinais se cumprirem, faça o que achar melhor, pois Deus está com você.” 1. Sm.10:7
Após uma série de eventos, Samuel ungiu Saul para que fosse rei sobre Israel, mas Samuel lhe deu algumas instruções do que aconteceria e o que ele teria que fazer para que tudo fosse da maneira como Deus desejava, esses acontecimentos Saul consideraria como sinais de que aquilo tudo era mesmo da vontade do Senhor.
Seguindo esses eventos (sinais) Saul teria certeza de que Deus era com ele e a partir dali poderia agir segundo a vontade de Deus, pois Deus haveria mostrado estar com ele em suas ações e decisões.
Para termos uma decisão acertada, precisamos seguir o conselho de Samuel e termos em nossas vidas os sinais que foram dados a Saul.
1. Ser procurado pelo Pai.
“As jumentas que você foi procurar já foram encontradas. Agora seu pai deixou de se importar com elas e está preocupado com vocês. Ele está perguntando: “Como encontrarei meu filho?” 1Sm.10:2
Se você deseja ter decisões acertadas, se você deseja trilhar o caminho correto rumo às bênçãos de Deus, o primeiro passo é ser procurado pelo Pai, ser procurado por Deus.
Nós somos salvos pela graça de Deus somente, no livro de Efésios, no capítulo 2 vemos que obras NÃO são responsáveis por nossa salvação – ainda que sejam um sinal operante nos eleitos de Deus – sendo assim, você não conseguiria buscar a Salvação se o Pai não estivesse à sua procura querendo lha dar.
Então, se você deseja tomar uma atitude certeira na sua vida, se você deseja agir de forma sábia, a primeira coisa é saber que Deus o procura e o quer salvar, isso ocorre quando ouvimos a Palavra de Deus, as boas novas da Salvação em Cristo e sabemos que o Pai quer nos salvar dos perigos do mundo e desta vida.
2. Comer o pão.
“Três homens virão subindo ao santuário de Deus em Betel, e encontrarão você ali. Um estará levando três cabritos, outro três pães, e outro uma vasilha de couro cheia de vinho. Eles o cumprimentarão e lhe oferecerão dois pães, que você deve aceitar”. 1Sm.10:3-4
Para uma decisão acertada, você não deve somente admirar o vinho, os cabritos e os pães, mas deve experimentar os pães.
Ou seja, se você deseja tomar uma decisão acertada, você não deve somente admirar a alegria da Salvação, representada pelo vinho, você também não deve olhar para os pecadores de tal lugar ou comunidade, representados pelos cabritos, mas deve provar da boa palavra de Deus, deve provar Jesus e sua Palavra que são bons e dão vida.
Então, se você deseja tomar uma atitude certeira na sua vida, se você deseja agir de forma sábia, a segunda coisa é comer do Pão da vida, Jesus, e experimentar a Sua Palavra.
Nós conhecemos a Cristo através de Sua Palavra revelada, que também é chamada de alimento. Se nos alimentarmos da Palavra e crermos em Cristo – provarmos dEle – poderemos tomar uma atitude certeira.
3. Ter o Espírito do Senhor, ser novo homem.
“O Espírito do Senhor se apossará de você, e com eles você profetizará, e será um novo homem.” 1Sm.10:6
Em último lugar, para você tomar uma decisão acertada, você deve ter ser nascido do Espírito de Deus e ser uma nova criatura.
Precisamos ter um novo nascimento, nascimento que ocorre quando cremos em Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, a partir desse momento nascemos de novo e somos novas criaturas, guiadas pelo Espírito de Deus que habita em nós.
Então, se você tem alguma dúvida sobre quais caminhos trilhar, sobre quais decisões tomar, confira os sinais.
Veja se Deus o procura e o quer salvar, se Ele anunciou – ou está anunciando através deste texto – a sua mensagem de Salvação para você, demonstrando que quer o resgatar do lugar onde você está hoje perdido.
Veja também se você não está olhando para os cabritos que estão junto com o povo de Deus, se você não está olhando mais para homens pecadores do que para Cristo. Veja se você não está somente cobiçando a alegria da Salvação como forma exterior de ser, mas a procura do fundo do coração e a espera encontrar comendo os pães, experimentando a Palavra de Deus revelada, as Escrituras, que nos apontam para Cristo.
Veja também se você crê em Cristo e se nEle você nasceu de novo sendo uma nova criatura guiada pelo Espírito Santo, confira se você tem demonstrados o fruto dessa nova natureza, o fruto do Espírito (Gálatas 5), veja se o Espírito habita em você.
Se você tem esses três sinais operantes em você, se alegre, pois Deus está com você, como foi dito:
“Assim que esses sinais se cumprirem, faça o que achar melhor, pois Deus está com você.” 1. Sm.10:7
Se esses sinais operaram em você, se a Salvação de Cristo já se fez presente em sua vida, agora faça o que achar melhor, dê os frutos que você deve dar, pois o fruto de um Filho de Deus é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio e contra essas coisas não há lei.
Tome uma decisão acertada, decida por Cristo!
Que Deus o abençoe!