Jó foi um exemplo de fé e lealdade a Deus

15
406

Texto bíblico: “Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como ouro. Nas suas pisadas os meus pés se afirmaram; guardei o seu caminho e não me desviei dele. Do preceito de seus lábios nunca me apartei e as palavras da sua boca prezei mais do que o meu alimento.” (Jó 23.10-12)

Jó estava confiante de que Deus ainda cuidava da sua vida e que sabia que nenhuma adversidade afastaria jó da sua lealdade a Ele.

Jó considerava seu sofrimento como uma prova de fé no Senhor e do seu amor por Ele. Sua prova era semelhante aquela de Abraão, quando lhe foi ordenado sacrificar seu filho Isaque.

O próprio Jesus Cristo foi provado pelo sofrimento que suportou (Hb 5.8) e, por isso, Ele agora é nosso padrão e exemplo (I Pe 2.21); nós, como seus seguidores, devemos andar em seus passos (Hb 13.12,13).

A condição firme de Jó, de que seria aprovado no teste e que nunca abandonaria o seu Senhor baseava-se em sua obediência fiel no passado, seu amor à Palavra de Deus e seu reverente temor a Deus. Semelhantemente, o cristão do Novo Testamento deve manter a firme resolução de nunca apartar-se da obediência a Deus; antes, temer as consequências da iniquidade e amar a Palavra de Deus mais do que o pão de cada dia (Sl 40.8).

Jó é um dos maiores exemplos de firmeza de convicção, de apego à retidão e de perseverança na fé (Tg 5.11). Sua determinação inabalável de manter a sua integridade e de permanecer fiel a Deus não tem paralelo na história da salvação dos fiéis.Nenhuma tentação, sofrimento, ou aparente silêncio da parte de Deus podia afastá-lo da sua lealdade a Deus e à sua Palavra. Recusou-se a blasfemar contra Deus e morrer (Jó 2.9).

Semelhantemente, o cristão do Novo Testamento deve ter esta mesma e única resolução nas tentações, tristezas e nos dias sombrios da vida. Com uma firme convicção, deve continuar resoluto na sua fé, firme até o final (Cl 1.23). Nunca deve recuar e abandonar a fé, enquanto viver; mas permanecer em tudo fiel à Palavra de Deus e ao seu amor. Deve “sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para os homens.”

Essa decisão de permanecer fiel a Deus e inabalável na fé, esperança e amor não é uma opção para o cristão. Fazer assim é a sua salvaguarda contra o naufrágio na fé, ante as intensas perseguições, tentações e ataques de satanás (I Tm 1.18-20).

Deus, por sua parte, promete pelo seu poder guardar os fiéis e preservá-los na sua graça, para que obtenham “a salvação já prestes para se revelar no último tempo.”

A condição essencial necessária para a proteção de Deus é a “fe”. A proteção de Deus mediante a sua graça não opera de modo arbitrário. É somente mediante a fé que os cristãos são protegidos por Deus, assim como somente “por meio da fé” que os cristão são salvos. Deste modo, é nossa responsabilidade conservar uma fé viva em Cristo, como Senhor e Salvador, para termos a proteção continua de Deus.

A fé obediente que Deus requer é uma fé que sinceramente se compraz em fazer a vontade de Deus e que manifeste o alegre esforço de guardar a Palavra de Deus no coração.

A razão por que os cristãos sofrem é por serem basicamente diferentes; não são do mundo e foram escolhidos do meio “do mundo”. Os valores, padrões e modo de viver dos fiéis, entram em conflito com os métodos iniquos da sociedade perversa em meio à qual vivem. Recusam qualquer transigência com os padrões ímpios, e, contrário a isso, apegam-se às coisas que são de cima e não nas que são da terra.

Pastor Lauro Cabral

COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Belas são as palavras expressados pelo Sr. Pastor Lauro Cabral, e sabeis, porém o jovem de hoje se deixa levar pelo mundo por coisas pequenas e as vezes banais, entretanto se esquecendo da na FÉ, aquela que move montanhas e duradoura ou melhor deixando de praticá-la.
      Devemos cada vez mais sermos exemplos vivos de tudo que Jesus nos deixo e pagou por nós, e esperar a sua volta, para levar aqueles que realmente o ama em Espírito e em Verdade de todo o seu coração.

      Milton Teixeira
      Servo do Senhor Jesus
      Guarujá/SP.

    • N
      ESTA NOITE QUE PASSOU ESTAVA FALANDO, PRA MIM MESMO SOBRE JÓ SOBRE A MULHER DO FLUXO DE SANGUE,SOBRE JACÓ QUE SE AGARROU COM O ANJO DE DEUS E NÃO LAGOU O ANJO, FOI A FÉ QUE ELE TINHA EM DEUS,OUTRO ENSEMPLO DE FÉ, ABRÃO

  1. Jó nunca foi um exemplo de fé.
    Em Hebreus 11 tem a galeria dos exemplos de fé, e onde esta o nome de Jó ? E mais onde esta escrito na bíblia que jó é um exemplo de fé ? quero que alguém me mostre. ou existe alguma outra verdade alem das que estão na bíblia ?

  2. eu gostei muito da pregação de jó.pq eu irei pragar na igreja que eu congrego; e eu vou pregar sobre jó; e essa pregação me ajudou muito a saber mais. e sempre é bom aprender. a paz do Senhor; que Jesus abençoe o senhor e toda a sua familia..

  3. lindas palavras DEUS e tudo em nossas VIDAS com ELE tudo podemos sem ELE nada somos…percista na palavra de DEUS……a escuridao pode durar uma noite toda mas ao amanhecer tudo se transformara em LUZ…..assim e aquele k permanece na FE.passara por tribulações mas ao fim com DEUS TEM VITORIA…..EM NOME DO DEUS PAI TODO PODEROSO E DE SEU FILHO JESSUS CRISTO……AMEM!!!!!

  4. pesso desculpa por meus erros de portugues……meu nome é ROBSON RAMOS DA SILVA sou do PARANA tenho 24 anos minha vida sempre foi distante ao CRIADOR joven de cabeça virada so pensava e curtir a vida fasendo coisas que nao agradan a DEUS a 1 ano e 2 meses sofri um acidente hoje sou paraplegico mas com um emorme amor no nosso DEUS TODO MARAVILHOSO pois ele me deu a vida duas veses sendo a primeira no dia do meu nascimento e outro no dia do meu acidente pois assim sei foi so por ELE que hoje aki estou se nao foce o AMOR de DEUS por mim nao estaria aqui….nao digo uma segunda vida mas sim uma oportunidade de me entregar para ELE hoje sei e confesso DEUS como meu CRIADOR e SALVADOR….##SE NAO FOR PELO AMOR VAI SER PELA DOR## na dor do meu acidente vi o tao grande e o amor de DEUS por mim…..se ele nos amou a ponto de dar teo filho para morrer na cruz para nos salvar….porque nao posso dar meus dias aqui na terra para lhe ADORAR……muito obrigado por tudo meu DEUS MARAVILHOSO…….e muito obrigado ao PASTOR por espresar lindas palavras ajudamdo a nos um intendimento melhor do AMOR de DEUS PAI por nois….AMEM!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA